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7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE

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Apresentação em tema: "7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
GRUPO 6

2 VAZ 1-6

3 ERIK 7- 12

4 DIAGRAMA DE AFINIDADE (Método KJ – Kawakita Jiro)
O Diagrama de Afinidade reúne uma grande quantidade de dados de diversas naturezas (idéias, opiniões, declarações, manifestações, comportamentos etc.) e organiza-os em grupos, baseando-se no relacionamento natural/intrínseco (Afinidade) entre cada item, definindo grupos de itens. OBJETIVO: Facilitar o surgimento de novas idéias, novos enfoques ou maior compreensão da situação.

5 DIAGRAMA DE AFINIDADE (Método KJ – Kawakita Jiro)
Há diversas situações onde não se tem disponibilidade de dados numéricos, mas penas informações verbais que ecessitam ser utilizadas de alguma forma para se chegar a uma solução ou, então, a propostas para ação. ETAPAS 1.Seleção do tema 2.Reunião das informações verbais 3.Transferência das informações para fichas 4.Separação das fichas 5.Rotulagem das fichas 6.Desenho do diagrama 7.Apresentação

6 EXEMPLO Reclamações feitas por clientes de um restaurante “por kilo”:

7 DIAGRAMA DE RELAÇÕES O Diagrama de Relações toma uma idéia, um problema ou um ponto considerado central e, a partir dele, constrói uma mapa de relações lógicas de causa e efeito entre as várias variáveis/vozes descritas pelo mapa. É uma ferramenta que exige criatividade e capacidade de análise e reflexão para a definição das conexões lógicas que estão apenas implícitas no processo de aplicação do Diagrama de Afinidade. OBJETIVO: Facilitar o entendimento amplo, a identificação de fatores e a busca de soluções adequadas para um problema complexo.

8 DIAGRAMA DE RELAÇÕES APLICAÇÃO
Quando existem relações do tipo causa e efeito. Quando se suspeita que o problema é um sintoma, não uma causa fundamental (causa raiz). Quando se requer que pessoas de diferentes departamentos ou que nunca trabalharam juntas estejam envolvidas para uma solução consensual.

9 DIAGRAMA DE RELAÇÕES EXEMPLO

10 DIAGRAMA DE RELAÇÕES INTERPRETAÇÃO
Apurar número de flechas que chegam e saem de cada uma das vozes (variáveis). Cada uma das vozes fica caracterizada por um par de números onde o primeiro indica a quantidade de flechas que saem, e o segundo as que chegam. As variáveis que apresentam o maior número de flechas de saída podem ser interpretadas como as causas básicas do problema e portanto precisam ser investigadas/eliminadas. As variáveis com maior número de flechas de entrada são consideradas como os principais sintomas ou efeitos do problema.

11 DIAGRAMA EM ÁRVORE Exibe em detalhes os caminhos e tarefas a serem percorridos a fim de chegar ao objetivo principal e sub-objetivos relacionados. Assemelha-se graficamente a um organograma organizacional ou a uma árvore genealógica. FINALIDADE Determinar o meio mais eficaz de atingir um objetivo. Estabelecer a sequência de atividades que garantam o alcance dos resultados desejados, perguntando sequencialmente quais os modos e recursos necessários para perseguir um objetivo.

12 MARCELO TADEU 25- 30

13 PRISCILA

14 MESQUITA

15 PDPC (Process Decision Program Chart – Árvore de Decisão)
APLICAÇÃO O PDPC pode ser adotado para o projeto de instalação de uma nova máquina ou para a realização de uma intervenção de manutenção com o objetivo de antecipar todos os possíveis imprevistos que possam acontecer e delinear alternativas que evitem atrasos, interrupções ou custos desnecessários; O PDPC é extremamente útil para garantir que todas as atividades envolvidas no desenvolvimento e na introdução de novos produtos sejam analisadas previamente para a identificação de pontos vulneráveis e preparação de planos alternativos para combater barreiras e problemas potenciais. O PDPC traz contribuições significativas para qualquer grupo de trabalho envolvido na realização de atividades onde o mapeamento de acontecimentos críticos e a elaboração prévia de caminhos alternativos são fatores críticos para assegurar o sucesso da ação.

16 TIRANDO “SOLUÇÕES DA CARTOLA” DIAGRAMA PDPC:
Em função das possíveis barreiras ou problemas identificados, busca-se definir, antecipadamente, ações e planos alternativos a serem acionados, caso os imprevistos especulados realmente se manifestem, tendo em vista assegurar que todas as etapas planejadas do programa de melhoria sejam cumpridas sem prejuízo aos prazos, à qualidade e ao orçamento preestabelecidos.

17 DIAGRAMA DA REDE DE ATIVIDADES DIAGRAMA DE FLECHAS
DESCRIÇÃO O Diagrama da Rede de Atividades é empregado para planejar a distribuição mais adequada das atividades ao longo do tempo tendo em vista a execução de qualquer atividade/tarefa complexa e seus respectivos desdobramentos. Projeta-se a duração estimada para completar a atividade e os tempos de início e fim de cada tarefa (com suas respectivas folgas) que garantam a cumprimento do prazo. Essa ferramenta é utilizada quando a atividade/tarefa enfocada é familiar, bem como o tempo de duração de cada tarefa é relativamente bem conhecido.

18 FIM


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