A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BERILOS FABIANA MÁRCIA DOS SANTOS JANAÍNE CRISLANE PEREIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BERILOS FABIANA MÁRCIA DOS SANTOS JANAÍNE CRISLANE PEREIRA"— Transcrição da apresentação:

1 BERILOS FABIANA MÁRCIA DOS SANTOS JANAÍNE CRISLANE PEREIRA
NILMA FIGUEIREDO João Monlevade, outubro de 2011.

2 SEMINÁRIO Berilos INTRODUÇÃO O nome berilo é de origem antiga, sendo derivado da palavra grega beryllos, que era aplicado para designar as gemas verdes (esmeraldas), muito apreciadas como pedras preciosas e valorizadas pela humanidade. O berilo é um mineral (ciclossilicato de berílio e alumínio) com fórmula quimica Be3Al2(SiO3)6. O tamanho dos cristais hexagonais de berilo variam desde minúsculo até a dimensão de alguns metros. O elemento químico berilo, um metal alcalino terroso, é obtido do minério de berilo. Uma das formas mais comuns na natureza é a esmeralda, uma pedra preciosa de cor característica verde. Os antigos escoceses a chamavam pedra do poder. As primeiras bolas de cristal eram feitas de berilo, mais tarde foram substituídas por cristal de rocha.

3 Berilos VARIEDADES DOS BERILOS
Algumas variedades do berilo são consideradas preciosas desde a pré-história. Pode-se encontrar as seguintes variedades deste mineral: O berilo verde, devido à presença de crômio e vanádio, conhecido por esmeralda; O berilo vermelho, esmeralda escarlate ou bixbite; .

4 VARIEDADES DOS BERILOS
O berilo azul ou água-marinha, devido a presença do ferro; A morganita, berilo rosa ou alaranjado devido ao manganês, ferro e titânio;

5 Berilos O amarelo-esverdeado ou heliodoro, devido a presença do manganês, ferro titânio. O berilo amarelo brilhante e límpido chamado berilo dourado ou berilo amarelo; O berilo incolor, chamado gochenita

6 Berilos OCORRÊNCIAS DO BERILO Pegmatitos graníticos;
Micaxistos nos Montes Urais; Associado a depósitos de minérios de estanho e tungstênio; Europa como na Áustria, Alemanha, Irlanda, Portugal e outros, o berilo é encontrado também em várias regiões da África, como Madagascar (especialmente morganita) e Transvaal (esmeraldas), e também na América do Sul, como no Brasil (Minas Gerais) e Colômbia, a qual possui a mais famosa fonte de esmeraldas no mundo onde o berilo pode ser excepcionalmente encontrado em calcários.

7 Berilos DEPOSITOS DE BERILOS
Jazimentos de tufos vulcânicos pliocênicos alterados por hidrotermalismo; Os pegmatitos graníticos.

8 Berilos RESERVAS DE BERILOS
Reservas Brasileiras – Minas Gerais, Rio de Janeiro,Espirito Santo, Bahia e Ceara. Reservas Internacionais- China, Rússia e o Cazaquistão .

9 PRODUÇÃO E CONSUMO DE BERILO
Berilos PRODUÇÃO E CONSUMO DE BERILO Ocorreu na Segunda Guerra Mundial; A sua exploração abrangeu principalmente, a região Nordeste, englobando os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia e o nordeste de Minas Gerais; A produção de concentrado de berilo industrial foi registrada a partir dos anos de 1942, 1943 e 1944; A partir do inicio da década de 1950; Na década de 1980 e início de 1990; A partir de meados da década de 1990.

10 Berilos APLICAÇÕES DO BERILO Bombas e pilhas atômicas;
Ligas com o cobre. Aço

11 Berilos BENEFICIAMENTO
Em regra geral, são aplicados métodos de lavra a céu aberto, fatiando o corpo mineral em níveis horizontais, verticalmente eqüidistantes de acordo com a sua profundidade, aproveitando-se o desnível topográfico para acessar o pegmatito mediante cortes transversais na encaixante. A explotação é desenvolvida ao longo da zona mineralizada, avançando o desmonte em bancadas longitudinais ao corpo. No caso de lavra subterrânea, desenvolve-se túnel ou poço na encaixante para acessar o pegmatito, abrindo-se galerias ao longo do comprimento do corpo, de onde se bifurcam levantes, aproveitando a gravidade para operar o desmonte.

12 Berilos LAPIDAÇÃO Lapidar é cortar a superfície de uma gema em diversas faces planas conhecidas como facetas. Esta técnica requer uma grande experiência do artesão ou lapidador, cujo objetivo é mostrar as melhores características das gemas, levando em conta sua cor, clareza e peso. LAPIDAÇÃO DA ESMERALDA Devido a sua sensibilidade a pancadas foi desenvolvida para a esmeralda uma lapidação em degraus (lapidação esmeralda), na qual os quatro ângulos agudos são cortados e facetados, de maneira que a gema fique menos vulnerável às batidas.

13 Berilos CONCLUSÃO Diversas variedades coloridas de berilo são utilizadas como gema. Berilo de um “verde profundo” é denominado esmeralda; berilo de cor azul é denominado água marinha. Os berilos de outras cores são denominados heliodoro, morganita, goshenita, etc. o nome berilo tem sua origem na Índia e sempre esteve associado a essas gemas. Não existe uma definição aceita por todos para o termo gema, porém há um denominador comum, todas as gemas tem algo especial, alguma beleza em torno delas. Algumas gemas são raras e belas devido a cor, a um fenômeno óptico exclusivo, brilho diferenciado ou raridade. Outras são especiais devido a sua dureza ou inclusões exclusivas.

14 Vídeo sobre a esmeralda.
Berilos Vídeo sobre a esmeralda.

15 Referências REFERÊNCIAS
SCHUMANN, Walter. Gemas do Mundo, 9. ed. Ampl. e atual. – São Paulo : Disal, 2006. Disponível em: < Acesso 1810/2011 às 14:26.


Carregar ppt "BERILOS FABIANA MÁRCIA DOS SANTOS JANAÍNE CRISLANE PEREIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google