A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno."— Transcrição da apresentação:

1 COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno

2 A vaguidão específica “As mulheres têm uma maneira de falar que eu chamo de vago-específica”. (Richard Gehman) –– Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte. –– Junto com as outras? –– Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer alguma coisa com elas. Ponha no lugar do outro dia.

3 –– Sim senhora. Olha, o homem está aí. –– Aquele de quando choveu
–– Sim senhora. Olha, o homem está aí. –– Aquele de quando choveu? –– Não, o que a senhora foi lá e falou com ele no domingo. –– Que é que você disse a ele? –– Eu disse para ele continuar. –– Ele já começou? –– Acho que já. Eu disse que podia principiar por onde quisesse. –– É bom? –– Mais ou menos. O outro parece mais capaz.

4 –– Você trouxe tudo de cima. –– Não senhora, só trouxe as coisas
–– Você trouxe tudo de cima? –– Não senhora, só trouxe as coisas. O resto não trouxe porque a senhora recomendou para deixar até a véspera. –– Mas traga, traga. Na ocasião, nós descemos tudo de novo. É melhor senão atravanca a entrada e ele reclama como na outra noite. –– Está bem, vou ver como. Millôr Fernandes

5 Após a leitura do texto, você...
... provavelmente entendeu todas as palavras do diálogo, mas não deve ter ideia do que as personagens querem dizer! Por que isso aconteceu?

6 Linguagem oral x Linguagem escrita

7 COESÃO TEXTUAL, O que é? É uma COSTURA que se faz entre as partes que compõem o texto, isto é, o modo como as palavras, frases e parágrafos são interligados.

8 Por que promover a coesão textual?
Para evitar a repetição de termos, Garantir a continuidade do texto, Retomar elementos já utilizados no texto.

9 Exemplo de coesão textual
Comprei um livro. O livro me foi muito útil para realizar a prova. Comprei um livro que me foi muito útil para realizar a prova.

10 Falta de coesão Observe o período abaixo: O homem que tenta mostrar a todos que a corrida armamentista que se trava entre as grandes potências é uma loucura.

11 Falta de coesão De uma manchete de jornal: PROFESSORAS MANDAM CARTA A DEPUTADOS PROTESTANDO CONTRA O AUMENTO DE SEUS SALÁRIOS

12 Falta de coesão A escola possui um excelente time de futebol, portanto até hoje não conseguiu vencer o campeonato. Quando um conectivo não é usado corretamente, também há prejuízo na coesão. O conectivo "portanto" confere ao período valor de conclusão, porém não há verdadeira relação de sentido entre as duas frases: a conclusão de não vencer não é possuir um excelente time de futebol.

13 Falta de coesão É óbvio que existem duas ideias que se opõem, são elas: possuir um time de futebol x não vencer o campeonato. Logo, só podemos empregar um conector que expresse ideia adversativa, são eles: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. O período reescrito de forma adequada, fica assim: A escola possui um excelente time de futebol, mas até hoje não conseguiu vencer o campeonato.

14 A PALAVRA QUE É um relator muito usado, tanto na linguagem oral quanto na escrita. Se alguém nos perguntasse qual o significado da palavra que, ficaríamos sem reposta! Bem, depende da palavra que vem antes do que. Só assim sabemos seu significado!

15 Confira: Os contidos locutores, que só repetiam “vamos ouvir” ou “acabaram de ouvir” foram trocados por desinibidos comunicadores que dão marca pessoal à programação.

16 Temos aqui três informações:
Os contidos locutores foram trocados por desinibidos comunicadores. Os contidos locutores só repetiam “vamos ouvir” ou “acabaram de ouvir”. Os desinibidos comunicadores dão marca pessoal à programação. O primeiro que significa os contidos locutores; o segundo, desinibidos comunicadores. Percebemos que o uso de um relator evita um grande número de repetições!

17 LEMBRETE Há um outro que, chamado pela gramática normativa de conjunção integrante, que não funciona como relator, isto é, não tem antecedente. Veja os dois casos da frase seguinte: Ele, que não costuma mentir, disse que não sabia da história. Veja que o primeiro que é um relator (=ele); o segundo apenas integra o verbo com o complemento (disse que...). Como conjunção, o que vem em geral depois de verbo ou locução verbal (do tipo pode ser que... é possível que...).


Carregar ppt "COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google