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PublicouMelissa Avelar Laranjeira Alterado mais de 8 anos atrás
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Medindo o Grau de Audiência no Ensino Médio: resumo das discussões do grupo técnico Ricardo Paes de Barros - IPEA São Paulo, Dezembro de 2008
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A. Medindo o grau de audiência Porcentagem de jovens freqüentando a educação média (taxa de escolarização líquida) - p Número efetivo de dias letivos - d A=p.d
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B. Incorporando o abandono Porcentagem de jovens freqüentando a educação média (taxa de escolarização líquida) - p Número efetivo de dias letivos - d Porcentagem de jovens matriculados que terminam o ano letivo freqüentando à escola (taxa de não abandono) - n A=p.n.d
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C. Incorporando a taxa de freqüência Porcentagem de jovens freqüentando a educação média (taxa de escolarização líquida) - p Número efetivo de dias letivos - d Porcentagem dos dias letivos efetivamente freqüentados - l A=p.d.l
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D. Incorporando a duração do jornada diária Taxa de escolarização líquida - p Número efetivo de dias letivos - d Porcentagem dos dias letivos efetivamente freqüentados - l Duração efetiva da jornada diária - j A=p.d.l.j
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E. Incorporando o número de horas-aula efetivamente assistidas por dia freqüentado Taxa de escolarização líquida - p Número efetivo de dias letivos - d Porcentagem dos dias letivos efetivamente freqüentados - l Número de horas-aula efetivamente assistidas por dia freqüentado - h A=p.d.l.h
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F. Incorporando o tempo dedicado à educação fora da escola Taxa de escolarização líquida - p Número efetivo de dias letivos - d Porcentagem dos dias letivos efetivamente freqüentados - l Número de horas-aula efetivamente assistidas por dia freqüentado - h Número de horas de estudo em casa por dia freqüentado - c A=p.d.l.(h+c)
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Resumo A=p.d.l.(h+c) Proporção de jovens na escola Duração do ano letivo Fração do ano letivo freqüentado Jornada na escola (h) e em casa (c) Nível de audiência
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Disponibilidade e qualidade das informações necessários para o cálculo do índice de audiência no Ensino Médio Informações disponíveis para: Taxa de escolarização líquida (compatibilidade entre Censo Escolar e PNAD) Taxa de abandono (subestimada devido aos excesso de afastamentos por transferência) Duração da jornada diária
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Disponibilidade e qualidade das informações necessários para o cálculo do índice de audiência no Ensino Médio Faltam informações para: Duração efetiva do ano letivo Número de dias efetivamente freqüentados Número de horas-aula efetivamente assistidas por dia freqüentado Tempo dedicado à educação fora da escola
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Necessidades informacionais: Censo Escolar Necessidade de melhores informações sobre: Rendimento do aluno (afastamentos abandono, reprovação por faltas) Procedência da matrícula (proveniente de fora do sistema, EJA, repetentes por falta, repetentes por abandono) Ano letivo efetivo Número de faltas por ano dos estudantes Número de dias sem aula por falta do professor
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Necessidades informacionais: PNAD Necessidade de informações retrospectivas básicas: Para quem não freqüenta: Se matriculou no início do ano? Para quem freqüenta: Quantos dias de aula faltou nos últimos 3 meses? Para todos: Freqüentou escola no ano anterior? Para quem freqüentava escola no ano anterior: Qual a série que freqüentava? Foi aprovado? Foi reprovado por faltas? Abandou a escola no meio do ano?
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Estoque versus fluxo Vantagens das taxas de transição para a realização de simulações e predições Cálculo necessariamente mais complexo. Requer informações mais detalhadas e por vezes hipóteses simplificadoras
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Taxa de evasão versus taxa de retenção Taxa de evasão = porcentagem dos alunos matriculados num ano que não se matriculam no ano seguinte. Limitação: Se refere apenas aos jovens que freqüentam a escola. Taxa de retenção = porcentagem dos jovens cuja escolaridade não se modifica de um ano para o seguinte. Importante: Obter a taxa de retenção por motivo da retenção (evasão, abandono, reprovação por faltas, reprovação)
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