A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano."— Transcrição da apresentação:

1 Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano

2 Apresentação O projeto “Terra dos monstros”, desenvolvido na turma do 2º ano, aborda um sentimento muito vivenciado pela crianças, o medo. O livro LUZ sugere ao aluno a relação existente entre os medos que sentimos e os monstros que construímos. Nesse sentido, foram realizadas várias atividades que permitiram ao aluno expressar seus medos de forma lúdica e criativa, com o objetivo de mostrar que podemos superar nossos medos e frustrações mediante a socialização e a interação. As atividades foram desenvolvidas em vários ambientes: sala de aula, Vilalândia e pátio da escola. A participação no projeto envolveu alunos do 1º ao 5º ano. A culminância do projeto aconteceu numa sala interativa denominada “Terra dos monstros” para visitação dos alunos do 1º ao 5º ano e exposição dos trabalhos.

3 Objetivos Levar o aluno a refletir sobre os motivos que influenciam seus medos. Promover o desenvolvimento emocional do aluno, assim como, instigá-lo a expressar seus medos de forma lúdica e criativa. Estimular o aluno a respeitar a vivência do outro, através da socialização.

4 Desenvolvimento O trabalho com os alunos surge a partir das atividades proposta no livro “Linhas da vida - Série Descobertas – LUZ - Tem cada monstro”. No primeiro momento, numa roda de conversa na sala de aula, introduzindo o tema medo, cada aluno teve a oportunidade de compartilhar seus sentimentos e medos. Em seguida realizaram a atividade proposta no livro. Com essa atividade os alunos perceberam que os monstros são frutos da imaginação das pessoas. Assim, cada aluno teve a liberdade de imaginar e de criar seu próprio monstro, com tinta guache, cola dimensional e lã colorida, em um papel ampliado. Essa etapa foi realizada no pátio da escola e concluída na sala de aula.

5 Para a exposição dos trabalhos foi criada a sala interativa denominada “Terra dos monstros” e aberta à visitação para as turmas do 1º ao 5º ano. Além de conhecer o projeto, as turmas participaram de uma coreografia da canção “Luz e escuridão”, contida no CD interativo do livro LUZ. Cada aluno visitante teve a oportunidade de criar seu monstro, que iria compor o mural “Terra dos monstros”. Foi distribuída uma ficha para cada aluno, onde deveria escrever seus medos. Ao sair, a ficha seria depositada em uma caixa, e, a posteriori, enterrada com os medos de todos os outros alunos envolvidos no projeto.

6 Conclusão A atividade de registro do monstro foi importante, porque a criança pôde expressar seus medos e sentimentos de forma lúdica. Ao refletir sobre o medo, os alunos puderam perceber que ele é algo natural, mas que é necessário encará-lo para que não se torne verdadeiros monstros. A interação das outras turmas foi de extrema relevância, pois os alunos do 2º ano observaram que o medo não tem idade e que expô-los é uma forma de os enfrentar. A professora, ao compartilhar os seus medos com os alunos, fez com que eles se sentissem mais à vontade para a reflexão proposta, o que fortaleceu a relação aluno/professor.

7 Fotos

8

9

10

11

12

13

14

15 Vídeo


Carregar ppt "Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google