A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Internacionalização, estratégia e gestão num mundo global Joaquim Ramos de Carvalho Vice Reitor Universidade de Coimbra ABRUEM, S.PAULO, Outubro de 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Internacionalização, estratégia e gestão num mundo global Joaquim Ramos de Carvalho Vice Reitor Universidade de Coimbra ABRUEM, S.PAULO, Outubro de 2015."— Transcrição da apresentação:

1 Internacionalização, estratégia e gestão num mundo global Joaquim Ramos de Carvalho Vice Reitor Universidade de Coimbra ABRUEM, S.PAULO, Outubro de 2015

2 Contexto 4,5 milhões de estudantes fora do seu país de origem em 212 (OCDE)

3 3 faces da“internacionalização”

4 1. Internacionalização como cooperação interinstitucional

5 Cooperação com instituições congéneres de outros países Foco na mobilidade de estudantes e docentes Duplas-titulações Participação em redes académicas internacionais Papel da mobilidade estudantil no desenvolvimento das “Relações Internacionais”, em especial na Europa com o programa Erasmus. Mobilidade com qualidade implica parcerias estáveis, reconhecimento, gabinetes de relações internacionais eficazes.

6 Dados inquérito projeto ALISIOS www.alisios-project.eu Inquérito universidades Europeias Dez-14/Feb-15 255 respostas de 15 países 35% criaram novas relações com universidades brasileiras via CsF 83% gostariam de ter desenvolvido mais relações via CsF

7 2. Internacionalização como globalização

8 A competição global por “talento” Crescimento exponencial da procura de ensino superior no mundo “The whole world is going to university” (Economist, 2015) Setor económico importante em alguns países (USA, Austrália, Reino Unido) Governos como importante área de atividade económica exportadora. Países e universidades competem globalmente, mais do que localmente por vezes.

9 3. Internalização da internacionalização

10 Integração da dimensão internacional em todas as dimensões da atividade universitária (internacionalização em casa, internacionalização do curriculum, comprehensive internationalization) Estrategicamente: posicionar as IES, os seus alunos, investigadores e pessoal, e os sistemas nacionais, ligados às várias atividades relevantes relacionadas com a investigação, a inovação e o ensino superior, num plano mundial, de acordo com o seu perfil individual, as necessidades do mercado de trabalho e a estratégia económica do país” (Comissão Europeia, 2013, p.4). A relevância local depende cada vez mais da dimensão global das universidades

11 As implicações para estratégias e gestão

12 Incorporar a internacionalização no planeamento e monitorização e não separar num setor funcional isolado. Articulação multinível: Local, Regional, Nacional e Supranacional Difícil: inquérito da European University Association (2013): 56% das instituições tem um estratégia separada de internacionalização 30% tem a internacionalização diluída na estratégia global

13

14

15 Conclusões & perguntas vr.joaquim.carvalho@uc.pt


Carregar ppt "Internacionalização, estratégia e gestão num mundo global Joaquim Ramos de Carvalho Vice Reitor Universidade de Coimbra ABRUEM, S.PAULO, Outubro de 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google