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Universidade Comunitária da Região de Chapecó

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Apresentação em tema: "Universidade Comunitária da Região de Chapecó"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Comunitária da Região de Chapecó
TRABALHO EM EQUIPE E RELAÇÕES DE TRABALHO Giorgia Büse – Formação em Psicologia Mestranda em Ciências da Saúde Profª Orientadora: Drª Ana Lima

2 Trabalho em equipe Ponto estruturante do trabalho, especialmente após implantação SUS e ESF Equipe multiprofissional Reconhecimento da importância do trabalho equipe profissionais com vários conhecimentos para compreender a demanda do usuário (ser complexo) Gomes, Silva, Pinheiro e Barros (2010); Pinheiro, Barros e Mattos (2010)

3 O trabalho em equipe é o resultado de diferentes forças, saberes, práticas, da harmonia das atuações, da afirmação das diferenças e do reconhecimento do saber do colega para a efetivação do trabalho. A orquestração do trabalho em saúde depende da “humildade epistemológica”, e se baseia no reconhecimento de que diferentes saberes profissionais tem zonas de incultura e que equipes compostas de diversas formações e funções podem reduzi-las. Bonaldi, Gomes, Louzada e Pinheiro (2010); Schwartz, 2000, p. 42

4 Peduzzi (2001) GRUPOS EQUIPES EQUIPE AGRUPAMENTO EQUIPE INTEGRAÇÃO

5 impecilho para a prática da integralidade nos serviços
Busca pelo trabalho interdisciplinar ainda é um desafio: fragmentação do trabalho e olhar biomédico sob o usuário impecilho para a prática da integralidade nos serviços Dois modelos de trabalho em equipe devem ser superados simples agrupamento falsa horizontalização de especialidades Mattos (2001); Campos (2005)

6 Reflexões... Quais competências/habilidades deve ter um profissional da Enfermagem? Como melhor conduzir uma equipe de trabalho?

7 Referências Bonaldi, C.; Gomes, R. S.; Louzada, A. P. F.; Pinheiro, R. O trabalho em equipe como dispositivo de integralidade: experiências cotidianas em quatro localidades brasileiras. In: Pinheiro, R.; Mattos, R. A.; Barros, M. E. B. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro: UERJ/CEPESC/ABRASCO, 2010. Campos, G. W. S. Um método para análise e co-gestão de coletivos. São Paulo: Hucitec, 2005. Gomes, R.; Silva, F. H.; Pinheiro, R.; Barros, M. E. B. Integralidade como princípio ético e formativo: um ensaio sobre os valores éticos para estudos sobre o trabalho em equipe na saúde. In: Pinheiro, R.; Mattos, R. A.; Barros, M. E. B. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro: UERJ/CEPESC/ABRASCO, 2010. Mattos, R. A. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: Pinheiro, R.; Mattos, R. A (orgs.). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: Cepesc, 2001. Peduzzi, M. Equipe multiprofissional de saúde: a interface entre trabalho e interação. Campinas, Tese de doutorado,1998. _____. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev. Saúde Pública, v. 35, n. 1, p , 2001. _____. Trabalho em equipe de saúde no horizonte normativo da integralidade, do cuidado e da democratização das relações de trabalho. In: Pinheiro, R.; Mattos, R. A.; Barros, M. E. B. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro: UERJ/CEPESC/ABRASCO, 2010. Schwartz, Y. A comunidade científica ampliada e o regime de produção de saberes. Trabalho e Educação. Belo Horizonte, n. 7, p , jul/dez


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