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PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC – IESF CURSO DE BIBLIOTECONOMIA 3° SEMESTRE LAÍS BORGES PABLO PACHECO PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS CAMPO GRANDE – MS 2011

2 A Escola de Relações Humanas

3 Surgiu nos EUA devido a crise de 29 que foi um dos maiores choques que a economia mundial já teve. gerada por pesquisas desenvolvidas em Western Electric, Hawthorne. FONTE:

4 Antes acreditava-se que o homem era como uma peça de uma máquina.
Logo após a Crise de 1929 os estudiosos começaram a se preocupar com o fator humano no trabalho. FONTE: -e-homenageado-com-a-exibicao-de-curtas-em-diadema/ FONTE: html&page=2

5 Experiência de Howthorne
Foi realizada entre 1927 e 1932, por George Elton Mayo e seus colaboradores em uma fabrica da Western Electric Company, situada em Chicago. Tinha como objetivo Conduzir experimentos relacionado a luminosidade do ambiente de trabalho com a eficiência dos operários. FONTE:

6

7 Quatro fases da experiência
1° - Estudo da iluminação 2° - Sala de Montagem de Relês 3° - Programa de Entrevistas 4° - Sala de Montagem de Terminais FONTE: article&id=186:elton-mayo-e-hawthorne&catid=6:imagens&itemid=5&fontstyle=f-larger

8 1° - Estudos da iluminação tinha como objetivo verificar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários. Pode-se constatar que não houve relação entre a iluminação e a produção, mas sim o fator psicológico sobre o fisiológico. 2° - Sala de Montagem de Relês 6 mulheres separadas por grupo experimental ou de referência separadas do restante do departamento por uma divisória de madeira. Esta levou a concluir que a mudança no rendimento de trabalho não era resultante das condições de trabalho. A principais conclusões foram: Desenvolvimento social, gerado pelo trabalho em equipe; Desenvolvimento da liderança e do exercício de liderança proporcionado pelos objetivos comuns; O ambiente de trabalho passou a ser amistoso.

9 3° - Programa de Entrevistas com base na experiência anterior, os pesquisadores foram se afastando do estudo de melhores condições físicas e passaram a estudar as relações humanas. Nesta fase ficou claro que existe uma organização informal dos operários, visando à proteção deles contra ameaças da administração superior em relação a seu bem estar. 4° - Sala de Montagem de Terminais teve como objetivo analisar a organização informal dos Operários. Montou-se um grupo de representantes reunindo pessoas de cada setor, que seriam submetidos a observação por pesquisadores. Esta experiência foi suspensa devido à recessão nos EUA, porém a quarta parte permitiu o estudo das relações entre a organização formal e a informal.

10 Resultados das Experiência
O nível de produção não é determinado pela Capacidade Física do trabalhador, mas,sim, pela integração social. O Comportamento do individuo está apoiado no grupo. O comportamento dos Indivíduos está condicionado a normas e padrões sociais. Grupos Informais. Interação Social. Conteúdo e natureza do trabalho. Emoção. FONTE :

11 Idéias Centrais da Escola de Relações Humanas
Homem Social – O homem social é um ser complexo cujo comportamento não pode ser reduzido a um esquema simples e mecanicista. O Grupo Informal – Todas as relações sociais que não foram previamente definidas pelas organizações formais. Inclue amizades e inimizades, simpatia e antipatia, conflito e cooperação e dentre outros. Participação nas decisões – A escola preocupa-se com a relação entre moral e produtividade, colocou a grande possibilidade de levar o indivíduo a trabalhar para atingir os objetivos da organização formal.

12 Críticas á abordagem Humana
Negação do Conflito Empresa –Funcionário Restrição de variáveis e da amostra Concepção utópica Ênfase excessiva nos grupos informais Espionagem disfarçada Ausência de novos Critérios de Gestão. FONTE:

13 Referências ANDRADE,Rui Otávio B. ; AMBONI, Nério. Teoria Geral da administração – TGA : das origens às perspectivas contemporâneas.São Paulo : M.Books,2007. p


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