A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQUIPE DA UENP – CAMPUS LUIZ MENEGHEL/BANDEIRANTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQUIPE DA UENP – CAMPUS LUIZ MENEGHEL/BANDEIRANTES"— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORIA OPERACIONAL NA GESTÃO DA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM PINHALÃO/PR (2011-2012)

2 EQUIPE DA UENP – CAMPUS LUIZ MENEGHEL/BANDEIRANTES
COORDENADOR: Prof. ROGÉRIO MACEDO ORIENTADOR: Prof. MAURO JANUÁRIO JÉSSICA (SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) VANESSA (SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) RODOLFO (ENFERMAGEM) NATHAN (ENFERMAGEM) PABLO (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) PRISCILA (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) LUIZA (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) YURI (AGRONOMIA) ERIC (AGRONOMIA)

3 Pinhalão integra, junto com outras 28 cidades, o Programa Territórios da Cidadania/ Norte Pioneiro.
ÁREA: 260 Km2. POPULAÇÃO: hab. (Censo 2010)

4 ROTINA DAS ATIVIDADES DA EQUIPE (out/2011 –jun/2012)
ROTINA DAS DIVERSAS ATIVIDADES DO PAF: PRIMEIRO ENCONTRO SEMANAL: DISCUSSÃO E DISTRIBUIÇÃO DA TAREFA DESIGNADA PELO TCE. SEGUNDO ENCONTRO SEMANAL: OS TRABALHOS ERAM UNIDOS, EQUALIZADOS E VALIDADOS POR TODA A EQUIPE. EM DEZ/2011: VALIADAÇÃO DA MATRIZ DE PLANEJAMENTO COM O PAINEL DE REFERÊNCIA. ENTRE JAN E FEV/2012 DESENVOLVIMENTO DOS INSTRUMENTOS DE COLETA E DEFINIÇÃO DAS AMOSTRAS QUESTIONÁRIO DA POPULAÇÃO VALIDADO POR MEIO DE TESTE PILOTO COM 27 PESSOAS

5 OBJETIVO DA AUDITORIA Investigar
as condições da gestão pública dos resíduos sólidos urbanos em Pinhalão. Verificar a eficácia do planejamento dos recursos; as ações de educação socioambiental; a contribuição para a redução dos índices de poluição do Município.

6 QUESTÕES DA AUDITORIA (PINHALÃO/PR)
QUESTÃO 1. Em que medida o planejamento anual da gestão de recursos destinados à coleta, do Município de Pinhalão, atende as demandas da população, bem como a legislação vigente? QUESTÃO 2. De que forma o Município tem implementado e monitorado os efeitos de ações de educação socioambiental relacionadas à coleta adequada dos resíduos sólidos urbanos? QUESTÃO 3. Em que medida o adequado tratamento (coleta e destinação) à deposição disposição de resíduos sólidos contribui para a redução dos índices de poluição apurados?

7 PESQUISA DE CAMPO (PINHALÃO/PR) (realizada em 31/mar/2012, sábado)
QUESTIONÁRIOS DA POPULAÇÃO Perfil dos entrevistados * 61% com mulheres 60% com idade entre 25 e 60 anos. * 40% com Ensino Médio completo. 152 questionários aplicados Distribuição: * 25% (38) com abordagem aleatória no centro da cidade. * 75% (114) em casas nos bairros (uma casa por face de quarteirão).

8 DESTAQUES DOS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS COM OS MORADORES (PINHALÃO/PR)
QUESTÃO: Em seu Bairro há Associação de Moradores? QUESTÃO: Como você avalia a distribuição de lixeiras pela cidade?

9 DESTAQUES DOS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS COM OS MORADORES (PINHALÃO/PR)
QUESTÃO: Como você avalia o serviço de coleta do lixo realizado em Pinhalão? QUESTÃO: Como você avalia a coleta do lixo proveniente de poda e varrição das ruas?

10 ACHADOS E RECOMENDAÇÕES (PINHALÃO/PR)
1) Falta de estruturação do plano municipal de gestão integrado de resíduos sólidos urbanos 2)Ausência de treinamento e capacitação e falta de distribuição de EPI’s aos servidores que atuam na poda e varrição. RECOMENDAÇÕES: Adotar a prática de capacitação para os servidores da poda e varrição; Aquisição de EPI´s e treinamento para o seu uso RECOMENDAÇÕES: a) Elaborar o referido Plano; b) Prever na Lei Orçamentária Anual os valores e fontes para os projetos; c) Programar projetos no âmbito socio-ambiental

11 ANÁLISE DOS COMENTÁRIOS DO GESTOR
4) Não realização da coleta de lixo conforme a periodicidade estabelecida em contrato pela empresa terceirizada. 3)Ausência de metodologia estruturada para a aquisição e distribuição de lixeiras. RECOMENDAÇÃO: Fiscalizar a prestação de serviço ou adequá-lo à demanda atual do município. RECOMENDAÇÕES: a) Planejar a aquisição de lixeiras e a sua melhor distribuição na cidade; b) Implantar metodologia para a limpeza e disposição dos locais inapropriados e sinalizar tais locais.

12 ANÁLISE DOS COMENTÁRIOS DO GESTOR
Em 03/07/12 houve a manifestação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente acerca dos achados: O município está elaborando seu Plano municipal de gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos de maneira planejada, com validação de representantes de diversos segmentos da sociedade e Ministério Publico, pretendendo atender ao prazo legal. Quanto à poda e varrição, constatou necessidade da contratação de terceiros, onde esta sendo estudada possibilidade de um trabalho em conjunto com a cooperativa municipal. Quanto a ausência de lixeiras publicas, já foi identificado às necessidades e estabelecido às metas para atendimento da demanda.

13 ANÁLISE DOS COMENTÁRIOS DO GESTOR
Quanto a não realização da coleta de lixo conforme a periodicidade estabelecida em contrato, o município declara que a empresa contratada realiza trabalho de coleta de resíduo domiciliar 3 (três) vezes por semana no perímetro urbano e 2 (duas) vezes por semana na sede do Distrito da Lavrinha. De qualquer forma, tendo em vista os resultados das pesquisas em campo, a equipe reitera a recomendação de Fiscalizar a prestação de serviço e/ou adequá-la à demanda atual do município.


Carregar ppt "EQUIPE DA UENP – CAMPUS LUIZ MENEGHEL/BANDEIRANTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google