A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria Aparecida Salles Franco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria Aparecida Salles Franco"— Transcrição da apresentação:

1 Maria Aparecida Salles Franco
Biodiversidade Maria Aparecida Salles Franco

2 Bibliografia Zanzini, Antônio Carlos da Silva
Princípios de ecologia e manejo da paisagem para a conservação da fauna silvestre. Lavras: UFLA/FAEPE, 2001

3 Níveis de organização ecológica dos seres vivos na paisagem.
Capítulo 2 Níveis de organização ecológica dos seres vivos na paisagem. Níveis hierárquicos de organização ecológica dos seres vivos na paisagem.

4 O ORGANISMO Organismo ou indivíduo, unidade básica da biologia, podendo ser animal ou vegetal. Ocupa o primeiro nível. São responsáveis pelos fluxos de energia e matéria na paisagem. Segundo Zanini 2001 apud Ricklefs, 1996: ... todo e qualquer organismo pode ser considerado um pacote de energia e elementos químicos que pode vir a ser disponibilizado em qualquer momento para o ambiente.

5 A POPULAÇÃO O segundo nível da organização, definida como um grupo de organismos da mesma espécie que encontra-se espacialmente, geneticamente ou demograficamente separado de outros grupos da mesma espécie e que exibem continuidade reprodutiva de geração a geração. Wells e Richmond, apud Zanzini 2001.

6 Em ecologia e manejo da paisagem
Separação espacial populações isoladas pela distancia e/ou barreiras físicas. Separação genética quando todos os organismos de determinado grupo compartilham os mesmos atributos genéticos que não são compartilhados com os organismos de grupos visinhos. Separação demográfica ocorre quando não ocorre migração entre grupos de organismo da mesma espécie que encontram-se separados espacialmente ou quando a taxa de imigração é tão pequena que tem pouco efeito demográfico no grupo que recebe os imigrantes.

7 Metapopulação Segundo Wells e Richmond em 1995 o termo metapopulação é usado para definir os grupos de organismos da mesma espécie separados espacialmente entre si, mas que mantém alguma taxa de imigração entre os grupos de tempos em tempos. Diferente de grupos separados espacialmente que sempre se acasalam na época da reprodução. Neste caso consideramos uma única população distribuídas disjuntamente dentro da paisagem.

8 A comunidade Definida com as várias populações de espécies diferentes que coexistem e interagem em uma paisagem. Interação: presa e predador, parasita e cooperativa.

9 O ecossistema Qualquer sistema funcional da Terra, onde organismos estabelecem relação entre si e com os fatores ambientais, tais como luz, água,ar e o solo de forma que produza fluxo de energia e matéria entre as partes vivas e não viva.

10 O bioma Conjunto de diversos ecossistemas que ocupam uma grande região ou zona geográfica onde compartilham, basicamente, as mesmas condições climáticas, caracterizando-se pela dominância de certos tipos principais de vegetação e animais.


Carregar ppt "Maria Aparecida Salles Franco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google