A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO Hipótese: A análise de jogo é utilizada apenas para análise técnica individual. Objetivo: Verificar se a análise de jogo trata-se apenas de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO Hipótese: A análise de jogo é utilizada apenas para análise técnica individual. Objetivo: Verificar se a análise de jogo trata-se apenas de."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO Hipótese: A análise de jogo é utilizada apenas para análise técnica individual. Objetivo: Verificar se a análise de jogo trata-se apenas de análise técnica individual.

2 REVISÃO DE LITERATURA O termo análise de jogo refere-se ao estudo de competições esportivas por meio da observação do comportamento de atletas e equipes, tendo emergido como produto da especialização e aplicação das áreas de conhecimento relacionadas ao esporte (Garganta, 2001).

3 De acordo com Garganta (2001), nos primórdios as observações realizavam-se ao vivo, eram assistemáticas e subjetivas, impressionistas. Os registros dos comportamentos dos atletas e das equipes eram realizados a partir da técnica denominada “papel e lápis”, com recurso à notação manual.

4 Mais recentemente, a profissionalização das práticas de alta competição, os meios financeiros disponíveis e a utilização do desporto como terreno de aplicação da tecnologia suscitaram novas investigações, o que conduziu a que a informática, ao substituir as técnicas manuais, tenha permitido uma maior e mais rápida recolha de informação, bem como um acesso mais rápido aos dados disponíveis (Grosgeorge, 1990).

5 Garganta (2001), refez o percurso histórico da análise de jogo. Análisar a distância percorrida;Análisar a distância percorrida; Quantificar os comportamentos técnicos;Quantificar os comportamentos técnicos; Analisar o comportamento técnico-tático em relação ao adversário.Analisar o comportamento técnico-tático em relação ao adversário. Riera (1995), salienta a importância da tática ao afirmar que ela é o elemento central dos esportes de oposição.

6 As informações fornecidas por estudos em análise de jogo têm servido como subsídio para avaliação do desempenho de atletas e equipes e, também para os treinamentos pelos quais estes passam como preparação para as competições. A análise de jogo já pode ser considerada como uma área de pesquisa (Cillo, 2003).

7 CONCLUSÃO Através da presente pesquisa é possível concluir que a análise de jogo hoje em dia não busca apenas quantificar as ações técnicas individuais, como ocorria há alguns anos atrás. Através da presente pesquisa é possível concluir que a análise de jogo hoje em dia não busca apenas quantificar as ações técnicas individuais, como ocorria há alguns anos atrás. Se por um lado, a divisão técnico-tática já foi importante para a área do esporte, atualmente esta separação parece arbitrária e causadora de certa confusão.

8 É como se houvessem dois homens a serem treinados: um orgânico, apto ao treinamento motor da técnica e, outro mental, apto ao pensamento tático. Por isso, atualmente, a análise de jogo avalia o comportamento técnico-tático em relação ao ambiente, ou seja, como o atleta aplica sua habilidade técnica em relação a seus companheiros e ao adversário.

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Buceta, J.M. (1998) Psicologia Del entrenamiento deportivo. Madri : E. Dykinson. Cillo, E.N.P. (2000) Análise do comportamento aplicada ao esporte: a contribuição do behaviorismo radical. Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. Casa do psicólogo, São Paulo, 87-100. Cillo, E. N.P. (2003) Análise de Jogo como fonte de dados para a intervenção em Psicologia do Esporte. Psicologia do Esporte Aplicada. Casa do Psicólogo, São Paulo/SP. Garganta, J. (1997). Analisar o jogo nos jogos desportivos coletivos. Revista Horizonte, XIV, 83, 7-14. Garganta, J. (2001). A análise da performance nos jogos desportivos: revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 1(1): 57-64. Greco, P.J. (1998). Da capacidade de jogo ao treinamento tático: o treinamento tático. Em Iniciação Esportiva Universal: metodologia de iniciação esportiva na escola e no clube. Ed. UFMG, Belo Horizonte/MG, 77-91. Greco, P.J. e Chagas, M.H. (1992). Considerações teóricas da tática nos jogos esportivos coletivos. Revista Paulista de Educação Física, 6(2), julho/dezembro, 47-58. Martin, G.L. (2001). Consultoria em psicologia do esporte: orientações práticas em Análise do Comportamento. Noreen Campbell de Aguirre (tradução), IAC, Campinas, 01-08. Riera, J.R. (1995). Análisis de la táctica deportiva. Apunts: Educacón Física y Deportes, 40, 47-60.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO Hipótese: A análise de jogo é utilizada apenas para análise técnica individual. Objetivo: Verificar se a análise de jogo trata-se apenas de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google