A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz"— Transcrição da apresentação:

1 MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz
Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 1 – 2013 AULA 25 – 19/10

2 Manual do Estudante Magnetizador
Barão du Potet Cap. II – Os fenômenos magnéticos Efeitos morais Em geral, concomitantes aos efeitos físicos (Aula 23) 1 – Sonambulismo 2 – Êxtase

3 Sintomas do sonambulismo
- Imobilidade das feições - Mudança da coloração da face - Batimento frequente das pálpebras - Olhar brilhante imóvel característico (olhar além) * Percebe-se que o magnetismo penetrou no cérebro quando um ligeiro sobressalto acontece na borda da pálpebra superior; a partir deste momento, continuando a magnetizar, sabe-se que surgirão os fenômenos magnéticos.

4 Às vezes o sonambulismo é precedido de fenômenos singulares: a alma tem prazer em sentir e observar o fluido magnético penetrar nos órgãos físicos e depois, anseia pela liberdade.

5 ESTADO MAGNÉTICO e CRISE MAGNÉTICA
Estado magnético é aquele no qual se encontra o doente desde o momento em que sente os primeiros sintomas da magnetização até aquele onde ela torna-se inútil pelo retorno à saúde. Crise magnética é um efeito aparente que se declara durante o estado magnético (sonambulismo, dores antigas retornam a cada movimento do magnetizador, sudorese, espasmos, sono, etc.).

6 Alphonse Bouvier – Magnetismo Curador – 1ª parte
Cap. 5 – Das Causas. (...) Qualquer tratamento magnético tende a trazer um esforço da Natureza contra a moléstia. A ação magnética, pelo aumento de atividade que dá às funções, pela tonicidade maior que procura dar aos órgãos, contribui para dissipar as obstruções, para dissolver e evacuar os elementos que as constitu-íam, e concorre, assim, para o restabelecimento da harmonia em todas as partes do organismo.

7 Às evoluções vitais que provocam na economia, essas transformações mais ou menos profundas, é que se denominam crises. O estado magnético é permanente; a crise é acidental.

8 É necessário distinguir entre um tratamento magnético e uma magnetização acidental e passageira. Para curar uma doença é preciso tempo; é neste caso que se torna necessário um tratamento regular e não interrompido. A duração de um tratamento varia segundo o estado do doente e o gênero de sua afecção; como as doenças diferem em cada indivíduo, é quase impossível determinar um tempo.

9 A experiência demonstra que algumas doenças se curam em oito dias, em quinze dias, em um, dois e três meses e outras em seis meses ou mesmo além disso. (...) Não seria demais repetir: se o magnetismo nem sempre produzir efeitos sensíveis e aparentes, não é preciso se desencorajar tão rápido. (Bouvier – Cap. X)

10 ANATOMIA e FISIOLOGIA SISTEMA REPRODUTOR Localizado na pelve, região do baixo abdome, entre a coluna e os ossos da bacia (ilíaco, ísquio e púbis) MASCULINO: Testículos Canais deferentes Vesícula seminal Próstata Pênis

11 Testículos: duas estruturas de formato ovoide, medindo 4,5 X 3 cm, contidos dentro da bolsa es- crotal, que os mantêm fora da cavidade abdominal, responsáveis pela produção de espermatozoides e do hormônio sexual masculino, a testosterona.

12 Sua estrutura é uma tubulação fina, enovelada e contorcida - os túbulos seminí-feros - onde estão as espermatogô-nias, que vão dar origem aos espermatozoides adultos com cauda.

13 Essa tubulação vai formar o epidídimo, onde os espermatozoides se armazenam.

14

15 A próstata pode sofrer alterações de patologia benigna como infecções (prostatites) e aumento do
tamanho (hiperplasia) ou malignas (carcinomas). Esses tumores, principal-mente os benignos, podem comprimir a uretra e interromper o fluxo de urina, provocando micção frequente ou até retenção.

16

17 Milhões de espermatozoides são produzidos a cada segundo, levando cerca de dois meses
para amadurecer. O volume de 3 a 5 mililitros de líquido seminal contém cerca de 300 milhões de espermatozoides. O hormônio testosterona, produzido nos testículos por estímulo da glândula hipófise, é o responsável pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários: voz, distribuição de pelos, conformação óssea, etc.

18 Vesículas ou glândulas seminais – localizam-se, uma de cada lado, por trás da bexiga, no início da uretra prostática e lançam, através do ducto ejaculatório, 60% da secreção que irá formar o sêmen.

19 PRÓSTATA - pesando em torno de 90g, é uma glândula que envolve a uretra na sua porção inicial e produz uma secreção que vai compor 30% do líquido seminal, que tem a função de transportar os espermatozoides.

20

21

22 FEMININO Ovários Tubas ou trompas Útero Canal vaginal Osso púbis
Bexiga

23 A estrutura óssea da pelve feminina é mais delgada, mais aberta e mais alargada em seus diâmetros, por estar preparada com finalidade gestacional, permitindo melhor acomodação do útero grávido e do parto.

24 Sistema reprodutor feminino

25

26 Útero: em torno de 60 a 80 g Ovário: cerca de 3 cm de diâmetro

27 Mioma uterino Mioma é um tumor benigno, formado de tecido fibroso; o tipo submucoso costuma romper e provocar hemorragia. Serosa: membrana que reveste um órgão por fora. Mucosa: revestimento interno de um órgão. 50% das mulheres têm mioma até os 50 anos de idade.

28 Câncer de colo de útero ( = cervical)
É o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Descobertos facilmente pelo exame preventivo, o tratamento precoce (cirúrgico) traz 100% de cura. . 

29 OVÁRIOS Ovário policístico Ovário policístico ocorre em 10% das mulheres entre 20 e 40 anos. Pode causar dor, alteração dos ciclos menstruais e aumento de peso e/ou de pelos no corpo, por alteração hormonal.

30

31

32 CICLO MENSTRUAL: é o resultado dos efeitos dos
hormônios estrógeno e progesterona, produzidos pelos ovários por estímulo hipofisário (ciclo ovariano), sobre o útero e a vagina. Este efeito é mensal e pode ser dividido em três fases: -Menstrual: hormônios gonadais em baixa provo-cam a descamação do endométrio; o hipotálamo secreta o fator liberador de hormônio folículo estimulante que ativa a hipófise a produzir este hormônio e inicia mais um ciclo ovariano.

33

34 - Proliferativa: O FSH da hipófise atua sobre os folículos primários e ativa a produção de estrógeno. Este ativa a maturação de um folículo, que aumenta de volume e forma o folículo maduro, rico em estrógeno, na superfície do ovário. O estrogênio espessa a camada de células proliferativas do endométrio, aumentando também o número de glândulas secretoras e de vasos sanguíneos. Esta fase dura cerca de 12 dias.

35 Estrogênio e progesterona: inibem a produção de FSH e LH
Estrogênio: inibe a produção de FSH

36 - Secretora: O folículo se rompe e o óvulo maduro é lançado na cavidade pélvica (ovulação) e capta-do pelas fímbrias da tuba uterina. A hipófise pro-duz o hormônio luteinizante em maior quantidade, que atua sobre o que restou do folículo e forma o corpo lúteo. Este produz mais estrógeno e proges-terona que, por feed-back, inibem a produção de FSH e LH pela hipófise. Aumentam as glândulas mucosas e alargam-se os vasos sanguíneos para a formação da placenta (se houver fecundação).

37

38 Não acontecendo a fecundação, caem os níveis de estrógeno e progesterona pelo corpo lúteo, deixa de haver suprimento sanguíneo adequado, há degeneração do endométrio e eliminação do conteúdo uterino como fluxo menstrual. O corpo lúteo permanece por 8 a 10 dias, e depois se degenera e atrofia, formando o corpo branco ou albicans.

39 Gestação a termo FETO em posição cefálica

40 Compressão dos órgãos internos
na gestação avançada.

41 Posição da implantação da placenta

42 Descolamento prematuro da placenta

43

44 No Magnetismo, os órgãos do sistema reprodutor estão, anatômica e funcionalmente, interligados ao perispírito através do centro de força Genésico. Meng mein


Carregar ppt "MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google