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Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares.

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Apresentação em tema: "Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares."— Transcrição da apresentação:

1 Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares

2 Denominações comuns  Lista ou Arquivo de Desiderata: materiais que a biblioteca deseja adquirir  Demanda reprimida: títulos procurados mas não possuídos pela biblioteca  Lista de Sugestões: títulos sugeridos para aquisição

3 Importância de Definir  Os responsáveis pela tomada de decisão (Quem seleciona? Quando? Como?)  Os mecanismos de identificação e registro dos itens a serem selecionados  A política de seleção

4 Responsabilidade pela seleção  Alguém externo à biblioteca (não o bibliotecário)  Comissão de Seleção, de caráter deliberativo, da qual o bibliotecário participa como membro ou como coordenador ou presidente  Comissão de Seleção, de caráter consultivo, para assessoria ao responsável pela seleção  Bibliotecário

5 Mecanismos de Identificação, Avaliação e Registro  Formulários  Instrumentos auxiliares

6 Instrumentos Auxiliares da Seleção  Ampliam o conhecimento de bibliotecários e usuários sobre os materiais de informação correntes  Possibilitam a identificação e complementação de falhas no acervo  Proporcionam juízos avaliativos dos materiais disponíveis

7 Adequação dos Instrumentos Auxiliares  Exaustividade do Instrumento  Seleção corrente ou retrospectiva  Fornecimento de apreciações críticas sobre os itens  Idiomas incluídos  Inclusão de diferentes tipos de suportes e materiais não convencionais

8 Tipos de Instrumentos Auxiliares  Catálogos de Editores, Folhetos, etc.  Resenhas  Bibliografias e listas de livros recomendados

9 Exemplo de resenha de uma editora  Os quadrinhos afastam as crianças e adolescentes do mundo dos livros ou podem representar, na verdade, um valioso recurso pedagógico em sala de aula? Depois da leitura deste volume, não restarão mais dúvidas. Aqui, os autores provam que os antigos preconceitos contra as histórias em quadrinhos não têm nenhum fundamento. Por meio de exemplos práticos e muitas sugestões de atividades, os educadores encontrarão nesta obra uma fonte inesgotável de inspiração para trabalhar as HQs com seus alunos.

10 Exemplo de resenha de uma editora  Capítulos específicos dão orientações didáticas sobre o uso delas em várias disciplinas, como Português, História, Geografia e Artes. O livro traz também, em sua primeira parte, um guia básico sobre a linguagem dos quadrinhos, indispensável para que os professores se familiarizem ainda mais com o gênero e, assim, possam extrair o maior número possível de recursos do rico e fascinante universo das HQs. (RAMA, A. e VERGUEIRO, W. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2008)

11 Política de Seleção  Instrumento de trabalho para apoiar as decisões de seleção  Deve ser –Simples: ser de fácil utilização; –Claro: ser facilmente compreensível por bibliotecários e usuários –Verdadeiro: corresponder às práticas utilizadas

12 Componentes do Documento de Política de Seleção  Identificação dos responsáveis pela seleção  Identificação dos critérios utilizados no processo de seleção  Relação e descrição dos instrumentos auxiliares utilizados  Documentos correlatos (políticas específicas)


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