A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORTALECIMENTO PARA O TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL KARINE KRAMECK 1 ; ALINE COSTA DE SOUSA KAWAMURA 1 ; LENEDI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORTALECIMENTO PARA O TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL KARINE KRAMECK 1 ; ALINE COSTA DE SOUSA KAWAMURA 1 ; LENEDI."— Transcrição da apresentação:

1 FORTALECIMENTO PARA O TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL KARINE KRAMECK 1 ; ALINE COSTA DE SOUSA KAWAMURA 1 ; LENEDI DE PAULA PEREIRA 1 ; MILTON CARLOS MARIOTTI 1 ; CRISLAINE ANDOLFATO 2. 1.UFPR, CURITIBA - PR - BRASIL; 2.CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL II, PINHAIS - PR - BRASIL.

2 Introdução: A inclusão no trabalho da população com transtorno mental é, atualmente, um dos principais desafios a serem enfrentados para a integração social efetiva desses sujeitos. Ressalta-se que aqueles que não possuem essa atividade em seu repertório perdem um recurso valioso de apoio social e desenvolvimento pessoal, o que afeta diretamente a qualidade de vida dessa população. Objetivo: Sensibilizar e fortalecer usuários com transtorno mental em tratamento em serviço de saúde para a retomada de atividades laborais. Metodologia: Em estágio de prática autônoma, discentes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná desenvolveram um projeto de intervenção junto a usuários de um Centro de Atenção Psicossocial, da região metropolitana de Curitiba-PR, a fim de facilitar o processo de reinserção e engajamento no trabalho por essa população. Participaram do projeto onze usuários com idade produtiva e interesse em retomar atividades de trabalho. Através da abordagem de grupo, buscou-se fomentar discussões críticas-reflexivas entre os participantes referentes a conteúdos individuais e ambientais que se configuram como barreiras e/ou facilitadores para o retorno e engajamento no trabalho.

3 Resultados e discussão: Destaca-se que os usuários trouxeram à discussão pautas relacionadas à falta de iniciativa para a realização de atividades de trabalho, devido a experiências prévias negativas, ausência de expectativas futuras e sentimentos desfavoráveis relacionados à própria capacidade e eficiência. As questões relacionadas a barreiras ambientais foram debatidas, principalmente em relação aos desafios enfrentados para a inclusão laboral da população com transtorno mental, exemplificados pelas novas exigências do mercado de trabalho: a organização capitalista e com foco lucrativo da nossa Sociedade, e o estigma negativo atribuído à população de Saúde Mental. Nesse sentido, foi possível aos usuários expressar opiniões e debater assuntos pertinentes para a reflexão crítica sobre o processo de inserção e permanência no ambiente de trabalho. Considerações finais: O terapeuta ocupacional utiliza as atividades humanas como meio de investir no poder de atuação do sujeito na Sociedade. O trabalho é reconhecido, deste modo, como um dos principais elementos que mantém a qualidade de vida e a saúde do indivíduo, além de proporcionar independência financeira, desenvolvimento pessoal e o alcance de bens e serviços. Todavia, a Sociedade possui papel fundamental na perpetuação das barreiras que reforçam a exclusão que a população com transtorno mental vem sendo submetida, o que dificulta a aceitação e o reconhecimento das capacidades desses indivíduos.


Carregar ppt "FORTALECIMENTO PARA O TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL KARINE KRAMECK 1 ; ALINE COSTA DE SOUSA KAWAMURA 1 ; LENEDI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google