A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMAS TRANSVERSAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMAS TRANSVERSAIS."— Transcrição da apresentação:

1 TEMAS TRANSVERSAIS

2 TEMAS TRANSVERSAIS

3 TEMAS TRANSVERSAIS OS TEMAS TRANSVERSAIS Os “temas transversais” dizem respeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental e médio, de forma “transversal”, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.

4 Critérios adotados para a eleição dos Temas transversais

5 POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS TRANSVERSAIS URGÊNCIA SOCIAL ABRANGÊNCIA NACIONAL POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL FAVORECER A COMPREENSÃO DA REALIDADE E A PARTICIPAÇAO SOCIAL

6 APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS

7 ÉTICA Constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN /MEC) e reflete a preocupação para que a escola realize um trabalho que incentive a autonomia na constituição de valores de cada aluno, ajudando-o a se posicionar nas relações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo. São quatro blocos temáticos principais: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

8 MEIO AMBIENTE Constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN /MEC) e introduz nas salas de aula um tema cada vez mais atual. Para o educador, o Meio Ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sociais, econômicas e culturais.O objetivo é trazer reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.

9 PLURARIDADE CULTURAL É um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN / MEC). Como a sociedade brasileira é formada por diversas etnias, a pluralidade cultural é um tema especialmente importante. O desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural

10 SAÚDE Constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN /MEC) e, antes de tudo, é um direito fundamental do cidadão. Nesse sentido, a escola tem a função de orientar o estudante com as noções básicas de higiene e saúde, lembrando-lhe que cada indivíduo deve ser responsável pelo seu próprio bem-estar

11 EDUCAÇÃO SEXUAL Constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN / MEC). É um assunto polêmico, que envolve questões de foro íntimo, mas a escola tem o dever de orientar os alunos e esclarecer suas dúvidas a esse respeito. Aids, métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST s) e a descoberta do próprio corpo e da sexualidade são questões a serem abordadas em sala de aula.

12 Trabalho e Consumo e Cidadania
Constituem Temas Transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN / MEC), principalmente ao final do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, momento oportuno para preparar os jovens para a sua inserção no mundo do trabalho e discutir temas como consumo, direitos, desemprego, entre outros.

13 ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUESTÕES SOCIAIS

14 A INSERÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NOS PCNs


Carregar ppt "TEMAS TRANSVERSAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google