A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autores: Diego Glemerson de Lima e Silva;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autores: Diego Glemerson de Lima e Silva;"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM AMBIENTE COSTEIRO: O CASO DA PRAIA DE BARRA DE MAXARANGUAPE/RN.
Autores: Diego Glemerson de Lima e Silva; Marcelo Barbosa do Nascimento. Professor Orientador: João Correia Saraiva Junior.

2 Estruturação do Trabalho
Introdução; Caracterização dos componentes geoambientais do município de Maxaranguape/RN; Entre a teoria, a prática e o aparato legislativo que trata sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos; Resultados e discussões; Conclusões;

3 Objetivos Específicos:
Justificativa: Perante o quadro deficitário do tratamento adequado dos resíduos sólidos em território brasileiro veio a preocupação de saber como se caracteriza essa situação nos ambientes costeiros. Objetivo Geral: Analisar como se caracteriza o sistema de gestão dos resíduos sólidos no município de Maxaranguape. Objetivos Específicos: investigar como é feita a coleta do lixo da área em análise; verificar junto à comunidade residente na região litorânea a importância do manejo e destinação correta do lixo produzido. Constatar que medidas as autoridades publicas responsáveis viera a implementar para tratamento dos resíduos sólidos coletados no município. Metodologia Utilizada: Revisão Bibliográfica; Estudo de caso (visita in loco); Entrevista semiestruturada;

4 Localização da área de estudo.
O Município de Maxaranguape está localizado na microrregião do Litoral Nordeste do Rio Grande do Norte, distante cerca de 54 km da capital do Estado Natal. O acesso a esse município se dá tanto pela BR – 101 como pela Rodovia Estadual – 160. Fonte: Adaptado do Instituto Virtual do Turismo, 2014.

5 Caracterização dos componentes Geoambientais do município de Maxaranguape/RN
Geologicamente, o município de Maxaranguape tem suas terras inseridas em terrenos sedimentares modelados em dunas, falésias, praias , planícies fluviais e planície fluviomarinha. No que diz respeito à cobertura Pedológica do município se encontra caracterizado a presença na ordem de Latossolos, Neossolos (solos aluviais) e Solos Indiscriminados de Mangue. Foto: Reginaldo Diniz, 2014.

6 Entre a teoria, a prática e o aparato legislativo que trata sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos; Segundo Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 2004, os resíduos sólidos são todos os resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e varrição. Em concordância com Bidone e Povinelle (1999), há três métodos de destinação final do lixo em grande quantidade no solo, são eles o lixão, o aterro controlado e aterro sanitário. Perante a complexidade do tratamento correto dos resíduos sólidos, torna-se imprescindível que as autoridades competentes juntamente com a população venham a adotar mecanismos que possibilitem menores danos possíveis ao meio ambiente. Isso é viabilizado através da Lei de 1999, que trata sobre a educação ambiental no território nacional. E a consonância de ações executivas no tratamento dos resíduos sólidos de cada município, pode ser viabilizado através da Lei de 2010 que trata sobre os princípios, instrumentos e diretrizes relativas à gestão integrada entre os entes federativos no que tange ao gerenciamento de resíduos sólidos produzidos pela a sociedade (BRASIL, 2010).

7 Resultados e discussões
Através dos dados levantados foi possível constatar que a praia de Barra de Maxaranguepe sofre constante degradação devido a deposição de forma irregular em sua faixa. Esse quadro se agrava pelo fato de a faixa litorânea não contar com lixeiras de coleta seletiva em, nem mesmo nas ruas da cidade. Não dispõem ainda de saneamento básico, visto que parte da água servida é lançada diretamente em esgoto a céu aberto e devido topografia local esses resíduos sólidos alcançam a faixa de praia e ao rio Maxaranguape. Foto: Acervo pessoal dos autores, 2014.

8 Resultados e discussões
Segundo relato de um artesão entrevistado existem duas iniciativas tomadas pela a gestão municipal para tentar amenizar a problemática do lixo produzido pela a população. O primeiro trata sobre o oferecimento de curso junto aos moradores, principalmente aos artesões, que viabilize a reciclagem dos resíduos gerados na região costeira. O segundo refere ao Programa Praia Limpa.

9 Resultados e Discussões
Entretanto, essas ações são pontuais. Pois, para a efetivação conjunta só será possível estas ações só serão viáveis a partir do momento em que os responsáveis pela resolução do problema, os gestores públicos, abracem de fato a causa. Estabelecendo meios que possibilitem o cumprimento da Lei /2010 estabelecendo as diretrizes de implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Entrevista realizada junto ao Secretario de Meio Ambiente do município. Contratação de empresa especializada em coleta, destinação e tratamento de resíduos sólidos Oferecer cursos “profissionalizantes” a população. Disponibilizar coletores de lixo na orla da praia e no centro da cidade.

10 Conclusões A partir dos dados levantados chegamos à conclusão que o gerenciamento da coleta e destinação final dos resíduos sólidos produzidos pela população do município de Maxaranguape não foge à infeliz realidade do desenvolvimento histórico das cidades brasileiras acerca da má gestão dos resíduos sólidos. Todos os malefícios acarretados pelo tratamento incorreto dos resíduos sólidos, ainda são tratados como assuntos secundários por parte do poder público, isso é evidenciado a partir do momento em que grande parte dos municípios de nosso país ainda não implementaram a Lei /2010. Infelizmente esse quadro poderá a se efetivar por vários anos, desde que não haja ações conjuntas entre a população do município e os gestores públicos. Ações que permitam a implementação do gerenciamento e tratamento adequado dos resíduos sólidos produzidos por estes. Assim, poderar-se proporcionar melhor qualidade de vida para os habitantes dessa cidade e menor degradação ao meio ambiente.

11 Referências ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR – Resíduos Sólidos – Classificação. São Paulo, p.1. BRASIL, República Federativa do. Lei n de abril de Dispõe sobre a educação ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, 1999. _______. Lei, Nº Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, 2010. BIDONE, Francisco Ricardo Andrade; POVINELLE, Jurandyr. Conceitos básicos de resíduos sólidos. São Carlos: EESC/USP, 1999. EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sistema brasileiro de classificação de solos. Rio de Janeiro, 1999. FELIPE, J. L. A.; CARVALHO, E. A.de. Atlas Escolar Do Rio Grande do Norte. João Pessoa: Grafset, p. 128. IDEMA- Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte. Perfil do município de Maxaranguape. Natal: SEMARH, 2008. IDEMA – Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte. Perfil do seu município: Maxaranguape. Natal: SEMARH, Disponível em: < Acesso em: 22 jul NEDER, Lúcia de Toledo Câmara. Reciclagem de resíduos sólidos de origem domiciliar: análise de implantação e da evolução de programas institucionais de coleta seletiva em alguns municípios brasileiros. In: VEIGA, José Eli da (Org.). Ciência Ambiental: primeiros mestrados. São Paulo: Annablume: FAPESP, p SEMARH - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Relatório Síntese: Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Norte - PEGIRS/ RN. Natal: SEMARH, p


Carregar ppt "Autores: Diego Glemerson de Lima e Silva;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google