A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado em Ciências da Saúde Professores: Dra. Lucimare Ferraz SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUALITATIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado em Ciências da Saúde Professores: Dra. Lucimare Ferraz SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUALITATIVA."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado em Ciências da Saúde Professores: Dra. Lucimare Ferraz SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUALITATIVA

2 A Lógica da Amostragem na Pesquisa Quantitativa : Na pesquisa quantitativa comumente a amostragem é realizada de maneira aleatória. Nesse tipo de pesquisa visa-se uma amostra representativa, possível de relacioná-la (fazer inferência) com a população em estudo.

3 A amostra deve ser representativa não no sentido estatístico, mas sim: deve ser capaz de representar a relevância do fenômeno que queremos estudar em termos de experiência e envolvimento dos participantes de nossa pesquisa com esses fenômenos. A amostra deve ser representativa não no sentido estatístico, mas sim: deve ser capaz de representar a relevância do fenômeno que queremos estudar em termos de experiência e envolvimento dos participantes de nossa pesquisa com esses fenômenos. A Lógica da Amostragem na Pesquisa Qualitativa : NA PESQUISA QUALITATIVA A AMOSTRA É INTENCIONAL

4 O termo amostragem na pesquisa qualitativa está comumente associado a escolher os casos certos.

5 Patton (2002) sugere alternativas de amostragem intencional: Integrar propositalmente casos extremos. Casos típicos. Variação máxima da amostra.Casos Sensíveis.Casos Críticos.

6 Destaca-se também o critério de conveniência, ou seja, os casos mais fáceis de acessar. No entanto este critério só é indicado quando for a única forma de realizar a pesquisa.

7 Outras formas: Amostra Homogênea Amostragem propositada aleatória. Amostragem propositada estratificada. Amostragem mista. Amostragem bola de neve.

8 Seleção dos participantes: Podem ser: Com critérios definidos antecipadamente......ou de forma flexível, definida no decorrer da pesquisa.

9 Quando os Critérios são definidos antecipadamente: Pode-se definir quem irá participar:  Quantos participante do sexo masculino e feminino serão entrevistados.  Estabelecer faixa etária para os entrevistados.  Outros critérios, como: profissão, local de moradia... Ex: Quando estuda-se conceitos de saúde pode-se partir do pressuposto que estes são diferentes entre homens e mulheres, assim como com o avanço da idade.

10 Quando são definidos no decorrer da Pesquisa:  As decisões são tomadas no decorrer da pesquisa, observando as informações obtidas. Ou...  Há evidencias de que ainda está faltando informações para a compreensão que se busca no estudo.  As decisões são tomadas no decorrer da pesquisa, observando as informações obtidas. Ou...  Há evidencias de que ainda está faltando informações para a compreensão que se busca no estudo.

11 Exemplo de amostragem tipo “bola de neve” definida no decorrer da pesquisa: Figura 2- Apresentação da logística dos contatos com os participantes do estudo sobre a vulnerabilidade sócio-ocupacional das crianças e adolescentes catadoras de material reciclável, município de Chapecó-SC, 2009. Assistente Social ONG Verde Vida Família catadora da vivência Famílias catadoras Bairro Bom Pastor Conselho Tutelar Crianças e adolescentes catadoras do Bairro Bom Pastor Famílias catadoras do Lajeado São José Crianças e adolescentes catadoras do Lajeado São José Informante chave: ex-catador Famílias catadoras da Vila Páscoa Crianças e adolescentes catadoras da Vila Páscoa Profissionais da rede de proteção local (Escolas, UBS e CRAS) Gerência da criança e do adolescente da Fundação de Ação Social de Chapecó Coordenador do Programa Trabalho e Renda-FASC Coordenadora do Centro de Referência Especializada de Asssistência Social Coordenadora da Fundação de Meio Ambiente de Chapecó

12  Geralmente a pesquisa qualitativa dirige-se a grupo ou pessoas.  Entrevistar indivíduos em relação a experiências pessoais com doença crônica significa que será necessário procurar os que tenham tido essa experiência, e em diferentes intensidades.  Já se o interesse for conhecimento especializado sobre a tomada de decisões institucionais, deve-se definir o que considera especialização nesse contexto.

13 Selecionado Lugares e Eventos

14 Amostragem na pesquisa qualitativa pode significar coisas diferentes: Selecionar grupos. Pessoas. Lugares e situações.

15 Quando o interesse esta voltado para contextos específicos, é necessário amostrar situações. Ex: Se o interesse estiver voltado a estudar a tomada de decisões sobre o desempenho e a carreira escolar de alunos, terá que tomar decisões de amostragens em diferentes níveis. Em primeiro lugar escolherá uma amostra de escolas que espera que cubram a gama de variações para seu tema, posteriormente precisa identificar as situações em que os atores no campo falem sobre a questão do desempenho escolar, troquem informações para preparar decisões e as tomem.

16 Então ainda frente ao exemplo anterior... Se houver uma reunião regular entre os professores, o pesquisador deverá escolher uma amostra dessas reuniões em uma ou mais escolas. Talvez o pesquisador terá que ir a situações de sala de aula para analisar as negociações entre alunos e professores, para entender como as decisões são preparadas e tomadas.

17 “Não se trata de uma amostragem, mas da ideia de um pertencimento a uma determinada comunidade com quem compartilha de uma linguagem, de algumas ideias, valores e práticas. É justamente este princípio que possibilita à pesquisa qualitativa trabalhar com um número reduzido de participantes, visto ela não estar trabalhando com indivíduos singulares, mas, sim, com indivíduos que compartilham um conjunto de características sociais”. (KNAUTH; LEAL, 2014, 463)

18 Referência: FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, Bookman, 2009. 164 p. KNAUTH, Daniela Riva and LEAL, Andréa Fachel. A expansão das Ciências Sociais na Saúde Coletiva: usos e abusos da pesquisa qualitativa. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, n.50 [cited 2014- 10-20], pp. 457-467. Sugestões de outras referências: MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo- Rio de Janeiro, HUCITEC- ABRASCO, 1994. MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.9, n.3, p.239-262, 1993. TURATO, E.R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. Petrópolis RJ.: Editora Vozes, 2003. FONTANELLA, Bruno Jose Barcellos et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, Feb. 2011.


Carregar ppt "Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado em Ciências da Saúde Professores: Dra. Lucimare Ferraz SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUALITATIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google