A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Promoção do Turismo Sustentável e Ética Senac RJ Docente Ana Paraense.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Promoção do Turismo Sustentável e Ética Senac RJ Docente Ana Paraense."— Transcrição da apresentação:

1 Promoção do Turismo Sustentável e Ética Senac RJ Docente Ana Paraense

2 Classificação de Oferta Turística  Atrativos turísticos (e recursos potenciais)  Equipamentos e Serviços  Infraestrutura de apoio ao turismo

3 Classificação 1) Atrativos Naturais e Histórico-Culturais, Manifestações e Usos Tradicionais e Populares, Realizações Técnico-científicas e Eventos 2) Meios de Hospedagem e de Alimentação, Agenciamento e Transporte e Instalações para Eventos e Entretenimentos 3) Informações Básicas do Município, Sistemas de Transportes e de Comunicação, de Segurança e Médico Hospitalar

4 Interessados – chave do Turismo Sustentável

5 Tipos de Planejamento 1)De primeiro nível- excursões, eventos, viagens; 2) De segundo nível- criação de núcleos turísticos ou ativação de núcleos pré-existentes 3) De terceiro nível- plano de desenvolvimento e execução de políticas

6 Etapas 1) Cronograma e Checklist de equipamentos e utensílios 2) Sensibilização, inventários, diagnóstico, prognóstico, elaboração e implantação do Plano e avaliação. 3) Zoneamento turístico e Plano Diretor, definição de atribuições ao nível federal, estadual e municipal e organização de instituições representativas e de classes

7 Ciclo de Vida da Região Turística

8 Implicações do Ciclo de Vida  Nos números e tipos de turistas  Na qualidade e na natureza do contato entre a população e os visitantes  No grau de mudança da destinação  Em quem exerce o controle da indústria turística local

9 Dimensões do Turismo

10 Turismo sustentável é definido como modelo de desenvolvimento econômico projetado para: Qualidade, Continuidade e Equilíbrio Turismo sustentável é definido como modelo de desenvolvimento econômico projetado para:  Melhorar a qualidade de vida da população local, das pessoas que vivem e trabalham no local turístico  Prover experiência de melhor qualidade para o visitante  Manter a qualidade do meio ambiente da qual depende a população local e os visitantes  A efetivação do aumento dos níveis de rentabilidade econômica da atividade turística para os residentes locais  Assegurar a obtenção de lucros pelos empresários turísticos. Em suma, o negócio turístico terá de ser rentável, caso contrário, o compromisso de sustentabilidade e o equilíbrio poderá ser alterado

11 Possíveis prejuízos  degradação e destruição dos recursos naturais  perda da autenticidade da cultural local  descrição estereotipada e falsa do turista e do país ou região de que procede, por falta de informação adequada  ausência de perspectivas para aqueles grupos da população local das áreas de destinação turística, que não obtêm benefícios diretos das visitas dos turistas ou do próprio Sistema de Turismo da localidade  aparecimento de fenômenos de disfunção social na família, anormalidades no processo de socialização, desintegração da comunidade  dependência do capital estrangeiro ou de estereótipos existentes em face do Turismo

12 Pilares da sustentabilidade (OMT, 2001)  Sustentabilidade econômica: Assegura um crescimento turístico eficiente; o emprego e os níveis satisfatórios de renda, junto com um controle sobre os custos e benefícios dos recursos, que garante a continuidade para as gerações futuras  Sustentabilidade ecológica: Assegura que o desenvolvimento turístico é compatível com a manutenção dos processos biológicos  Sustentabilidade sociocultural: Garante o desenvolvimento turístico compatível com a cultura e os valores das populações locais, preservando a identidade da comunidade

13 Turista AAA  28 de novembro de 2005Versão on lineSÃO PAULO 27/11/2005 11h12m Campos do Jordão quer atrair só turista AAA - Jornal Diário de S.Paulo Globo OnlineSÃO PAULO - Campos do Jordão quer se firmar nos próximos anos como o "Jardim do Brasil" e atrair apenas os turistas de 'classe AAA'. Quer ainda se tornar uma opção mais lembrada de turismo não só no inverno e por conta do festival de música. Neste Natal, a cidade se enfeitou e decorou seu portal com motivos natalinos bem antes do fim do ano para incentivar os turistas a procurarem a cidade. Para se firmar como paraíso da classe A, Campos do Jordão pretende barrar a migração da população das classes B e C, por meio da proibição da construção de prédios - o que barateia o custo das moradias. SÃO PAULOSÃO PAULO

14 A idéia é proibir a construção de novos edifícios de médio padrão por 10 anos na cidade. Para especialistas, o caráter urbanístico da medida é válido, pois impede a verticalização desordenada e preserva o caráter bucólico e histórico da cidade. Mas eles também criticam o aspecto discriminatório que o prefeito deixa transparecer ao falar do projeto. "Para Campos do Jordão só interessa a classe AAA", chegou a dizer o prefeito João Paulo Ismael (PMDB). Ismael acha que a cidade corre risco de sofrer um inchaço com o aquecimento da economia brasileira, recebendo população de classe média, que compra apartamentos de um e dois dormitórios.

15 Esse tipo de população não interessa para a cidade, porque não gera empregos para a nossa população", disse. Por sua localização privilegiada, Campos do Jordão costuma receber até 500 mil pessoas no período de alta temporada, entre junho e julho, quando ocorre a grande badalação com a presença garantida de ricos e famosos. Pelas contas de Ismael, a cidade já tem 5.700 mansões, que abrigam turistas "classe AAA". As mansões se concentram no bairro Capivari - lado oposto ao local onde 30% da população vive sob o risco de deslizamento das encostas na época das chuvas. As investidas em reduzir a freqüência do público B e C não são novidade.

16 Para inibir o turismo de um dia, a Prefeitura limitou o número de ônibus autorizados a entrar na cidade por final de semana. Agora são 15 por dia, sempre acompanhados por um guia local. Em julho deste ano, a Prefeitura de Campos do Jordão proibiu a realização de grandes shows de ritmos populares como samba, axé ou forró, organizados por empresas particulares. Na época, a administração municipal alegou que a medida tinha como objetivo diminuir a aglomeração de turistas para evitar confusões, além de reafirmar a música clássica e erudita, representada no Festival Internacional de Inverno, como marca do município.


Carregar ppt "Promoção do Turismo Sustentável e Ética Senac RJ Docente Ana Paraense."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google