A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ondulatória conceitos fundamentais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ondulatória conceitos fundamentais"— Transcrição da apresentação:

1 Ondulatória conceitos fundamentais
Prof. Hilton

2 Ondas Em nosso mundo estamos rodeados por ondas. Ondas mecânicas, sonoras, luminosas, ondas de rádio, eletromagnéticas, etc. Graças às ondas é que existem muitas das maravilhas do mundo moderno, como a televisão, o rádio, as telecomunicações via satélite, o radar, o forno de microondas, entre outras.  

3 O que é onda? Uma perturbação é causada, por alguém ou por alguma fonte, e esta perturbação propaga-se de um ponto para o outro na forma de pulsos. E damos o nome de onda a uma seqüência de pulsos periódicos.

4 Pulsos de uma Onda

5 Exemplos: Uma pessoa movimenta a extremidade de uma corda, e a perturbação propaga-se até a outra extremidade.

6 Um alto falante causa uma perturbação nas moléculas de ar, e esta perturbação propaga-se até nossos ouvidos permitindo que possamos ouvir o som gerado pelo mesmo.

7 Classificação das ondas
Quanto à natureza ou origem: Mecânicas Não mecânicas ou eletromagnéticas

8 Ondas Mecânicas Ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio material para poderem se propagar. Como exemplo temos as ondas no oceano, uma pedra no lago, o som etc. Todas são perturbações causadas em meios materiais. Eraldo Gueiros (na foto) brasileiro, nas ondas de Hawaii

9 Ondas Eletromagnéticas
Já as ondas eletromagnéticas não precisam de meios materiais para irem de um lugar para o outro. A perturbação é causada em campos eletromagnéticos e se propaga através deles. A luz é um bom exemplo deste tipo de onda. Note que a luz do Sol chega até nós mesmo existindo vácuo no espaço. Outros exemplos de ondas eletromagnéticas são as microondas, as ondas de rádio etc.

10

11 Quanto a direção de vibração
Transversais: são aquelas cujas vibrações são perpendiculares à direção de propagação. Exemplo: - Ondas em corda.

12 Longitudinais: são aquelas cujas vibrações coincidem com a direção de propagação.
Exemplos: - Ondas sonoras, ondas em molas.

13 Mistas: essas ondas possuem partículas que vibram longitudinalmente e transversalmente, ao mesmo tempo. Exemplos: - Ondasem superfícies de líquidos, ondas em sólidos.

14 Quanto a direção de propagação
Unidimensionais: Se propagam em 1 só direção. Ex. Ondas em cordas; Bidimensionais: Se propagam em 2 direções. Ex. ondas na superfície de um oceano; Tridimensionais: Se propagam em todas as direções. Ex. Ondas sonoras

15 Observação: Uma onda transmite energia sem o transporte de matéria.
O objeto sobe e desce quando a onda passa, mais não se desloca. Portanto não é matéria que está sendo transportada pela onda e sim energia.

16 Características de uma onda
Amplitude: Imagine um barquinho no oceano, e imagine que uma onda passe por ele (uma onda que ainda não "estourou", logicamente).

17 Comprimento de onda: O comprimento de onda, representado pela letra (lâmbda), mede a distância entre duas cristas consecutivas da mesma onda, ou então a distância entre dois vales consecutivos da mesma onda.

18

19 Relação entre Período e Freqüência

20 Velocidade: Toda onda possui uma velocidade de propagação. Geralmente a velocidade da onda depende muito do meio material onde ela está se movendo.


Carregar ppt "Ondulatória conceitos fundamentais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google