A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODO CIENTÍFICO Método é um procedimento regular, explícito e passível de ser repetido para conseguir-se alguma coisa, seja material ou conceitual,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODO CIENTÍFICO Método é um procedimento regular, explícito e passível de ser repetido para conseguir-se alguma coisa, seja material ou conceitual,"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODO CIENTÍFICO Método é um procedimento regular, explícito e passível de ser repetido para conseguir-se alguma coisa, seja material ou conceitual, o método ajuda a compreender, num sentido mais amplo, não os resultados da investigação científica, mas o próprio processo de investigação (LAKATOS;MARCONI, 1982).

2 MÉTODO Deriva do grego – méthodos Meta= além de, após de + ódos= caminho MÉTODO É O CAMINHO PARA SE CHEGAR A DETERMINADA META OU OBJETIVO METODOLOGIA DERIVA DO GREGO – MÉTHODOS + LOGOS Metodologia são regras estabelecidas para o método científico, assim, a metodologia são os procedimentos e regras utilizadas por determinado método. Fonte: RICHARDSON, 1999.

3 Metodologia

4 METODOLOGIA Método, em pesquisa, significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. Esses podem ser classificados em dois amplos grupos: o quantitativo e o qualitativo (RICHARDSON, 1985).

5 METODOLOGIA No estudo quantitativo utilizam-se técnicas da estatística descritiva que têm como finalidade reduzir a multiplicidade de dados a uma simplicidade manuseável (SIEGEL, 1975). Na análise qualitativa não se tem por objetivo mensurar os dados, pois, segundo Minayo e Sanches (1993), nessa metodologia a investigação se processa a partir da linguagem comum a ser contrastada com a prática social.

6 PESQUISA QUALITATIVA Para Minayo (1994), a pesquisa qualitativa se preocupa a responder questões que não pode ser quantificado ou reduzidos á operações matemáticas. A pesquisa qualitativa se desenvolve no universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes. Qualitativo = intuição / exploração / subjetivismo Quantitativo = objetividade / dados matemáticos Os dados quantitativo e qualitativos não se opõe, se completam (MINAYO, 1994 ).

7 METODOLOGIA A elaboração do desenho da pesquisa tem por objetivo facilitar os procedimento nas fases posteriores, sobretudo na seleção e construção de técnicas de coleta de dados.

8 METODOLOGIA Nesta fase do projeto é importante explicitar e/ou justificar o tipo de pesquisa a ser desenvolvida (qualitativo, quantitativo, ou ambos). Esta explicitação implica em uma direção na seleção do seu modelo, que está intimamente ligada à natureza do objeto e aos seus paradigmas teóricos.

9 METODOLOGIA 1-DELINEAMENTO / TIPO DE ESTUDO Natureza: qualitativa, quantitativa ou quanti-quali

10 Tipo de pesquisa segundo seus objetivos
Metodologia: delineamento / tipo de estudo Tipo de pesquisa segundo seus objetivos Exploratórias: conhecimento escasso ou nenhum. Descritivas: expõe características (população ou fenômeno). Explicativas: explica ou esclarece (fenômeno).

11 Tipo de pesquisa segundo seus objetivos
Metodologia: delineamento / tipo de estudo Tipo de pesquisa segundo seus objetivos Metodológica: refere-se a instrumentos de coleta de dados. Aplicada: revolve problemas (finalidade prática). Intervenção: intervir na realidade estudada (propõe-se a resolver problemas participativamente).

12 Metodologia: delineamento / tipo de estudo
Tipo de pesquisa segundo os meios empregados De campo: realizada no local do fenômeno. Laboratório: experiências realizadas num local. Documental: realizada com base em documentos (atas, filmes, cartas, etc.

13 Metodologia: delineamento / tipo de estudo
Tipo de pesquisa segundo os meios empregados Bibliográfica: desenvolvida a partir de material publicado. Experimental: o investigador manipula e controla variáveis. Ex-post Facto: a pesquisa ocorre após os fatos.

14 Metodologia: delineamento / tipo de estudo
Tipo de pesquisa segundo os meios empregados Participante:as pessoas implicadas no problema participam. Pesquisa-ação: existe intervenção participativa na realidade. Estudo de Caso: é a investigação sobre um único evento ou situação.

15 Série de casos: é a investigação sobre mais de nove casos.
Segundo Pereira (1995), o que diferencia uma série de casos com um estudo de casos, é o número de participantes. Considera-se um estudo de caso quando participam da investigação um a nove indivíduos. Já uma série de casos refere-se a um número maior de dez sujeitos, como no presente estudo.

16 Metodologia: delineamento / tipo de estudo
Exemplo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória/ descritiva/observacional, com o delineamento de série de casos.

17 METODOLOGIA 2- LOCAL DO ESTUDO O local da pesquisa é caracterizado pelo tipo, modelo, e modo de pesquisar escolhidos. Pode ser uma escola ou uma sala de aula.

18 Para pesquisa qualitativa, o campo de estudo tem sua singularidade.
METODOLOGIA LOCAL DO ESTUDO Para pesquisa qualitativa, o campo de estudo tem sua singularidade. Para pesquisa quantitativa o campo de pesquisa supõe, não mais singularidade, mas a necessidade da generalização, com exigência de definição de universo, recorte de população e delineamento da amostragem.

19 METODOLOGIA LOCAL DO ESTUDO Exemplo: O estudo será desenvolvido junto às 29 unidades do Programa Saúde da Família - PSF existentes em Porto Alegre, RS, o período de coleta dos dados, ocorrerá entre julho e dezembro de 2000.

20 3- POPULAÇÃO EM ESTUDO (PROCESSO DE AMOSTRAGEM
METODOLOGIA 3- POPULAÇÃO EM ESTUDO (PROCESSO DE AMOSTRAGEM População: é um conjunto de pessoas, objetos, acontecimentos ou fenômenos com pelo menos uma característica comum.

21 METODOLOGIA Toda questão de pesquisa define um universo de objetos aos quais os resultados do estudo deverão ser aplicados. A população alvo, também chamada população estudada, é composta de elementos distintos possuindo um certo número de características comuns. Estes elementos, chamados de unidades populacionais, são as unidades de análise sobre as quais serão recolhidas informações.

22 Amostra: é um subconjunto de indivíduos da população alvo.
METODOLOGIA Amostra: é um subconjunto de indivíduos da população alvo. A amostra, como o nome indica, é a menor representação de um todo maior. Conclusões ou generalizações serão feitas a respeito do todo tomando estudos feitos sobre uma parcela representativa, ou seja a amostra. Para que as generalizações sejam válidas, as características da amostra devem ser as mesmas da população.

23 METODOLOGIA Deve haver critério para a seleção da amostra; cada elemento da população deve ter a mesma chance de ser escolhido para garantir o caráter de representatividade da população em estudo.

24 METODOLOGIA As técnicas para a determinação da amostragem são:
Amostragem probabilística a) Amostragem aleatória simples: é a seleção por meio de sorteio. Inicialmente, devemos listar ou numerar a população a ser analisada, e posteriormente selecionar uma amostra, estatisticamente calculada. Para o sorteio podemos fazer uso da tabela de números aleatórios.

25 METODOLOGIA Amostragem aleatória simples: é um sorteio casual ou aleatório dos elementos que irão compor a amostra. Exemplo população: 60 professores proporção da amostra: 20% amostra: 12 professores

26 METODOLOGIA b) Amostragem sistemática: esse método é um procedimento para a amostragem aleatória utilizado quando os elementos da população já se acham ordenados. Exemplo: Uma escola mantém um arquivo contendo os registros de alunos. Entre um total de 5000 alunos, desejamos entrevistar 1000, então podemos tirar de forma sistemática um aluno a cada 5 registros, até totalizarmos o número de alunos previstos na amostra amostra.

27 METODOLOGIA Para garantir a mesma probabilidade para cada ficha da amostra, deverá ser feito um sorteio da primeira ficha entre as 50 primeiras. Exemplo: a primeira ficha sorteada foi a de número 7, os registros de alunos farão parte da amostra são: 7,13,18,23...

28 METODOLOGIA c) Amostragem estratificada: considera a população dividida em subconjuntos, em que cada subconjunto recebe o nome de estrato e pois apresentam características comuns entre seus elementos.

29 METODOLOGIA Exemplo: suponha uma empresa com 84 funcionários, em que 25 pessoas são do sexo feminino e as 59 restantes são do sexo masculino. A população é constituída pelos 84 funcionários: N = 84 Um dos estratos é constituído pelos funcionários do sexo masculino e outro pelos funcionários do sexo feminino. A composição da amostra deve manter a mesma proporção dos estratos. Suponhamos que a amostra será 30% desta população, o número de participantes seria: homens - n18 mulheres - n 8

30 Amostragem não probabilística: a) Amostragem de voluntários
METODOLOGIA Amostragem não probabilística: a) Amostragem de voluntários b) Amostragem intencional

31 Exemplos: METODOLOGIA POPULAÇÃO EM ESTUDO / PROCESSO DE AMOSTRAGEM
A população estudada foi composta por... Participarão da pesquisa....(nº ou %) A seleção dos usuários levou em conta que... Ou (quanto for qualitativa, falar do pq da intencionalidade da escolha dos participantes do estudo)

32 METODOLOGIA 4-COLETA DE DADOS (descrever detalhadamente todos os passos para a coleta de dados) Os resultados de uma pesquisa dependem, do modo como os dados foram coletados.

33 COLETA DE DADOS Primário: coleta de dados em campo. Secundários: coleta de dados que já existem.

34 Entrevista: as perguntas são feitas oralmente, quer
INSTRUMENTO DE PESQUISA Chama-se de “instrumento de pesquisa” o que é utilizado para a coleta de dados. Questionário: é constituído de perguntas (fechadas e/ou abertas / estruturado ou semi-estruturado), entregues por escrito ao informante e às quais ele também responde por escrito. Entrevista: as perguntas são feitas oralmente, quer a um indivíduo em particular quer a um grupo, e as respostas são registradas, geralmente pelo próprio entrevistador.

35 Como elaborar um questionário:
1) Evitar perguntas que induzam à resposta determinada. 2) Evitar perguntas embaraçosas. 3) Facilitar a memória do informante. 5) Ter cuidado com o fator emocional. 6) Facilitar a tabulação. 7) Cuidado com a ordem em que são apresentadas as opções, estas devem ser mudadas a cada pergunta. Isto porque há uma tendência em escolher a primeira ou a última da lista. Ex.: ( ) bom ( ) ruim / ( ) ruim ( ) bom

36 8) Tipos de perguntas mais apropriadas
8) Tipos de perguntas mais apropriadas. Devemos sempre que possível, usar os seguintes tipos de perguntas: a) Perguntas alternativas: são as que têm como resposta sim ou não, sei ou não sei, conheço ou não conheço, etc. b) Perguntas de graduação: são as que têm alternativas como: muito, suficiente, pouco, nada, maior, igual, menor, ... c) Perguntas que adotam escalas convencionais. Exemplo: Indique a preferência ( ) usando a escala: -3, -2, -1, 0, 1 , 2 , 3 .

37 d) Perguntas agradáveis e sugestivas.
e) Perguntas encadeadas: é uma série de perguntas, cuja ordenação faz com que fique subordinada à outra. f) Bateria de perguntas: é uma série de perguntas que se integram mutuamente, como se fossem uma só pergunta. g) Perguntas reservadas ou Perguntas de controle.

38 A entrevista é um diálogo preparado com objetivos definidos e uma estratégia de trabalho.
Na entrevista devemos utilizar um roteiro de perguntas abertas ou simplesmente em tópicos (fechadas). Perguntas fechadas são as que alguém responde assinalando uma das alternativas, já anteriormente fixada no formulário. Exemplo: Você gosta da aula de pesquisa? ( ) Detesta ( ) Gosta pouco ( ) Mais ou menos ( ) Gosta muito.

39 Com relação a coleta de dados, deve conter no projeto (detalhadamente) a forma de como o instrumento será usado ou aplicado para obter estas informações. Também pode estar previsto no projeto, as estratégias (alternativas) possíveis de coleta dos dados, caso o método previsto, inicialmente para coleta dos mesmos, não possa ser contemplado.

40 METODOLOGIA PROCESSO DE COLETA DE DADOS (técnica) Exemplos: Para a obtenção dos dados que possibilitaram responder aos objetivos da pesquisa serão utilizados questionários semi-estruturados ... As entrevistas foram realizadas nas unidades de saúde...após agendamento prévio...

41 METODOLOGIA PROCESSO DE COLETA DE DADOS (técnica) Exemplos: Observações Entrevistas individual e/ou coletiva (grupo focal). Questionários Formulários

42 5- TRATAMENTO / ANÁLISE DOS DADOS
METODOLOGIA 5- TRATAMENTO / ANÁLISE DOS DADOS Neste item do projeto é descrito como vai ser analisado os resultados da pesquisa. Se a pesquisa for qualitativa, as respostas podem ser interpretadas global ou individualmente (análise de conteúdo). Se a pesquisa for quantitativa, provavelmente será irá utilizado a estatística descritiva (média, mediana, moda, desvio padrão, tendência central) ou estatística inferencial (regressão linear bivariada, multivariada, etc).

43 METODOLOGIA TRATAMENTO / ANÁLISE DOS DADOS Exemplo: Para o material de natureza quantitativa será criado diferentes bancos de dados... ou O tratamento dos dados de natureza qualitativa será realizada por meio de Análise de Conteúdo que, segundo Bardin (2000), é um conjunto de técnicas de análise de comunicação...

44 METODOLOGIA Estudo Piloto Descrever: onde, quando e como será realizado os teste dos instrumentos de pesquisa. Exemplo: Os instrumentos de coleta dos dados será testados ...

45 6-ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA
Descrever como os aspectos éticos da pesquisa serão aplicados/respeitados. Elaborar e mencionar os termos de consentimentos (ver site da Unochapeco). Downloads: - Consentimento instituições envolvidas - Consentimento para fotografias, vídeos e gravações - Documentos necessários - Folha rosto - Modelo termo de consentimento - Roteiro de checagem - Termo de compromisso para uso de dados em arquivos

46 6-ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA
Exemplo: Uma vez aprovado o projeto de pesquisa pela..., esse será apresentado à Comissão de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde... Quanto aos participantes do estudo, será explicado a eles o propósito, os objetivos e procedimentos da pesquisa e solicitado a assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido (Apêndice...). Também será garantido o direito de retirarem-se da pesquisa, caso assim o desejassem, bem como a proteção da identidade, o respeito à individualidade e à privacidade de todos os envolvidos.

47 METODOLOGIA CRONOGRAMA Definir o tempo que será necessário para executar o projeto/realizar a pesquisa. Dividindo o processo em etapas e indicando que tempo será necessário para concluir cada uma.

48 CRONOGRAMA

49 ORÇAMENTO METODOLOGIA Plano dos custos da pesquisa
Prever os recursos e respectivos custos, que serão destinados para a realização da pesquisa, especificando cada um deles.

50 METODOLOGIA ORÇAMENTO

51 “A metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa, e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa” (BELLO, 2004).


Carregar ppt "MÉTODO CIENTÍFICO Método é um procedimento regular, explícito e passível de ser repetido para conseguir-se alguma coisa, seja material ou conceitual,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google