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Capítulo 7 Arthur J. Klas. Design Digital. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

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2 Capítulo 7 Arthur J. Klas. Design Digital. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

3 O Design Framework é o que define toda experiência do usuário, desde os arranjos de elementos funcionais, o visual e a linguagem usada para apresentar os dados, os conceitos, funcionaidade e a identidade em si. Também veremos o Design Framework aplicado com fins industriais nesse capítulo. THE DESIGN FRAMEWORK:

4  Definir o formato, postura e métodos de input.  Definir a funcionalidade e os elementos de dados.  Determinar os grupos funcionais e a hierarquia dos mesmos.  Criar o Sketch da interface.  Construir o key path scenario.  Verificar o design com os cenários de validação. 6 PASSOS PARA DEFINIR A INTERACTION FRAMEWORK:

5  Desenvolver estudos da linguagem visual a ser utilizada  Aplicar uma delas ao protótipo. Tipicamente seguimos dois metodos para esse processo: DEFININDO O DESIGN VISUAL DA FRAMEWORK.

6  Colaborar com os designers de interação sobre o Form and Factor e os métodos de Input.  Desenvolvimento do Design Bruto  Desenvolver estudos sobre a forma da linguagem. Tipicamente seguimos três metodos para esse processo: DEFININDO O DESIGN VISUAL DA INDUSTRIAL FRAMEWORK.

7 Nesta fase faremos o refinamento de todos os procesos anteriores, criando assim a primeira real identidade do projeto. REFINANDO A FORM AND BEHAVIOR.

8 Agora é a hora de verificar o quão bem aceito o projeto está sendo, coletar os feedbacks e identificar os problemas e refinar os minímos detalhes. A VALIDAÇÃO DO DESIGN E TESTES DE USABILIDADE

9 Nessa parte serão feitos os testes finais, comparações com similares,o último refinamento e ajustes dos problemas interativos. QUANDO TESTAR: AVALIAÇÕES SUMATIVA E FORMATIVA.

10 Existe uma série de de passos essenciais para conduzir os testes: CONDUZINDO OS TESTES FORMATIVOS DE USABILIDADE

11  Faça teste suficientemente tarde se há um design substancial, mas cedo o suficiente para faze ajuste e implementações no mesmo.  Teste os aspectos da experiência do usuário.  Recrute pessoas do público alvo.  Também realize testes com o seu protótipo básico.  Minimize os preconceitos utilizando-se de usuários não envolvidos com o projeto.  Concentre-se nos comportamentos dos participantes e sua fundamentação.  Envolva os designers em todo o processo de estudo.  Debata com os observadores depois dos testes para identificar as razões por trás das questões observadas.

12 Para evitar os conflitos designer×usuário, o primeiro deve estar focado nos seguintes aspectos:  Planejar os estudos para manter o foco em questões cruciais sobre o Design.  Usar perfis de usuário para definir o público que será usado nos testes.  Fazer uso dos cenários para desenvolver as peguntas.  Observar as sessões de teste.  Colaborativamente analisar os resultados do estudo. O INVOLVIMENTO DO DESIGNER NOS ESTUDOS DE USABILIDADE


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