A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
FUNDAÇÕES INDIRETAS OU PROFUNDAS:São fundações que tem o comprimento vezes maiores que a seção, podendo ser estacas ou tubulões como segue: Estacas manuais, escavadas por perfuratriz ou bate estacas. Estacas pré-moldadas de madeira, de concreto ou metálicas. Tubulões a céu aberto ou pneumático. ESTACAS:São elementos estruturais destinados a transmitir as cargas da estrutura para as camadas profundas do terreno. Duas são as razões para seu uso, técnicas e econômicas. Quando a taxa de carga admissível do terreno for inferior ao carregamento transmitido pela estrutura e quando a fundação rasa ficar sujeita a recalque incompatível com a estrutura a ser construída. Normalmente trabalham a compressão, com excessão das estacas prancha que trabalham a flexão.

2 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
ESTACAS PRÉ-MOLDADAS: Podem ser de concreto, madeira ou aço, as mais utilizadas são as de concreto armado, podendo ser protendidas ou não. ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO ARMADO: São peças de concreto armado, fabricadas no próprio canteiro ou em indústrias especializadas, cravadas por meio de bate-estacas, após a cura cdo concreto. As armaduras destas estacas são dimensionadas não só para as cargas que irão absorver mas, principalmente para absorver os esforços decorrentes do transporte e içamento para cravação. Vários são os sistemas de fabricação, podendo ser vibradas ou centrifugadas, podem ter armadura convencional ou protendidas. Podem ser de seção quadrada ou circular e com comprimentos que podem atingir até 14,00m. Para estacas mais profundas usam-se emendas metálicas, tipo luva. Na cravação a cabeça da estaca tem que ser revestida com um capacete de aço e apoiada sobre madeira para evitar a ruptura da cabeça das estacas.

3 BATE-ESTACAS

4 BATE-ESTACAS

5 BATE-ESTACAS

6 BATE-ESTACAS

7 BATE-ESTACAS

8 BATE-ESTACAS

9 BATE-ESTACAS

10 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
IÇAMENTO DAS ESTACAS : É importante seguir as recomendações de norma e dos fabricantes no momento do içamento das estacas para evitar a fissuração ou até a ruptura da estaca. Recomenda-se içar a estaca a 0,3L da cabeça da estaca, sendo L o comprimento da mesma. Em caso de estacas muito longas o içamento dedve ser feito por dois pontos de modo que os momentos positivos sejam iguais aos momentos negativos (2 partes no meio e uma em cada ponta). Cuidados especiais devem ser dispensados quando as estacas são cravadas em ambientes com águas agerssivas. A água penetrando através do concreto corroe as armaduras, elas aumentas de volume e irrompem através do concreto podendo comprometer a estrutura. NEGA DE ESTACAS: Recalque máximo sofrido para um determinado número de golpes para um determinado martelo e para uma altura específica de queda. Estes conceitos podem ser aplicados para estacas de concreto, de madeira ou aço, cada um com suas características próprias.

11 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
NEGA DE ESTACAS Fórmula dos holandeses:  R = P².h / [(P + p).s], onde:  R = resistência oferecida pelo solo à penetração da estaca;  P = peso do pilão;  p = peso da estaca;  h = altura de queda do pilão;  s = nega da estaca.  Dados:  R = kN  P = 40 kN  p = 60 kN  h = 1m  Substituindo os dados na fórmula achamos:  s = 0,00133 m (para um golpe)  s = 0,0133 m = 1,33 cm (para dez golpes)

12 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
criatividade bate estaca humano.mp4

13 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
TUBULÕES : Podem ser construídos a céu aberto ou pneumáticos. São estruturas de fundação dimensionadas levando-se em conta o atrito de ponta da estrutura sobre o solo da base, diferentemente das estacas onde as cargas da estrutura são absorvidas e distribuídas pelo atrito lateral das paredes da estaca com o solo. A CÉU ABERTO: Podem ser executados em terrenos suficientemente coesivos e com sua base acima do nível do lençol freático, dispensando-se escoramentos nas seções circulares. O fuste pode ser aberto manualmente ou mecanicamente e a base é alardgada manualmente, sendo assim, seu diâmetro mínimo é de 70cm, podendo chegar a 1,40 ou 1,50m. Podem ser armados só no topo quando trabalham só à compressão ou armados até o fundo no caso de trabalho a tração. Usados sempre para grandes cargas sendo estas as referências para o dimensionamento do fuste, estas e a resistência do solo na altura da base vai determinar a área da base. As armaduras nunca comtemplam as bases, sendo assim, os ângulos de abertura para o alargamento da base não devem ultrapassar os 30º, logicamente, podendo variar em função da coesão do solo onde a base será construída, daí a importância da sondagem prévia do solo pra orientar o projetista de fundações.

14 TUBULÃO A CÉU ABERTO

15 TUBULÃO A CÉU ABERTO

16 TUBULÃO A CÉU ABERTO

17 TUBULÃO A CÉU ABERTO

18 TUBULÃO A CÉU ABERTO

19 TUBULÃO A CÉU ABERTO

20 TUBULÃO A CÉU ABERTO

21 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
TUBULÃO ACA 06.MPG

22 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
TUBULÕES TIPO CHICAGO : O poço é aberto até certa profundidade e depois é escorado com pranchas de madeira que são mantidas na posição por meio de anéis metálicos. A operação se repetesucessivamente até atingir o nível da base, estando concluída, procede-se a concretagem. TUBULÃO TIPO GOW: Após a cravação de um tubo metálico de 200mm de diâmetro, escava-se o seu interior, crava-se por dentro deste um tubo de diâmetro menor, escava-se por dentro deste e assim sucessivamente até atingir o nível da base. Os tubos são recuperados à medida que a concretagem progride. A principal vantage deste sistema é que é possível atravessar uma camada de areia abaixo do nível da água, desde que exista uma camada mais resistente abaixo onde a base possa ser apoiada.

23 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
TUBULÃO PNEUMÁTICO: Para terrenos onde há muita água, tornam-se inviáveis todos os tipos de fundação citados anteriormente. São usadas, para este caso, estacas de tubulões pneumáticos. Consiste no uso de ar comprimido após a cravação do tubo antes da escavação de seu interior. A finalidade do ar comprimido é a de manter a água afastada através do aumento da pressão no interior do tubo. O trabalho é de extrema responsabilidade e de muito risco. O conjunto transforma-se em um sistema fechado, cujas portas, para entrada e saída de material, são abertas e fechadas de acordo com um código “Morse”, convencional, para evitar a perda da pressão. A descompressão é feita, gradativamente, após a conclusão da concretagem da estaca.

24 TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

25 TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

26 TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

27 TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

28 TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

29 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
ESTACA TIPO HÉLICE CONTÍNUA: Sistema de perfuração com equipamentos de grande porte onde a estaca é perfurada de uma única vez e a concretagem se dá por meio de um tubo que desce pelo eixo do trado e o concreto é injetado assim que o equipamento vai retirando o trado. Normalmente utilizado onde se tem terrenos superficiais ou intermediários de pouca resistência e/ou com presença de água. É um sistema caro pelo custo dos equipamentos e transporte dos mesmos.

30 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
ESTACÃO: Sistema de perfuração com equipamentos de grande porte onde a estaca é perfurada até se atingir terreno de grande resistência. No processo se usa lama betonítica ou polímero com o objetivo de se “cimentar” as paredes do poço e evitar desmoronamentos. É uma opção ao uso de tubulões a céu aberto devido as dificuldades em se conseguir mão de obra e aos riscos envolvidos nos processos de alargamento das bases dos tubulões, visto que este processo é feito inteiramente manual. Os equipamentos são pesados e impedem a perfuração aos níveis dos subsolos, principalmente em obras onde estes são de 03 ou 04 subsolos, obrigando a perfuração do nível da rua o que pode gerar imprecisões nas locações.

31 ESTACÃO ESTACÃO 01.MOV ESTACÃO 02.MOV ESTACÃO 03.MOV


Carregar ppt "CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google