Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Paulo André Caminha Guimarães Filho
Abordagens de mediação em ouvidoria Paulo André Caminha Guimarães Filho
2
O QUE É CONFLITO? CONFLITO CONFLITO
“O conflito ou dissenso é fenômeno inerente às relações humanas. É fruto de percepções e posições divergentes quanto a fatos e condutas que envolvem expectativas, valores ou interesses comuns”. Carlos Eduardo de Vasconcelos
3
PERCEPÇÕES E POSIÇÕES DIVERGENTES
4
ELEMENTOS DO CONFLITO Relação Interpessoal Trama ou Processo
Problema Objetivo
5
COMO ENCARAR O CONFLITO?
É possível evitar o conflito? Como seria uma vida sem conflitos? O conflito de poder encarado como uma oportunidade de aprimoramento pessoal?
6
COMO ENCARAR O CONFLITO?
Relações Destrutivas Relações Construtivas Enfraquecimento ou rompimento da relação social; Competição. As partes vão fortalecendo a relação social; Comunicação construtiva.
7
X COMO ENCARAR O CONFLITO? POSIÇÃO INTERESSE
Decisão da pessoa acerca do conflito. Fatores de motivação que levaram a pessoa a tomar a decisão. Concentre-se em interesses, não em posições.
8
O QUE É MEDIAÇÃO? É um método fundamentado, teórica e tecnicamente, por meio do qual uma terceira pessoa, neutra e especialmente treinada, ensina os mediandos a despertarem seus recursos pessoais para que consigam transformar o conflito em oportunidade de construção de outras alternativas, para o enfrentamento ou a prevenção de conflitos. Águida Arruda Barbosa
9
POR QUE A MEDIAÇÃO? A dificuldade de comunicação é inerente ao ser humano; O papel do mediador é basicamente facilitar o processo de comunicação; O conflito deve ser visto como uma oportunidade de afirmação de direitos fundamentais; As soluções encontradas são mais consistentes e perenes.
10
PRINCÍPIOS INFORMADORES
Dignidade da pessoa humana; Liberdade e poder de decisão das partes; Informalidade; Imparcialidade; Não competitividade.
11
OBJETIVOS DO PROCESSO Reestabelecimento da comunicação;
Preservação do relacionamento entre as partes; Prevenção de novos conflitos; Inclusão social; Pacificação social.
12
DESAFIOS NA APLICAÇÃO DA MEDIAÇÃO NAS OUVIDORIAS
A “cara” da mediação administrativa; A imparcialidade do mediador; A aplicação das técnicas de mediação; A capacitação dos mediadores.
13
Paulo André Caminha Guimarães Filho Analista de Finanças e Controle
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO Coordenação-geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias Paulo André Caminha Guimarães Filho Analista de Finanças e Controle (61)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.