A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISOMERIA ÓPTICA Ocorre quando uma substância tem a capacidade de desviar o plano da luz polarizada Luz polarizada - é um conjunto de ondas eletromagnéticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISOMERIA ÓPTICA Ocorre quando uma substância tem a capacidade de desviar o plano da luz polarizada Luz polarizada - é um conjunto de ondas eletromagnéticas."— Transcrição da apresentação:

1

2 ISOMERIA ÓPTICA Ocorre quando uma substância tem a capacidade de desviar o plano da luz polarizada Luz polarizada - é um conjunto de ondas eletromagnéticas que se propagam em apenas uma direção

3 ISOMERIA ÓPTICA Caso o isômero óptico provoque o giro da luz polarizada para a direita, o enantiômero é denominado dextrógiro (d ,+). Caso o enantiômero provoque o giro da luz polarizada para a esquerda, o composto é denominado levógiro (l ,-)

4 ISOMERIA ÓPTICA Atividade óptica só é possível em moléculas assimétricas, geralmente moléculas que possuem carbono quiral. O carbono quiral é o carbono possui os quatro ligantes diferentes. Carbono quiral

5 ISOMERIA ÓPTICA Enantiômeros ou enantiomorfos ou antípodas ópticos
São imagens especulares um do outro que não se sobrepõem

6 ISOMERIA ÓPTICA

7 ISOMERIA ÓPTICA Mistura racêmica
É uma mistura de isômeros ópticos, ou seja, é uma mistura de 50% de levógiro e 50% de dextrógiro. Esta substância não desvia a luz polarizada, logo é opticamente inativa.

8 ISOMERIA ÓPTICA A quantidade de isômeros opticamente ativos, pode ser dada a partir da quantidade de carbonos quirais em uma molécula. IOA- isômero ópticamente ativo IOA = 2n , sendo n o número de carbonos assimétricos diferentes Para a molécula dada, temos: IOA = 22 = 4 , 4 isômeros ópticos ativos Duas misturas racêmicas, A metade do número de isômeros ativos.

9 ISOMERIA ÓPTICA EM COMPOSTOS CÍCLICOS
Ocorre em compostos cíclicos e saturados, desde que a pelo menos dois carbonos da cadeia cíclica se prendam dois radicais diferentes entre si. .


Carregar ppt "ISOMERIA ÓPTICA Ocorre quando uma substância tem a capacidade de desviar o plano da luz polarizada Luz polarizada - é um conjunto de ondas eletromagnéticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google