A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENTIDO ECONÔMICO DO TRABALHO - Criação e acumulação de capital - Geração de renda e poder de compra, possibilitando auto-desenvolvimento do sistema capitalista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENTIDO ECONÔMICO DO TRABALHO - Criação e acumulação de capital - Geração de renda e poder de compra, possibilitando auto-desenvolvimento do sistema capitalista."— Transcrição da apresentação:

1 SENTIDO ECONÔMICO DO TRABALHO - Criação e acumulação de capital - Geração de renda e poder de compra, possibilitando auto-desenvolvimento do sistema capitalista - Geração de renda para o Estado gerir o seu próprio território de atuação

2 Sentido Ontológico do Trabalho O trabalho humano primeiramente é concebido na mente para depois ser executado. Além disso o trabalho apresenta, para o homem, um valor social. Por último, quando o indivíduo age sobre o ambiente, este reage e como conseqüência o homem adquire conhecimento.

3 Sentido Social do Trabalho Reconhecimento do indivíduo como ser único dotado de dons/habilidades; Auto-estima Desenvolvimento intelectual; Estruturação da sociedade Fim da escravidão Direitos e deveres Relações sociais, vínculos

4 Sentido econômico No capitalismo, o trabalho é parte imprescindível para o funcionamento do sistema. O empregador pressupõe as disponibilidades e utilidades para o atendimento do seu objetivo e o empregado depende do valor econômico do seu trabalho. No entanto, em qualquer sociedade o trabalho tem valor de troca.

5 Sentido Político-Ideológico Retrata a negociação entre o empregador e empregado (condições implícitas e explícitas) Valorização ou desvalorização do trabalho (dignificação do homem) O sentido político-ideológico do trabalho está relacionado com o contexto histórico-cultural, portanto a medida que a sociedade evolui tal sentido também evolui.

6 Sentido Político-Ideológico Tem a ver com relações de poder, onde ocorrem jogos entre quem detém os meios de produção e quem detém a força de trabalho; quem tem o capital mantém “ poder” sobre quem tem a força de trabalho Esta situação é aceita porque existe uma ideologia, um conjunto de idéias hegemônicas, que foi construído na sociedade que mantém essa relação e garante a aceitação dessa influência No capitalismo se faz necessário a construção de valores para exploração da força de trabalho.


Carregar ppt "SENTIDO ECONÔMICO DO TRABALHO - Criação e acumulação de capital - Geração de renda e poder de compra, possibilitando auto-desenvolvimento do sistema capitalista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google