A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando."— Transcrição da apresentação:

1 Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando o desenvolvimento humano

2 Na temática cidade em rede, conectividade e interação aparecem como palavras de ordem, que direcionam o presente e descrevem o futuro. A visão de Curitiba, enquanto cidade em rede, é ser referência internacional em termos de sociedade organizada e conectada em redes, sustentando o desenvolvimento de seus cidadãos. Para que esta visão se concretize, quatro objetivos precisam ser atingidos: - Mobilizar governos, instituições empresas, terceiro setor e pessoas para construção e participação em redes sociais Ampliar a infraestrutura de rede e meios de acesso no local e velocidade necessários Desenvolver competência informacional: capacitar as pessoas em busca, compreensão e fornecimento de informação - Estimular as empresas para o desenvolvimento de em Rede.

3 OBJETIVOS E AÇÕES PARA ALCANÇAR A VISÃO
1 Mobilizar governo, instituições, empresas, terceiro setor e pessoas para construção e participação em redes sociais Objetivo Ação 1 Articulação e mobilização de redes de participação envolvendo esfera pública, organizações empresariais, instituições, terceiro setor e cidadãos Com as constantes transformações urbanas, onde a informação, a tecnologia e o conhecimento assumem papel preponderante, torna-se primordial a articulação e mobilização de redes colaborativas com participação ativa de toda sociedade. Estas redes servirão como um meio de organização e discussão de temas relacionados à cidade, funcionando também como plataforma para alavancar a economia. Por meio destas redes, poderá ser estimulada uma maior participação popular na gestão pública, com promoção de campanhas e atração de eventos, com vistas ao desenvolvimento de novos negócios. Ação 2

4 OBJETIVOS E AÇÕES PARA ALCANÇAR A VISÃO
2 Ampliar a infraestrutura de rede e meios de acesso no local e velocidade necessários Objetivo Ação 1 Atualização e expanção a infraestrutura da rede A consolidação de Curitiba como uma cidade em rede, pressupõe o acesso livre, seguro e rápido à internet para toda sua população, inclusive considerando as demandas dos portadores de necessidades especiais. Para tanto será necessária a atualização, ampliação e a manutenção dos equipamentos, além do planejamento e implementação do uso compartilhado da infraestrutura entre empresas, governo e sociedade. Ação 2 Instituição de modelo de governança pautado por uma agenda sólida e projetos inovadores A infraestrutura de rede compartilhada demandará uma governança aberta, onde os gestores públicos estabelecerão uma programação de projetos e metas, assistidos por um comitê transversal formado por representantes da sociedade. As principais funções do comitê serão: engajar os fornecedores de infraestrutura e provedores de acesso; estabelecer em conjunto com a sociedade as prioridades na rede; negociar recursos de financiamento; fazer o acompanhamento jurídico regulatório; criar políticas de incentivo/financiamento para a aquisição de dispositivos; monitorar projetos, tecnologias e demanda; assegurar a continuidade destes empreendimentos; e estimular a formação de pessoas em TIC’s.

5 OBJETIVOS E AÇÕES PARA ALCANÇAR A VISÃO
Ação 3 Estimulo à formação de capital humano Com a ampliação da infraestrutura de rede, garantindo acesso a todos os cidadãos, a formação do capital humano, em serviços de TIC’s, torna-se imprescindível para o fortalecimento e desenvolvimento de Curitiba como uma cidade conectada e interativa. Para acompanhar o dinamismo do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, será preciso oferecer programas permanentes de formação e qualificação para atender as novas demandas do mercado.

6 OBJETIVOS E AÇÕES PARA ALCANÇAR A VISÃO
3 Desenvolver competência informacional: capacitar as pessoas para busca, compreensão e fornecimento de informação Objetivo Ação 1 Estabelecimento de estratégias que criem efeito multiplicador para o desenvolvimento de competência informacional Muitos cidadãos não conseguem acompanhar os avanços tecnológicos ou então nunca tiveram a oportunidade de interagir com esta nova dinâmica, sendo assim excluídos do sistema. Para que as pessoas possam utilizar os vários recursos existentes na rede será preciso capacitá-las e integrá-las ao mundo virtual. Isto é de fundamental importância, visto que tecnologias de acesso às redes são aprimoradas e alteradas constantemente. Outro fator fundamental para o desenvolvimento de competência informacional é o aprendizado em línguas estrangeiras, uma vez que conteúdos importantes são disponibilizados em diferentes idiomas. Ação 2 Criação de um portal web de educação a distância para o desenvolvimento de competência informacional A educação virtual é um meio de alto impacto para o desenvolvimento de competências informacionais devido à sua alta capacidade de disseminação de informações, ao baixo custo e a flexibilidade de horários. Por isso , deverá ser criado um portal na internet, com o objetivo de oferecer cursos e materiais gratuitos para capacitar os cidadãos curitibanos. Ação 2 Também será preciso elaborar tutoriais para incentivar a produção de conteúdos locais, além de desenvolver recursos específicos para os portadores de necessidades especiais.

7 OBJETIVOS E AÇÕES PARA ALCANÇAR A VISÃO
Ação 3 Estabelecimento de práticas e recursos para incentivar o acesso e a capacitação na rede Oferecer os mecanismos de acesso à rede e capacitar as pessoas para que possam usufruir dos seus benefícios, é necessário dispor de recursos financeiros, materiais e humanos. Por isso será preciso tornar elegíveis despesas de capacitação nos orçamentos da educação nas três esferas do governo (municipal, estadual e federal), além de criar parceiras público privadas, onde empresas forneceriam o material necessário e instituições de ensino o know-how. Também será preciso fomentar ações para o desenvolvimento de conteúdos com direitos autorais abertos disponíveis à comunidade (creative commons).

8 OBJETIVOS E AÇÕES PARA ALCANÇAR A VISÃO
4 Estimular as empresas para o desenvolvimento de negócios em rede Objetivo Ação 1 Estímulo ao uso de ferramentas de desenvolvimento de negócios em rede A utilização da rede (internet) como uma ferramenta de desenvolvimento de negócios oferece muitas vantagens e facilidades. Serviços como o e-commerce, transações bancárias facilitadas e emissão de nota fiscal eletrônica mostram o grande potencial da rede. O funcionamento da rede, como uma ferramenta de negócios é necessária a capacitação dos interessados. Nesse processo será estimulada a aproximação entre os atores (governos, empresas, empreendedores e universidades) para a criação de sinergias com o propósito de desenvolver e aplicar tecnologias inovadoras, atender novas demandas de mercado e adequar produtos, processos e serviços para ambientes mais competitivos.


Carregar ppt "Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google