A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensaio: documentários sobre arte Ananda Carvalho PUC-SP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensaio: documentários sobre arte Ananda Carvalho PUC-SP"— Transcrição da apresentação:

1 Ensaio: documentários sobre arte Ananda Carvalho PUC-SP

2 Documentário-ensaio Documentário-ensaio: a produção de um discurso audiovisual em documentários brasileiros contemporâneos dissertação, sob orientação do Prof. Dr. Arlindo Machado, defendida em 2008 na PUC-SP A dissertação procura expandir a definição de documentário para adequá-la a filmes/vídeos que constroem um discurso subjetivo e reflexivo sobre o mundo.

3 Documentário-ensaio: referências Arlindo Machado (2003): conceito de filme ensaio: que abrange as produções que ultrapassam os limites do documentário e não se prendem à dicotomia entre ficção e não-ficção ou à preocupação com uma verdade como espelho do real.... o documentário começa ganhar interesse quando ele se mostra capaz de construir uma visão ampla, densa e complexa de um objeto de reflexão, quando ele se transforma em ensaio (grifo meu), em reflexão sobre o mundo, em experiência e sistema de pensamento, assumindo portanto aquilo que todo audiovisual é na sua essência: um discurso sensível (grifo meu) sobre o mundo (Machado, 2003, p. 68).

4 Documentário-ensaio: referências Theodor Adorno (1986): conceito de ensaio, que se refere à construção de um discurso experimental e não totalitário. Jean-Claude Bernadet (2003): documentário como um discurso audiovisual. Philippe Dubois (2004): escritas audiovisuais através da exploração da linguagem videográfica: mise-em-scène, da imagem múltipla e mixagem e do questionamento da velocidade.

5 Documentário-ensaio: referências Consuelo Lins (2007): São obras em que a intervenção dos cineastas na relação com os objetos é central e explícita; filmes realizados a partir de um material imagético heterogêneo, e nos quais o que importa não são as coisas propriamente, mas a relação entre elas. Consuelo Lins (2006): a metalinguagem e a narração em off André Brasil (2006): ensaios de uma só imagem; a subjetividade do autor; processo imersivo mediado pela imagem técnica subjetiva, que desconstrói para potencializar as especificidades do próprio meio. Cláudia Mesquita (2006): cinema de um homem só e os filmes de arquivo.

6 Prêmio Registros Promovido em 2010 pelo Canal Contemporâneo (www.canalcontemporaneo.art.br). A iniciativa premiou documentários e ensaios que tenham a arte contemporânea brasileira e seu circuito como objeto. Comissão de seleção: Consuelo Lins, Cristiana Tejo e Lucas Bambozzi. Trabalhos premiados: Blindagem (Andre Costa); Degrau (Coletivo GIA); Parangolé (Lourival Cuquinha).

7 Parangolé (Lourival Cuquinha)

8 Os ensaios - registros desvio da ênfase que o documentário estabelece com a representação realista do mundo histórico. Criam licenças poéticas, estruturas narrativas menos convencionais e formas de representação mais subjetivas. Bill Nichols (2005): as obras estudadas nesta pesquisa apresentam uma combinação mesclada de características poéticas, reflexivas e performáticas.

9 Os ensaios - registros a subjetividade do enfoque, a metalinguagem, a experimentação, a imersão do realizador, o discurso reflexivo, a montagem, a reutililização das imagens de arquivo o hibridismo dos gêneros: documentário, videoarte, cinema e artes visuais em geral

10 Bibliografia ADORNO, Theodor W. O Ensaio como forma. In: COHN, Gabriel. Theodor W. Adorno – Sociologia. São Paulo: Editora Ática, BERNADET, Jean-Claude. Cineastas e Imagem do Povo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, BRASIL, André. Ensaios de uma imagem só. In: Revista Devires, volume 3, número 1. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, janeiro-dezembro de 2006 DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. Brasil: Editora Cosac Naif, LINS, Consuelo. Dear Doc: o documentário entre a carta e o ensaio fílmico. In: Revista Devires, volume 3, número 1. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, janeiro-dezembro de 2006.

11 Bibliografia LINS, Consuelo. O ensaio no documentário e a questão da narração em off. In: Anais da 16º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Cd- Rom. Curitiba, ______ e MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, MACHADO, Arlindo. O Filme Ensaio. In: Concinnitas. Rio de Janeiro, ano 4, no. 5., dezembro MESQUITA, Cláudia. Lost book found: uma cidade ao rés-do-chão. In: Revista Devires, volume 3, número 1. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, janeiro-dezembro de NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus Editora, 2005.


Carregar ppt "Ensaio: documentários sobre arte Ananda Carvalho PUC-SP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google