A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica."— Transcrição da apresentação:

1 Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica

2 Cuidado com o plágio O plágio diz respeito ao ato de se apropriar de um pensamento, obra ou trabalho que não é de sua autoria. O plágio é crime, mesmo que sejam copiadas apenas partes das obras. Ao escrever um trabalho acadêmico, devemos seguir o padrão acadêmico e científico de escrita e por isso todas as ideias provenientes dos textos lidos devem ser referenciadas. Ou seja, neste trabalho não podemos escrever apenas sobre nossas opiniões, pois não se trata de um ensaio ou de uma redação. É preciso ter cuidado com a forma que você expõe o pensamento dos autores. Existem alguns modos de fazer referência ao pensamento dos autores: Citações diretas Citações indiretas (paráfrase)

3 Citações O TCC corresponde ao resultado de uma pesquisa, que pode ser de natureza bibliográfica ou que também exige, além da pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo; O caráter científico do texto é confirmado, então, por meio do uso de citações; ou seja, a cientificidade do TCC é verificada pelo esforço em mencionar as fontes consultadas; As citações podem ser feitas de duas formas: Textualmente: citação literal, direta, isto é, cópia fiel do texto do autor referenciado; Paráfrase: citação indireta, em que se mantém o pensamento do autor, sem fazer uso de suas palavras literalmente;

4 Citações indiretas (paráfrase) No caso das citações indiretas, em forma de paráfrase, é necessário mencionar apenas o nome do autor e o ano de publicação da obra (sem citar a página), sem o uso de aspas, como nos exemplos a seguir: Nessa perspectiva, no processo de alfabetização deve ser levada em consideração uma leitura anterior do mundo (FREIRE, 1988). Ao invés de uma visão pessimista do futuro da democracia, Bobbio (2000) argumenta que os obstáculos mencionados não foram suficientes para transformar regimes democráticos em autocráticos.

5 Citações diretas (literais) Neste caso, deve ser observado que se as citações forem curtas, isto é, se tiverem até 3,5 linhas, deve-se manter a citação no corpo do texto, mencionando o nome do autor, ano de publicação e a página de onde foi extraído o fragmento de texto, como no exemplo a seguir: Com a democratização e o acesso ao ensino, Enguita (1998, p. 18) destaca que “[...] a escola deu passos de gigantes em sua universalização, falando em termos quantitativos, chegando a incluir todos os grupos sociais, sem exceção, ainda que não totalmente sem distinção”.

6 Citações diretas (literais) - Continuação Se a citação literal tiver mais de 3,5 linhas, deve-se destacar o fragmento de texto citado, dando um recuo de 4 cm, alterando para fonte 11 e para espaçamento simples entre linhas, lembrando-se de mencionar o nome do autor, o ano de publicação da obra e a página, como no exemplo a seguir: A Ciência Política, em sentido lato, tem por objeto o estudo dos acontecimentos, das instituições e das ideias políticas, tanto em sentido teórico (doutrina), como em sentido prático (arte), referido ao passado, ao presente e às possibilidades futuras. Tanto os fatos como as instituições e as ideias, matérias desse conhecimento, podem ser tomados como foram ou deveriam ter sido, como são ou devem ser e como serão ou deverão ser (BONAVIDES, 2000, p. 42).

7 FIM


Carregar ppt "Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google