A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde mental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde mental."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde mental

2 Saúde mental As pessoas mentalmente saudáveis sentem-se bem consigo mesmo e com outras pessoas. Estão sempre aptas para lidar com as mudanças e desafios do dia-a-dia. Todos nós, independente de idade, raça, sexo ou situação econômica, estamos sujeitos a oscilações emocionais.

3 Saúde mental Você pode se sentir para baixo, bravo, ou ansioso em resposta a uma variedade de coisas. Esses sentimentos podem ir e vir com freqüência, mas quando se tornam perturbadores, interferindo na vida diária, ou persistem por semanas ou meses, eles podem estar sinalizando um problema que necessite de assistência profissional.

4 O que é saúde mental Saúde mental é como nós pensamos, sentimos e agimos ao enfrentar as situações da vida. É como vemos a nós mesmos, nossas vidas e as pessoas que conhecemos e queremos bem. A saúde mental também nos ajuda a determinar como controlamos o nosso estresse, como nos relacionamos com outras pessoas, como avaliamos as nossas opções e como tomamos as nossas decisões. Como a saúde física, a saúde mental é importante em todos os estágio da vida. Todo mundo tem saúde mental.

5 O paciente O paciente que utiliza o serviço de saúde mental, é portador de transtornos psicóticos e em alguns casos também de transtornos neuróticos. Esses transtornos são diferenciados pela pobreza do ego, ausência do superego ou até mesmo por um superego extremamente rígido. Ego é o centro da Consciência inferior. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao Id sem transgredir as exigências do Superego. Quando o ego se submete ao id, torna-se imoral e destrutivo; ao se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável.

6 Diagnostico diferencial
Transtorno Neurótico/Personalidade *Estado de Cs e realidade; * Principio da realidade; * Mecanismos de ajustamento do ego; * Manifestação de culpa, vergonha, medo; * Superego rígido.

7 Diagnostico diferencial
Transtorno Psicótico: * Principio do prazer; * Pensamento confuso; * Ausência de culpa, vergonha, medo; * Superego frágil.

8 Descrição da Área As áreas de atuação em saúde mental são:
Instituições Psiquiátricas Caps – Centro de Atendimento Psicossocial Clinicas especializadas

9 Instituições Psiquiátricas
Nos séculos anteriores as instituições psiquiátricas tinham como objetivo manter a sociedade segura, longe dos “loucos”. A reforma psiquiátrica (Lei nº de 07/08/1992 ) veio fazer com que as instituições não sejam somente um lugar para se colocar doentes mentais, viciados, criminosos, etc. mas que os trate, para que possam ser reinseridos a sociedade. A reestruturação dessas instituições, está prevista na Lei nº de 07/08/1992 que dispõe sobre a Reforma Psiquiátrica no Estado. A partir da aprovação dessa lei, os hospitais psiquiátricos em geral, não somente os que tratam de criminosos, têm duas alternativas: reforma ou extinção.

10 Residências Terapêuticas
Os Serviços Residenciais Terapêuticos, também conhecidos como Residências Terapêuticas, são casas, locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem. As Residências Terapêuticas foram instituídas pela Portaria/GM nº 106 de fevereiro de 2000 e são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

11 CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS
O Programa de Saúde Mental tem como macro objetivo o controle, a prevenção e o tratamento das patologias mentais e dos transtornos psíquicos. Todos esses serviços alternativos estão pautados em leis e portarias ministeriais de acordo com a Reforma Psiquiátrica. O CAPS foi instituído através da Portaria/SNAS Nº /01/1992, é uma unidade de saúde local/regionalizada que oferece atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar, por equipe multiprofissional, constituindo-se também em porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental.

12 CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS
A atenção do CAPS deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social. Devem ainda trabalhar com a idéia de gerenciamento de casos, personalizando o projeto de cada paciente na unidade e fora dela e desenvolver atividades para a permanência diária no serviço.

13 Formação O profissional de Psicologia que escolhe atuar na área de saúde mental, deve ser graduado em Psicologia (IES) não obrigatoriamente ser especializado em saúde mental. Porém o mercado de trabalho exigirá a especialização na área de Saúde mental, pois o conhecimento nesta área além de ser diversificado é abrangente. Sobre a base teórica, (Psicanálise, Existencial, Humanismo, Gestalt, TCC entre outras) o profissional poderá escolher como base para o processo terapeutico qualquer umas das teorias reconhecidas pelo CFP.

14 Técnicas Psicoterápicas
O tratamento psicoterápico cria condições de o individuo conviver em sociedade: Entrevista Individual Arte Terapia Em Grupo Psicofármacos Dinâmicas de Grupos

15 Edirley Rocha OBRIGADO!


Carregar ppt "Saúde mental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google