A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO Meio Ambiente e Segurança do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO Meio Ambiente e Segurança do Trabalho

2 Grupo composto por: Aline Batista01 Alexsandro Martins39 Camila Marques04 Marcelo Henrique24 Sergio Sampaio31 Wesley Silva37

3 Introdução Lixo Doméstico Destino ao Lixo Reciclagem Aterro Sanitário Aterro Controlado Lixão

4 Alex

5 Lixo Doméstico Diariamente, em nossas casas geramos lixo doméstico para o meio ambiente. O lixo doméstico é caracterizado por restos de alimentos, materiais plásticos, produtos de higiene pessoal, óleo de cozinha, embalagens, folhas de quintal, entre outros. Algumas cidades já possuem coleta específica para o lixo orgânico e inorgânico despojado pelos lares, mas, na maioria dos casos, tratar o lixo doméstico ainda é um grande desafio.

6 Lixo Doméstico Consumismo

7 Lixo Doméstico Segundo dados do IBGE no ano de cerca de 228 mil toneladas de lixo eram produzidas no Brasil.

8 Sergio

9 Destino ao Lixo Para onde esta indo o nosso lixo?

10 Destino ao Lixo O lixo domestico deve ser tratado antes de ser descartado.

11 Destino ao Lixo Qual deve ser o destino correto do lixo domestico. Aterros sanitários Usinas de compostagem Reciclagem

12 Marcelo Henrique

13 Reciclagem O processo de reciclagem começa na seleção do lixo. Aproximadamente 2% do total, são destinadas à coleta seletiva

14 Reciclagem

15

16 Exemplos de Reciclagem Pneu:

17 Exemplos de Reciclagem Vidro:

18 Camila

19 O QUE É ATERRO SANITÁRIO Terreno preparado para receber adequadamente os resíduos sólidos sem prejudicar o meio ambiente ou a população local. Os aterros sanitários são o destino dos resíduos sólidos em 27% das cidades brasileiras. Número bem abaixo do que o País precisa, mas que aumentou nos últimos anos, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, do IBGE. Há uma década, esse mesmo estudo apontou que apenas 17% dos municípios descartavam o lixo em aterros.

20 O QUE É ATERRO SANITÁRIO

21 COMO É A PREPARAÇÃO DE UM ATERRO SANITÁRIO

22 Wesley

23 Aterro Controlado Área em fase intermediaria entre o lixão e o aterro sanitários. Antigo lixão que passa a receber preparação para tratar o lixo.

24 Preparação de Aterro Controlado Primeiro passo - Isolar a área de um antigo lixão; Segundo passo - Cria-se uma cobertura de terra com grama; Terceiro passo - Constroem-se chaminés; Quarto passo - Suas laterais são revestidas com um plástico. Muitos dos aterros controlados não apresentam a impermeabilização do terreno, nem tratamento do chorume e dos gases produzidos na decomposição do lixo.

25 Objetivo do Aterro Controlado O objetivo do aterro controlado não é prevenir a poluição e sim, minimizar os impactos ao meio ambiente. É uma forma de destinação de lixo inferior ao aterro sanitário e corre risco de interdição pela Cetesb após alguma ocorrência grave. Se não for bem feito, um aterro controlado pode se tornar um novo lixão.

26 Aterros Controlados

27

28 Aline

29 Lixões Área que recebe resíduos sólidos sem nenhuma preparação para evitar consequências ambientais negativas. Outra forma de destino do lixo é o lixão, ele é um local onde há uma inadequada disposição final de resíduos sólidos. Os resíduos lançados no lixão trazem muitos problemas a saúde publica. Chorume (Liquido de cor preta, mau cheiro e de elevado potencial poluidor) O melhor caminho para o lixo é a reciclagem.

30 Lixões

31

32 Bibliografia controlado.php controlado.php

33 Duvidas?


Carregar ppt "DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO Meio Ambiente e Segurança do Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google