Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAmália Ruth Castro Lobo Alterado mais de 8 anos atrás
1
Usuários com baixo letramento e surdos Dois estudos de caso na Índia Projeto Animação Gráfica no Brasil Julio Valsesia, Luciana Faria, Martha Bambini MO 622 – Agosto 2007
2
Optimal Audio-Visual Representations for Illiterate Users of Computers Escolha do domínio: admitir representação visual, informação não usual, significado universal, complexidade cognitiva e visual = sintomas de doenças Design group (20 indivíduos) para “criar” a representação gestual dos sintomas (modelos em papel e mímica)
3
Consistência nas representações Vídeos de curta duração (13,5 seg) das performances; Foto: extrato de uma imagem-chave do filme para representar o sintoma; Animação: esquetes de desenho animado evidenciando os elementos visuais que descrevem o sintoma; Desenho: desenho representando a foto; Texto: escrito na linguagem local.
4
Sintoma Desenho Foto Texto Vídeo Animação Matriz das 5 representações visuais de um sintoma de doença
5
Experimento: 200 indivíduos não-letrados identificaram representações de sintomas As 5 representações associadas ao áudio tiveram menor tempo de resposta; O reconhecimento mais exato foi o de desenhos à mão acompanhados de áudio; Entre os casos sem áudio, a animação foi a que teve reconhecimento mais acurado; Resultados qualitativos: –A informação mais rica nem sempre é a mais clara; –Contexto/ informação agregada; –Questões sócio-econômicas; –Dificuldade na coordenação audio-visual.
6
Tamil Market: A Spoken Dialog System for Rural India Tamil Nadu: 50/60% iletrados; Spoken Dialog Sistem para preços de colheitas, tempo e técnicas de coleta de água de chuva; Sistema simples, que não requer treinamento exaustivo ou memorização de ícones;
7
Tamil Market: A Spoken Dialog System for Rural India Comandos significativos e relevantes na linguagem local: sim e não, reduzindo complexidade de reconhecimento; Testes com 13 usuários, apenas 3 iletrados (10,6 anos de escolaridade média, idades entre 28 e 60 anos); Usuários valorizam acurácia e tempo de interação (3 minutos); Erros: em geral quando usuário dá respostas diferentes de sim e não, ou falta de input, ou na entrada do CEP. Potencial para utilização de sistemas de voz para aumentar o acesso a TI a fim de incluir usuários de regiões em desenvolvimento.
8
Projeto de Computação Gráfica Objetivo:Transformar a Notação – Libras em uma animação Real Time Libra; Criar uma engine de animação 3D da Notação Libra; Usar essa engine em outras aplicações ; Estender a aplicação baseado em texto para reconhecimento de voz.
9
Referências Plaunché, M. Prabaker, M. Tamil market: a spoken dialog system for rural India Conference on Human Factors in Computing Systems Montréal, Québec, Canada, ACM Press, NY, 2006. Medhi, I., Prasad, A., Toyana, K. Optimal audio- visual representations for illiterate users of computers. WWW 2007 ACM Press, NY, 2007.WWW 2007 Barrera, B. C, Araújo,L.A. Projeto Computação Gráfica. http://www.acessobrasil.org.br/cal3d/ProjetoCompGr af.pdf
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.