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PublicouDina de Sintra Leal Alterado mais de 8 anos atrás
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FERNANDA FERNANDES TAVARES PAULA PRATES PEREIRA
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FERNANDA FERNANDES TAVARES PAULA PRATES PEREIRA
ANÁLISE DO PERFIL E PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR DE CARNE BOVINA EM GUANAMBI – BA E MICRORREGIÃO ORIENTADOR (A): Prof. M.Sc. Pablo Teixeira Viana CO- ORIENTADOR (A): Prof. D.Sc. Pablo Teixeira Viana
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INTRODUÇÃO O Brasil é considerado o segundo maior produtor mundial de proteína animal e tem no mercado interno o principal destino de sua produção (USDA, 2012). A produção brasileira de carne bovina alcançou em 2011 nove milhões de toneladas (IBGE, 2012)
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Consumo per capita? (BERTOLAMI, 2005)
INTRODUÇÃO Como reflexo da melhoria do agronegócio e pecuária, tem-se, claramente o aumento do consumo de carnes vermelhas no Brasil (IBGE, 2010). Consumo per capita? (BERTOLAMI, 2005)
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A carne vermelha na nutrição humana (BRISOLA & CASTRO, 2013).
INTRODUÇÃO A carne vermelha na nutrição humana (BRISOLA & CASTRO, 2013). Consumo de carne vermelha X saúde??? Evolução do perfil do consumidor???
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OBJETIVO GERAL Neste contexto, objetivou-se com a realização do presente estudo avaliar o perfil e a preferência do consumidor de carne bovina na cidade de Guanambi – BA e microrregião.
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MATERIAL E MÉTODOS O presente trabalho foi realizado na cidade de Guanambi - BA e distrito de Mutans e municípios pertencentes á sua Microrregião (Caetité, Candiba, Matina, Pindaí, e Urandi). Período Tipo de pesquisa
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Amostra: 150 entrevistados (SOUZA, 2000).
MATERIAL E MÉTODOS Amostra: 150 entrevistados (SOUZA, 2000). Amostragem: Questionário estruturado (20 questões): açougue/feira-livre/supermercado. Critérios de inclusão e exclusão. Os dados foram processados utilizando-se o programa Excel 2007 da Microsoft®, versão for Windows 7, no qual foram feitas as análises estatísticas descritivas.
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Tabela 1 - Variável demográfica escolaridade, idade, renda e composição familiar do consumidor de carne bovina em Guanambi - BA e Microrregião Variável demográfica Nº (%) Escolaridade 1º Grau 47 31,3 2º Grau 67 44,7 Superior 25 16,7 Outros 12 8,0 Idade < 18 anos 06 4,0 Entre 18 e 25 anos 52 34,7 Entre 25 e 40 anos 56 37,3 Entre 40 e 60 anos 29 19,3 > 60 anos 09 6,3 Renda familiar1 < 01 salário 43 28,7 Entre 01 e 03 76 50,7 Entre 03 e 05 13 8,7 Entre 05 e 10 05 3,3 > 10 03 2,0 Composição familiar2 Entre 02 e 04 118 78,7 Entre 04 e 06 > 06 1Em salário mínimo; 2Número de pessoas.
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Tabela 2 - Hábitos e preferência do consumidor de carne bovina em Guanambi - BA e Microrregião Variável Nº (%) Consumo (vezes/semana) Uma vez 21 14,0 Entre 02 e 03 53 35,3 Entre 03 e 05 20 13,3 Todos os dias 57 38,0 Consumo (kg/semana) 01 a 03 119 79,3 03 a 05 28 18,7 > 05 04 2,7 Corte cárneo Carne 1ª 117 78,0 Carne 2ª 22 14,7 Carne 3ª 06 4,0 Carne com osso 05 3,3 Outros 01 0,7
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Figura 1 - Perfil do consumidor na aquisição da carne comprada e consumida (%)
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Figura 2 - Fatores que influenciam o consumidor na escolha do produto cárneo (%)
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Figura 3 - Características sensoriais observadas pelo consumidor no momento da compra e do consumo da carne bovina após seu cozimento (%)
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Figura 4 - Cotação da carne bovina (R$/kg) durante o período experimental e coleta de dados
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CONCLUSÕES Dentre as características sensoriais analisadas, as que indicam um melhor estado aparente e qualidade do produto, como a cor e a firmeza, obtiveram destaque na preferência do consumidor, assim como as características que garantem um consumo mais satisfatório como a aparência e o sabor.
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CONCLUSÕES Conclui-se, portanto, estar havendo um processo de mudança no perfil do consumidor indicando uma maior preocupação com a qualidade do produto e sua segurança durante a alimentação, colocando em primeiro lugar a satisfação de consumir, sua saúde e o seu bem estar.
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Faculdade Guanambi Clínica de Saúde ABC Orientador (a) [...]
AGRADECIMENTOS Faculdade Guanambi Clínica de Saúde ABC Orientador (a) [...]
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OBRIGADO (A)!!!
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