A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
NORMA ABNT NBR ISO 10013 Novembro 1995 Conteúdo: Prefácio Introdução Objetivo Referência normativa Definições Documentação de sistemas da qualidade Processo de preparação de um MQ Processo de aprovação, emissão e controle do MQ O que incluir em um manual da qualidade Anexos

2 NBR ISO 8402/1994 - Gestão da qualidade e garantia da qualidade – Terminologia:
Manual da qualidade: documento que declara a política da qualidade e descreve o sistema da qualidade de uma organização. Pode referir-se à totalidade das atividades da organização ou apenas a uma parcela selecionada dessas atividades, como, por exemplo, requisitos especificados dependendo da natureza dos produtos ou serviços, dos processos, dos requisitos contratuais, dos regulamentos governamentais ou da própria organização Os requisitos e o conteúdo do sistema da qualidade edo manual da qualidade devem estar de acordo com a norma da qualidade que pretendem satisfazer.

3 Hierarquia típica de documentos do sistema da qualidade
Nivel B – Procedimentos documentados do sistema da qualidade Descrevem as atividades das unidades funcionais necessárias para implementar os elementos do sistema da qualidade Nivel A – Manual da Qualidade Descreve o sistema da qualidade de acordo com a política e os objetivos da qualidade declarados e as normas aplicáveis Nivel C – Outros documentos da qualidade (instruções de trabalho, formulários, relatórios) Consistem de documentos de trabalho detalhados Nível A Nível B Nível C

4

5 Propósitos dos manuais da qualidade
a) comunicar a política, procedimentos e requisitos da qualidade da organização; b) descrever e implementar um efetivo sistema da qualidade; c) prover melhoria de controle das práticas e facilitar atividades de garantia;  d) prover bases documentadas para auditoria do sistema da qualidade;  e) prover continuidade do sistema da qualidade e seus requlsitos durante ocasiões de mudança;  f) treinar pessoal nos requisitos do sistema da qualidade e métodos para seu cumprimento;  g) apresentar seu sistema da qualidade para propósitos externos, tal como demonstrar conformidade com a NBR ISO 9001:2000;  h) demonstrar conformidade do sistema da qualidade com os requisitos da qualidade em situações contratuais

6 Variações de um manual da qualidade
a) ser uma compilação direta de procedimentos documentados do sistema da qualidade; b) ser um agrupamento ou parcela de procedimentos documentados do sistema da qualidade; c) ser uma série de procedimentos documentados para instalações ou aplicações específicas;  d) ser mais de um documento;  e) ter um núcleo comum com apêndices adequados;  f) ser único ou não;  g) ter inúmeras possibilidades de variações, baseadas nas necessidades da organização. Uso de referências: normas ou documentos disponíveis Exatidão, continuidade e completeza de conteúdo

7 Ações para a preparação de um manual da qualidade
a) estabelecer políticas, objetivos e procedimentos documentados do sistema da qualidade existentes e aplicáveis, ou desenvolver planos para tal; b) decidir quais os elementos do sistema da qualidade são aplicáveis, de acordo com a norma selecionada, ao sistema da qualidade;   c) obter dados sobre o sistema da qualidade e práticas existentes por vários meios, como questionários e entrevistas;   d) solicitar e obter, das unidades operacionais, fontes adicionais de documentação ou referências;   e) determinar a estrutura e o formato do manual pretendido;   f) classificar documentos existentes de acordo com a estrutura e o formato pretendidos; g) usar qualquer outro método adequado, dentro da organização, para completar a versão preliminar do manual da qualidade

8 Processo de aprovação, emissão e controle do MQ
a) análise crítica final e aprovação por pessoal responsável; b) distribuição do manual assegurando acesso irrestrito e familiarização com o conteúdo;   c) iniciação, desenvolvimento, análise, controle e incorporação de alterações   d) emissão, autorização e controle de alterações   e) identificação de cópias não controladas para distribuição para uso por clientes externos;


Carregar ppt "DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google