A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Suporte Básico de Vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Suporte Básico de Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Suporte Básico de Vida
Prof. Adrean

2 O que fazer em uma emergência
Em qualquer emergência procure agir rápida e calmamente; Avalie a situação; Certifique-se de que você esta fora de perigo; Procure por riscos adicionais;

3 Dê os primeiros socorros de emergência;
Tranquilize as vítimas; Use um curioso para ajudá-lo, use-o para discar 192 e solicitar socorro.

4 Se você chega primeiro na cena de um acidente de trânsito
Disque para solicitar socorro - utilize um telefone móvel, faça parar um outro motorista ou mande alguém encontrar um telefone; Estacione seu carro atrás dos veículos acidentados. Use pisca-alerta e triângulo de segurança. Assegure-se da sua própria segurança e aproxime-se do acidente com cuidado. Não fume, em caso de ter havido vazamento químico ou de combustível. Não se aproxime de um veículo exibindo um sinal de perigo químico. Solicite a outras pessoas que desviem o tráfico do acidente;

5 Cheque cada vítima. A que faz mais barulho pode estar menos seriamente ferida que aquela que está silenciosa. Só remova vítimas que estejam em perigo iminente. Se você tem que remover alguém, chame uma outra pessoa para apoiar a cabeça e o pescoço da vítima, mantendo-as alinhadas com o corpo. Se um motociclista está ferido, somente remova seu capacete se ele não estiver respirando ou se estiver vomitando

6 Se uma pessoa está inconsciente, execute o CAB

7 Sistema de Emergências Médicas - SEM
Aproximadamente 70% das mortes por trauma, afogamento, doenças cardiovasculares e cerebrais ocorrem antes da vítima chegar ao hospital.

8 Local de ocorrência do evento (com pontos de referência, se possível);
Tão logo você identifique uma situação de emergência, acione o telefone 192 para desencadear o Sistema de Emergência Médica (SEM). As seguintes informações devem ser fornecidas: Local de ocorrência do evento (com pontos de referência, se possível); O número do telefone do qual você está falando; O que aconteceu no local (acidente de trânsito, queda, afogamento ou outros); O número de vítimas envolvidas no acidente; Condições das vítimas; Quais as medidas que já foram instituídas?

9 Primeiro elo – Suporte Básico de Vida (BLS) – Socorrista;
Segundo elo – Suporte Avançado de Vida (ACLS) – Ambulância com equipe médica / UTI móvel; Terceiro elo – Representado pelo Hospital de referencia.

10 Funções de cada elo da corrente
Socorrista (Guarda-Vidas) (BLS) - Cabe proceder ao resgate da vítima e iniciar as manobras de RCP em caso de necessidade, assim como dar o primeiro atendimento aos demais casos de emergência anteriormente citados, e simultaneamente a esses procedimentos providenciar o acionamento da equipe médica da ambulância (ACLS).

11 Equipe médica (ACLS) – Deverá chegar ao local de solicitação de emergência no menor tempo possível. O tempo médio considerado ideal para os padrões internacionais é de 8 minutos para o ACLS.

12 Chegando ao local o ACLS deverá assumir o atendimento a vítima tomando as condutas médicas complementares que se fizerem necessárias como por exemplo: oxigênioterapia, intubação orotraqueal, punção venosa, administração de medicamentos coadjuvantes, instalação de monitorização (eletrocardiógrafo, oxímetro de pulso, etc.) e utilização de equipamentos como: respirador mecânico e desfibrilador caso seja indicado, após a estabilidade clinica do paciente será procedido à remoção do mesmo.

13 Hospital de Referência - Receberá o paciente removido pela UTI móvel e dará prosseguimento ao atendimento da vítima em unidade intermediária, unidade terapia intensiva ou no setor que estiver indicado para o caso.


Carregar ppt "Introdução ao Suporte Básico de Vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google