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Paulo André Caminha Guimarães Filho

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Apresentação em tema: "Paulo André Caminha Guimarães Filho"— Transcrição da apresentação:

1 Paulo André Caminha Guimarães Filho
Abordagens de mediação em ouvidoria Paulo André Caminha Guimarães Filho

2 O QUE É CONFLITO? CONFLITO CONFLITO
“O conflito ou dissenso é fenômeno inerente às relações humanas. É fruto de percepções e posições divergentes quanto a fatos e condutas que envolvem expectativas, valores ou interesses comuns”. Carlos Eduardo de Vasconcelos

3 PERCEPÇÕES E POSIÇÕES DIVERGENTES

4 ELEMENTOS DO CONFLITO Relação Interpessoal Trama ou Processo
Problema Objetivo

5 COMO ENCARAR O CONFLITO?
É possível evitar o conflito? Como seria uma vida sem conflitos? O conflito de poder encarado como uma oportunidade de aprimoramento pessoal?

6 COMO ENCARAR O CONFLITO?
Relações Destrutivas Relações Construtivas Enfraquecimento ou rompimento da relação social; Competição. As partes vão fortalecendo a relação social; Comunicação construtiva.

7 X COMO ENCARAR O CONFLITO? POSIÇÃO INTERESSE
Decisão da pessoa acerca do conflito. Fatores de motivação que levaram a pessoa a tomar a decisão. Concentre-se em interesses, não em posições.

8 O QUE É MEDIAÇÃO? É um método fundamentado, teórica e tecnicamente, por meio do qual uma terceira pessoa, neutra e especialmente treinada, ensina os mediandos a despertarem seus recursos pessoais para que consigam transformar o conflito em oportunidade de construção de outras alternativas, para o enfrentamento ou a prevenção de conflitos. Águida Arruda Barbosa

9 POR QUE A MEDIAÇÃO? A dificuldade de comunicação é inerente ao ser humano; O papel do mediador é basicamente facilitar o processo de comunicação; O conflito deve ser visto como uma oportunidade de afirmação de direitos fundamentais; As soluções encontradas são mais consistentes e perenes.

10 PRINCÍPIOS INFORMADORES
Dignidade da pessoa humana; Liberdade e poder de decisão das partes; Informalidade; Imparcialidade; Não competitividade.

11 OBJETIVOS DO PROCESSO Reestabelecimento da comunicação;
Preservação do relacionamento entre as partes; Prevenção de novos conflitos; Inclusão social; Pacificação social.

12 DESAFIOS NA APLICAÇÃO DA MEDIAÇÃO NAS OUVIDORIAS
A “cara” da mediação administrativa; A imparcialidade do mediador; A aplicação das técnicas de mediação; A capacitação dos mediadores.

13 Paulo André Caminha Guimarães Filho Analista de Finanças e Controle
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO Coordenação-geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias Paulo André Caminha Guimarães Filho Analista de Finanças e Controle (61)

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