A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1960: China e URSS rompem relações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1960: China e URSS rompem relações"— Transcrição da apresentação:

1 1960: China e URSS rompem relações
Interferência Soviética no governo chinês; Dinheiro e tecnologia para produção da bomba atômica.

2

3 REVOLUÇÃO CULTURAL CHINESA – 1966/1976
TRANSFORMAÇÕES: Políticas; Sociais. LÍDER: Mao Tsé-Tung (China fugisse do modelo Soviético de Comunismo) Falido; Burocrata; Mordomias; OBJETIVOS: Corrigir rumos das políticas do PCC; Substituir seus sucessores por líderes mais afinados com “Mao”; Assegurar experiência revolucionária à juventude chinesa; Tornar menos elitista os sistemas (educacional/cultural/saúde); Investimentos em educação e saúde; Produção na agropecuária. APOIO: Guarda Vermelha (Unidades paramilitares organizadas pelo PCC – jovens estudantes) Educados para odiar a velha sociedade (regime); Amar o partido e o presidente (Mao).

4 1972

5 OBJETIVOS: Convite para o Conselho de Segurança; Maior aproximação; Neutralizar a influência da URSS na Ásia.

6 MORRE MAO TSÉ-TUNG / 1976

7 Deng Xiaoping: Abertura econômica; Multinacionais; Z.E.E`s (Zonas Econômicas Especiais) – litoral sudeste; Socialismo de mercado (China, um país, dois sistemas).

8 MASSACRE NA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL - 1989

9 O Protesto na Praça da Paz Celestial (Tiananmen) em 1989, mais conhecido como Massacre da Praça da Paz Celestial, ou ainda Massacre de 4 de Junho consistiu em uma série de manifestações lideradas por estudantes na República Popular da China, que ocorreram entre os dias 15 de abril e 04 de junho de 1989. O protesto recebeu o nome do lugar em que o Exército Popular de Libertação suprimiu a mobilização: a Praça Tiananmen, em Pequim, capital do país. Os manifestantes (em torno de cem mil) eram oriundos de diferentes grupos, desde intelectuais que acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto, a trabalhadores da cidade, que acreditavam que as reformas econômicas na China haviam sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam dificultando suas vidas. O acontecimento que iniciou os protestos foi o falecimento de Hu Yaobang. Os protestos consistiam em marchas (caminhadas) pacíficas nas ruas de Pequim.


Carregar ppt "1960: China e URSS rompem relações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google