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Sociologia da Comunicação Profa. Carol Casali Comunicação e Espetáculo.

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Apresentação em tema: "Sociologia da Comunicação Profa. Carol Casali Comunicação e Espetáculo."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia da Comunicação Profa. Carol Casali Comunicação e Espetáculo

2 Lógica Discursiva Midiática mídia como mediadora de discursos; mercado discursivo inserida na lógica do mercado discursivo; logo, a mídia é definida também pela lógica das mercadorias, em que importa mais a quantidade (em termos de valores) que a qualidade.

3 Sociedade do Espetáculo – Guy Debord Guy Debord (filósofo, cineasta e ativista francês) diz que o homem, na lógica do capitalismo, é conduzido ao consumo alienado, como dever suplementar à produção alienada.

4 Sociedade do Espetáculo “toda a vida nas quais reinam as condições modernas de produção se anuncia como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era diretamente vivido se afastou numa representação” Guy Debord (1967).

5 O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas um forma de relação social entre as pessoas, mediada pela imagem. O ESPETÁCULO

6 A realidade é vivida no REINO DAS IMAGENS E não no plano da própria realidade.

7 mundo movido pelas aparências os indivíduos abdicam da dura realidade dos acontecimentos da vida e passam a viver em um mundo movido pelas aparências e pelo consumo permanente de fatos, notícias, produtos e mercadorias, SOB A MEDIAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA. REINO DAS IMAGENS

8 Sociedade do Espetáculo A SOCIEDADE PREFERE: IMAGEM/REPRESENTAÇÃO ao realismo concreto APARÊNCIA ao ser ILUSÃO à realidade IMOBILIDADE à atividade de pensar e reagir com dinamismo Assim, o homem é levado à PASSIVIDADE.

9 Show de Truman A vida de Truman é vista como espetáculo não por ser um conjunto de quadros/imagens, mas porque sua relação com os outros era mediada por imagens.

10 O consumo transmite uma sensação de permanente aventura, felicidade, grandiosidade e ousadia - FETICHISMO DA MERCADORIA, quando a felicidade liga-se ao consumo. O CONSUMO

11 o espetáculo se constitui na realidade e a realidade no espetáculo. Já não existe limite definido para as coisas. o homem passa a viver uma vida sonhada e idealizada, na qual a ficção mistura-se à realidade e vice-versa. IMPLICAÇÕES DO ESPÉTÁCULO

12 exemplo disso é o efeito-sanduíche realidade-ficção-realidade, pelo qual os jornais (reino da realidade) se organizam como melodramas (reino da ficção) e as novelas (reino da ficção) vão se alimentar no reino da realidade. IMPLICAÇÕES DO ESPÉTÁCULO

13 Tem verdade e validade tudo aquilo que foi noticiado; Se a mídia não noticiou, não teve registro imagético, logo, as pessoas tornam-se céticas quanto à veracidade da informação. Desinformação da sociedade IMPLICAÇÕES DO ESPÉTÁCULO

14 Novo tipo de informação que contém certa parte da verdade, usada de forma manipulatória; Desinformação como “mau uso da verdade”. Desaparecimento de critérios de verdade e validade. DESINFORMAÇÃO DA SOCIEDADE

15 Futebol do Brasil: Futebol do Brasil: o espetáculo maquiando crises políticas, econômicas e a miséria social. Brasil pós-1964, com slogans e lemas político- propagandísticos como “Brasil, ame-o ou deixe-o”, reproduzidos nas rádios e TVs, os militares silenciavam as atrocidades cometidas. ESPETÁCULO CONCENTRADO

16 superprodução de mercadorias em marcas variáveis induz e garante um aparente “poder de escolha” Em regimes democráticos, a superprodução de mercadorias em marcas variáveis induz e garante um aparente “poder de escolha”, fazendo com que os indivíduos vivam num reino falso da liberdade de escolha. ESPETÁCULO DIFUSO


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