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AUDITORIA OPERACIONAL NA GESTÃO DA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM PINHALÃO/PR (2011-2012)

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Apresentação em tema: "AUDITORIA OPERACIONAL NA GESTÃO DA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM PINHALÃO/PR (2011-2012)"— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORIA OPERACIONAL NA GESTÃO DA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM PINHALÃO/PR ( )

2 EQUIPE DA UENP – CAMPUS LUIZ MENEGHEL/BANDEIRANTES COORDENADOR: Prof. ROGÉRIO MACEDO ORIENTADOR: Prof. MAURO JANUÁRIO • JÉSSICA (SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) • VANESSA (SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) • RODOLFO (ENFERMAGEM) • NATHAN (ENFERMAGEM) • PABLO (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) • PRISCILA (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) • LUIZA (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) • YURI (AGRONOMIA) • ERIC (AGRONOMIA)

3 Pinhalão integra, junto com outras 28 cidades, o Programa Territórios da Cidadania/ Norte Pioneiro. ÁREA: 260 Km2. POPULAÇÃO: hab. (Censo 2010) Pinhalão integra, junto com outras 28 cidades, o Programa Territórios da Cidadania/ Norte Pioneiro. ÁREA: 260 Km2. POPULAÇÃO: hab. (Censo 2010)

4 ROTINA DAS ATIVIDADES DA EQUIPE (out/2011 –jun/2012) • ROTINA DAS DIVERSAS ATIVIDADES DO PAF: • PRIMEIRO ENCONTRO SEMANAL: DISCUSSÃO E DISTRIBUIÇÃO DA TAREFA DESIGNADA PELO TCE. • SEGUNDO ENCONTRO SEMANAL: OS TRABALHOS ERAM UNIDOS, EQUALIZADOS E VALIDADOS POR TODA A EQUIPE. • EM DEZ/2011: VALIADAÇÃO DA MATRIZ DE PLANEJAMENTO COM O PAINEL DE REFERÊNCIA. • ENTRE JAN E FEV/2012 DESENVOLVIMENTO DOS INSTRUMENTOS DE COLETA E DEFINIÇÃO DAS AMOSTRAS • QUESTIONÁRIO DA POPULAÇÃO VALIDADO POR MEIO DE TESTE PILOTO COM 27 PESSOAS

5 OBJETIVO DA AUDITORIA • Investigar • as condições da gestão pública dos resíduos sólidos urbanos em Pinhalão. • Verificar • a eficácia do planejamento dos recursos; • as ações de educação socioambiental; • a contribuição para a redução dos índices de poluição do Município.

6 QUESTÕES DA AUDITORIA (PINHALÃO/PR) QUESTÃO 1. Em que medida o planejamento anual da gestão de recursos destinados à coleta, do Município de Pinhalão, atende as demandas da população, bem como a legislação vigente? QUESTÃO 2. De que forma o Município tem implementado e monitorado os efeitos de ações de educação socioambiental relacionadas à coleta adequada dos resíduos sólidos urbanos? QUESTÃO 3. Em que medida o adequado tratamento (coleta e destinação) à deposição disposição de resíduos sólidos contribui para a redução dos índices de poluição apurados?

7 PESQUISA DE CAMPO (PINHALÃO/PR) (realizada em 31/mar/2012, sábado) QUESTIONÁRIOS DA POPULAÇÃO • 152 questionários aplicados • Distribuição: * 25% (38) com abordagem aleatória no centro da cidade. * 75% (114) em casas nos bairros (uma casa por face de quarteirão). Perfil dos entrevistados * 61% com mulheres • 60% com idade entre 25 e 60 anos. * 40% com Ensino Médio completo.

8 DESTAQUES DOS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS COM OS MORADORES (PINHALÃO/PR) QUESTÃO: Em seu Bairro há Associação de Moradores? QUESTÃO: Como você avalia a distribuição de lixeiras pela cidade?

9 DESTAQUES DOS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS COM OS MORADORES (PINHALÃO/PR) QUESTÃO: Como você avalia o serviço de coleta do lixo realizado em Pinhalão? QUESTÃO: Como você avalia a coleta do lixo proveniente de poda e varrição das ruas?

10 ACHADOS E RECOMENDAÇÕES (PINHALÃO/PR) 1) Falta de estruturação do plano municipal de gestão integrado de resíduos sólidos urbanos • RECOMENDAÇÕES: a) Elaborar o referido Plano; b) Prever na Lei Orçamentária Anual os valores e fontes para os projetos; c) Programar projetos no âmbito socio-ambiental 2)Ausência de treinamento e capacitação e falta de distribuição de EPI’s aos servidores que atuam na poda e varrição. • RECOMENDAÇÕES: a)Adotar a prática de capacitação para os servidores da poda e varrição; b)Aquisição de EPI´s e treinamento para o seu uso

11 ANÁLISE DOS COMENTÁRIOS DO GESTOR 3)Ausência de metodologia estruturada para a aquisição e distribuição de lixeiras. • RECOMENDAÇÕES: a) Planejar a aquisição de lixeiras e a sua melhor distribuição na cidade; b) Implantar metodologia para a limpeza e disposição dos locais inapropriados e sinalizar tais locais. 4) Não realização da coleta de lixo conforme a periodicidade estabelecida em contrato pela empresa terceirizada. • RECOMENDAÇÃO: Fiscalizar a prestação de serviço ou adequá-lo à demanda atual do município.

12 ANÁLISE DOS COMENTÁRIOS DO GESTOR Em 03/07/12 houve a manifestação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente acerca dos achados: • O município está elaborando seu Plano municipal de gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos de maneira planejada, com validação de representantes de diversos segmentos da sociedade e Ministério Publico, pretendendo atender ao prazo legal. • Quanto à poda e varrição, constatou necessidade da contratação de terceiros, onde esta sendo estudada possibilidade de um trabalho em conjunto com a cooperativa municipal. • Quanto a ausência de lixeiras publicas, já foi identificado às necessidades e estabelecido às metas para atendimento da demanda.

13 ANÁLISE DOS COMENTÁRIOS DO GESTOR • Quanto a não realização da coleta de lixo conforme a periodicidade estabelecida em contrato, o município declara que a empresa contratada realiza trabalho de coleta de resíduo domiciliar 3 (três) vezes por semana no perímetro urbano e 2 (duas) vezes por semana na sede do Distrito da Lavrinha. • De qualquer forma, tendo em vista os resultados das pesquisas em campo, a equipe reitera a recomendação de Fiscalizar a prestação de serviço e/ou adequá-la à demanda atual do município.


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