A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cézar Augusto Lins de Andrade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cézar Augusto Lins de Andrade"— Transcrição da apresentação:

1 Cézar Augusto Lins de Andrade
Estrutura de mercado Cézar Augusto Lins de Andrade

2 Mercado É o local onde se encontram os vendedores e compradores de determinado bens e serviços. O Mercado não possui mais uma conatação geográfica como antigamente, pois existem várias outras formas de transação.

3 Estrutura de Mercado É a relação entre empresas individuais e o mercado relevante como um todo.

4 Pressupostos Há várias formas ou estruturas de mercado. Essas dependem fundamentalmente das seguintes características básicas: Número de empresas que compõem o mercado; Se existem ou não barreiras ou obstáculos para que novas empresas entrem nesse mercado; Tipo do produto (idênticos ou diferenciados);

5 Tipos de Mercado Mercado de Concorrência Perfeita
Mercado de Concorrência Imperfeita Monopólio Monopsônio Oligopólio Oligopsônio Concorrência Monopolística

6 Concorrência Perfeita
DEFINIÇÃO: É um modelo econômico de mercado com as seguintes características: cada agente econômico é tão pequeno em relação ao mercado que não pode exercer influência perceptível no preço. O produto é homogêneo e há livre mobilidade de todos os recursos, incluindo livre e fácil entrada e saída das empresas e todos os agentes econômicos no mercado gozam de completo e perfeito conhecimento.

7 Concorrência Perfeita
Características Não há influência na determinação do preço; Produtos são homogêneos; Livre mobilidade de recursos; Livre entrada e saída de empresas; Perfeito conhecimento das condições do mercado; Exemplos de mercados com estruturas próximas da concorrência perfeita são os produtores de hortaliças e os vendedores de picolé numa área de lazer.

8 Concorrência Imperfeita
Tipos de concorrência imperfeita Monopólio Monopsônio Oligopólio Oligopsônio Concorrência Monopolista

9 Tipos de Concorrência imperfeita
A concorrência imperfeita verifica-se num setor de atividade sempre que existam vendedores individuais que detêm algum controle sobre o preço de mercado. O grau de influência sobre o preço depende de setor para setor, estando relacionado com a elasticidade da curva da procura.

10 Monopólio O caso extremo de concorrência imperfeita é o monopólio em que só uma empresa opera no mercado (monopólio do grego: mono para “um” e polist para “vendedor”). Pela concepção tradicional, há monopólio quando há somente um único vendedor para um determinado produto, não substituto. Tal como no caso da concorrência perfeita, os exemplos de monopólio na sua forma pura são raros, mas a teoria do monopólio elucida o comportamento de empresas que se aproximam das condições de monopólio puro. Um monopólio pode simplesmente referir-se ao caso em que apenas uma empresa em poder de mercado (ou seja, capacidade de influenciar preços neste mercado).

11 Características do Monopólio
Existe uma única empresa do lado da oferta; Existem muitos compradores de pequena dimensão; Não existem substitutos próximos; Existe informação perfeita (os consumidores estão perfeitamente informados sobre o preço e as características do produto do monopolista); Existem barreiras à entrada de natureza estrutural (legal) e de natureza estratégica que impedem a entrada de rivais

12 Monopólio Apresenta condições opostas a concorrência perfeita;
Um único ofertante e vários demandantes; Preços são manipulados de acordo com o ofertante; Não existe concorrência, produto substituto ou concorrente; Consumidores se sujeitam às condições impostas pelo vendedor ou deixarão de consumir o produto; A existência de barreiras para entrada de novas empresas como o controle da matéria-prima, patente exclusiva de produtos, elevado volume de capital, desenvolvimento de tecnologia etc.

13 Monopólio Exemplos de monopólios são os serviços de telefonia, águas e esgotos e energia elétrica em uma cidade. Esse tipo de monopólio é estabelecido por concessão do setor público.

14 Monopsônio Em economia, monopsônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo e competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores. Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta.

15 Oligopólio O termo oligopólio significa “poucos vendedores”. Cada empresa individualmente pode influenciar o preço de mercado mas de forma menos decisiva do que no caso do monopólio. Algumas empresas competem entre si e há impedimento para a entrada de novas empresas. Pode ou não haver diferenciação de produto.

16 Características do Oligopólio
Em mercados oligopolistas, os produtos podem ou não ser diferenciados. O importante é que apenas algumas empresas sejam responsáveis pela maior parte ou por toda a produção. Em alguns desses mercados, algumas ou todas as empresas obtêm lucros substanciais no longo prazo, já que barreiras à entrada tornam difícil ou impossível que novas empresas entrem no mercado.

17 Características do Oligopólio
O oligopólio é o tipo de estrutura de mercado que prevalece. Exemplos de setores oligopolistas incluem os de automóveis, aço, alumínio, petroquímica, equipamentos elétricos e computadores. Existe um pequeno número de firmas produtoras, ou mesmo existindo um grande número de empresas, poucas dominam o mercado; As empresas produzem um produto homogêneo (Ex.: aço) ou um produto diferenciado (Ex.: automóveis), embora com substitutos próximos (o que caracteriza uma alta elasticidade cruzada);

18 Características do Oligopólio
As firmas têm uma considerável influência sobre os preços dos produtos no mercado. As empresas podem discriminar preços e não há uma teoria geral do oligopólio, apenas casos, porque eles são muito diferentes entre si; Existem barreiras (obstáculos) de entrada e saída de firmas produtoras no mercado. Os lucros podem ser econômicos tanto no curto como no longo prazo. As barreiras podem ser naturais ou artificiais. No longo prazo, são possíveis alguns ajustamentos na indústria, sob a forma de entrada de novas firmas e saída das antigas

19 Oligopólio Forma de mercado que prevalece atualmente nas economias;
Pequeno número de firmas controla a oferta de determinado bem ou serviço; Empresas são independentes; As empresas levam em consideração e tem reações quanto às decisões de preço e produção das outras empresas; As firmas oligopolistas concorrem com base na qualidade, design do produto, serviço ao cliente, propaganda, etc; Dificuldades para entrar na indústria.

20 Oligopólio São exemplos de oligopólios a indústria de automóveis, a indústria de tratores, a indústria de medicamentos veterinários, serviços de transporte aéreo rodoviário, setores químicos e siderúrgico e outros.

21 Oligopsônio Em economia, oligopsônio é uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfetira, inverso ao caso do oligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores. Os oligopsonistas tem poder de mercado, devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Seria uma situação intermediária entre a de monopsônio e a de mercado plenamente competitivo. Ex: Indústria automobilística em relação a indústria de autopeças.

22 Concorrência Monopolistica
A concorrência Monopolista ocorre quando um número elevado de vendedores produz produtos diferenciados. Difere da concorrência perfeita pelo fato dos produtos vendidos pelas diferentes empresas não serem idênticos, o que confere às empresas a possibilidade de controlar parcialmente o preço. Mercado no qual as empresas podem entrar livremente, cada uma produzindo a própria marca ou uma versão de um produto diferenciado.

23 Características da Concorrência Monopolística
Um mercado monopolisticamente competitivo tem duas características--chave: As empresas competem vendendo produtos diferenciados, altamente substituíveis uns pelos outros, mas que não são, entretanto, substitutos perfeitos. (Em outras palavras, as elasticidades cruzadas são grandes, mas não infinitas.) Há livre entrada e livre saída: é relativamente fácil a entrada de novas empresas com marcas próprias e a saída de empresas que já atuam no mercado, caso os produtos deixem de ser lucrativos.

24 Concorrência Monopolística
Exemplos de mercado em concorrência imperfeita são os vendedores de diferentes marcas de cigarros, de sabonete, de refrigerantes, de roupas e as mercearias em uma cidade.

25 Concorrência Perfeita X Concorrência Imperfeita
Não exerce influência no preço Exerce influência no preço Produto homogêneo Produtos diferenciados Muitos Compradores e vendedores Poucos Compradores e/ ou vendedores

26

27 Referências Pindyck, R. S.; Rubinfeld, D. Microeconomia – Sexta Edição. Tradução Eleutério Prado, Thelma Guimarães. – São Paulo: Pearson Pretence Hall, VICECONTI, P. Introdução a Economia. 8ª Edição. São Paulo: Ed Saraiva, 2005.


Carregar ppt "Cézar Augusto Lins de Andrade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google