A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Documentários biográficos sobre a ditadura militar brasileira: atualização da história Bolsista: Bárbara Biolchi (BPA/PUCRS) Orientadora: Cristiane Freitas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Documentários biográficos sobre a ditadura militar brasileira: atualização da história Bolsista: Bárbara Biolchi (BPA/PUCRS) Orientadora: Cristiane Freitas."— Transcrição da apresentação:

1 Documentários biográficos sobre a ditadura militar brasileira: atualização da história Bolsista: Bárbara Biolchi (BPA/PUCRS) Orientadora: Cristiane Freitas Gutfreind (PUCRS)

2 O BJETIVO DA PESQUISA Objetivo geral: Investigar e compreender as escolhas estéticas e de estilo dos longas-metragens documentais biográficos sobre a ditadura militar brasileira, realizados entre 2002 e 2014.

3 O BJETIVO DA PESQUISA Objetivos específicos:  Mapear os filmes biográficos que correspondem o período estudado ressaltando as temáticas relatadas (ex. cenas de tortura, movimentos de resistência, controle das mídias, tentativas de golpes políticos, etc.) e, consequentemente, as diferenças entre relatos de “militares” e “militantes”.  Analisar as escolhas estéticas em termos imagéticos (montagem, enquadramento, movimento de câmera, etc), o que determina a forma de dramatização da história construída.

4 O BJETIVO DA PESQUISA Objetivos específicos:  Investigar e compreender as diferenças estéticas e de estilo sustentadas pelo realismo nos documentários contemporâneos.

5 M ETODOLOGIA DE P ESQUISA Análise fílmica inspirada na “desconstrução”, buscando enxergar o filme para além daquilo que se apresenta como produto final. A fim de analisar através do processo e dos fragmentos o todo. Desse modo tenta-se não restringir a análise do filme ao seu conteúdo e ao seu formalismo.

6 M ETODOLOGIA DE P ESQUISA Pesquisa bibliográfica vinculada a uma reflexão sobre os principais eixos teórico-conceituais:  Realismo (Bazin; Kracauer; Rancière)  Construção da imagem biográfica e seus discursos (Agamben; Aumont; Badiou; Benjamin).

7 DOCUMENTÁRIO É o cinema documentário o cinema que se dedica ao ‘real’. É, nesse sentido, capaz de uma invenção ficcional mais forte que o cinema de “ficção”, que se dedica facilmente a certa estereotipia das ações e dos tipos característicos. (RANCIÈRE, 2009, p.57) O mundo parece poder falar por si, e a fala do mundo, a fala das pessoas, é predominantemente dialógica. (RAMOS, 2008, p.23)

8 REALISMO O realismo é a apreensão de um mundo imaginário, produzindo um efeito de real. A banalização do fenômeno do realismo, nas artes e nas mídias, deve-se a sua vinculação, no século XX, às artes narrativas e do espetáculo. Praticamente todos os grandes movimentos cinematográficos se sustentaram no realismo, a partir do que lhe foi dado desde a aparição do cinema, no século XIX: “representar os originais que não são os ideais, mas realidades”(AUMONT, 1998, p.122)

9 F ILME - BIOGRÁFICO Instrumento do cinema que se baseia em personagens cuja existência é legitimada pela história e constrói imagens que permitem compreendê-la, em muitos casos, servindo de contraponto a história oficial. Esse gênero híbrido, transita entre o filme político, o filme dramático-social e o filme histórico. O filme biográfico permite, também, identificar fenômenos históricos, definir e desmitificar a permanência de certos traços e estilos culturalmente determinados.

10 A LGUNS FILMES DO CORPUS DA PESQUISA Dom Hélder Câmara – O Santo Rebelde (Érika Bauer, 2004) Vlado – 30 Anos Depois (João Batista Andrade, 2005) Brizola – Tempos de Luta (Tabajara Ruas, 2007) Memória Para Uso Diário (Beth Formaggini, 2007) Diário de Uma Busca (Flávia Castro, 2008) Reparação (Daniel Moreno, 2009) Marighella (Isa Grinspum Ferraz, 2011) Os Dias Com Ele (Maria Clara Escobar, 2012) Dossiê Jango (Paulo Henrique Fontenelle, 2013) Elena (Petra Costa, 2013)

11 R ESULTADOS PARCIAIS DA PESQUISA Construção e atualização de acervo fílmico. Análise de imagens e de discursos fílmicos sobre a temática. Desenvolvimento de artigos científicos Participação no grupo de pesquisa Kinepoliticom. Criação de uma página na internet que reúne as produções e materiais de pesquisa do grupo (http://kinepoliticom.wordpress.com/)

12 R EFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AARÃO REIS FILHO, Daniel. Ditadura Militar, esquerdas e sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. ____, Daniel Aarão. O golpe e a ditadura militar : quarenta anos depois (1964-2004) / Daniel Aarão Reis, Marcelo Ridenti, Rodrigo Patto Sá Motta (orgs.). – Bauru, SP: Edusc, 2004. AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2009. AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Texto & Grafia, 2009. BADIOU, Alain. El cine como experimentación filosófica. Buenos Aires: Manantial, 2004. BAZIN, André. O Cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012. DA-RIN, Sílvio. O Espelho Partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue, 2008.

13 DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: EDUSP, 2009. FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. GASPARI, Elio. A Ditadura Derrotada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. KRACAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler : uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. LABAKI, Amir. É tudo verdade. São Paulo: Francis, 2005. NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. São Paulo: Papirus, 2005. PENA, Felipe. Teoria da biografia sem fim. São Paulo: Mauad, 2004. RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental, 2005. SELIGMANN-SILVA, Márcio. Palavra e imagem: memória e escritura. Chapecó: Argos, 2006. R EFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

14 Obrigada!


Carregar ppt "Documentários biográficos sobre a ditadura militar brasileira: atualização da história Bolsista: Bárbara Biolchi (BPA/PUCRS) Orientadora: Cristiane Freitas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google