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ÉTICA E COMPORTAMENTO PROFISSIONAL

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Apresentação em tema: "ÉTICA E COMPORTAMENTO PROFISSIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E COMPORTAMENTO PROFISSIONAL
Ética Empresarial PARTE 5 Professor : Carlos Rodrigues Novaes Disciplina: Ética e Comportamento Profissional

2 Ética Empresarial Ética empresarial é o conjunto de preceitos morais e de responsabilidades que norteiam as empresas, podendo ser expressas em um código de ética especial. Ética Empresarial é definido como o comportamento das empresas em conformidade como os principios morais e as regras aceitas pela coletividade. As organizações são formadas por pessoas com objetivos em comum. São elas que agem e tomam as decisões, portanto nada acontece sem pessoas. São as ações humanas que manipulam e impulsionam as empresas que, por sua vez, executam quase todas as atividades da nossa sociedade, desde um atendimento médico até a construção de uma nave espacial.

3 Ética Lei ÉTICA EMPRESARIAL
Conduta ética transcende o simples cumprimento da legislação. Observar estritamente as normas legais, não mais atende padrões ideais de ética.

4 ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO ÉTICO EMPRESARIAL
Corporação amoral: Busca o sucesso a qualquer custo, violando normas, valores sociais e considerando seus empregados como meras unidades econômicas de produção. Representa, neste contexto, um empresariado totalmente descompromissado com o meio social. Corporação Legalista Apegada à lei, adota códigos de conduta, que pode ser definido, em apertada síntese, como uma declaração formal de valores e práticas corporativas. Posturas éticas apenas para evitar problemas legais

5 Corporação Receptiva:
Se mostra responsável socialmente por conveniência; porque compreendem que as decisões éticas podem ser do interesse da companhia a longo prazo, ainda que envolvam perdas econômicas imediatas. Os códigos de conduta das corporações receptivas começam a tomar forma de “códigos de ética”. Corporação Éticas Nascentes: Reconhecem a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude por todos os setores da corporação, havendo um equilíbrio entre as preocupações éticas e a lucratividade.

6 Corporação Éticas : Busca o perfeito equilíbrio entre lucro e comportamento, envolvendo a ética na recompensa aos empregados que se afastassem de ações comprometedoras, mentores para dar orientação moral aos novos empregados.

7 EMPRESA ÉTICA “A empresa é considerada ética se cumprir com todos os compromissos éticos que tiver. Ou seja, agir de forma honesta com todos aqueles que tem algum tipo de relacionamento com ela” (Tansey,1995,p100)

8 ELEMENTOS QUE SE RELACIONAM COM EMPRESA
CONCORRENTES: A competição faz parte dos negócios Concorrência desleal Cartéis, monopólios trustes etc... Espionagem industrial Difamação do concorrente CLIENTES: Nenhum cliente cria vínculo com uma empresa que tentou ludibriá-lo Propaganda contra

9 ELEMENTOS QUE SE RELACIONAM COM EMPRESA
COLABORADORES: Cumprir a lei Garantir a liberdade Não permitir assédios, abusos Garantir a saúde e segurança

10 Discurso DIFERENTE DE Prática
Classificação da Organização como Ética A organização para ser classificada como ética, precisa: - Sentir-se livre em relação a subornos e chantagens de governos, de fornecedores e de outros, para tomar decisão; - Assumir responsabilidades pelas tomadas de decisão; - E, ainda, as decisões, conscientemente, não deverão ser abusivas em relação ao “outro”. Hoje muitas empresas possuem cartas de valores, missão e procuram mostrar-se reocupadas com os clientes, mas... Discurso DIFERENTE DE Prática

11 Ética empresarial e sua importância
- Empresa: organização particular, governamental ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de obter lucro. - Sociedade “pós-capitalista” ou “sociedade do saber”, caracterizada pela criação de parcerias, em substituição aos conflitos de interesses; - Relação de parceria, está baseada na confiança e na lealdade; - As empresas procuram ter valores próprios como iniciativa, responsabilidade, comunicação e transparência; - Abandona-se a relação GANHA-PERDE e entra em voga a relação GANHA-GANHA; Logo empresas que tomam decisões éticas têm se destaca porque conseguem fidelizar clientes.

12 Práticas Empresariais Questionáveis
Suborno para dirigir licitações públicas... Sonegação fiscal... Espionagem industrial ou econômica... Manufatura de produtos clones... Contratação de gestores por empresas concorrentes sequiosas por informações confidenciais... A adulteração dos pesos e das medidas dos bens...Produtos Maquiados... O tráfico de influência... O superfaturamento ou o subfaturamento

13 A cultura organizacional e a Ética
Ela funciona como uma espécie de filtro, sugerindo aos que ingressam ou aos que já se encontram na empresa, o que devem pensar e como devem agir. Por isso, também pode ser classificada como a ideologia da empresa. Ela molda um “jeito” de fazer.

14 A influência da Cultura da empresa sobre a componente ética.
A Cultura satisfaz várias funções na empresa: - É um mecanismo de controlo que permite orientar e ajustar as posturas e comportamentos dos empregados; - Delimita as fronteiras da empresa ; - Permite transmitir uma certa semelhança aos seus membros

15 É TICA E RESPONSABILIDADE
A Responsabilidade suscita uma obrigação fundamental, sem reciprocidade para com o outro. Existem dois extremos de Responsabilidade Social na óptica empresarial, um deles com uma visão estritamente econômica, cujo objectivo é apenas o enriquecimento dos seus acionista. Por outro lado existe a Teoria das Partes Interessadas que defende que a maximização dos lucros vai conduzir ao bem-estar social geral. Ao assumir as suas Responsabilidades Sociais, uma empresa, por um lado, reconhece as necessidades e as prioridades dos intervenientes da sociedade, e por outro lado avalia as consequências das suas ações sobre o plano social, tendo por objetivo o bem-estar geral.

16 Responsabilidade Social
A Responsabilidade Social Organizacional pode ser entendida como o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a educação, economia, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e governos.

17 Os 4 tipos de Responsabilidade Social da organização
Responsabilidade Econômica: localiza-se na base da pirâmide, pois é o principal tipo de responsabilidade social encontrada nas empresas, sendo o lucro a maior razão pela qual as empresas existem. Ter responsabilidade econômica significa produzir bens e serviços de que a sociedade necessita, e quer, a um preço que possa garantir a continuação das atividades da empresa, o cumprimento de suas obrigações com os investidores e a maximização do lucro de proprietários e acionistas;

18 Responsabilidade legal: espera-se que as empresas sejam responsáveis pela observância das leis municipais, estaduais e federais; Responsabilidade ética: inclui comportamentos ou atividades que a sociedade espera das empresas, mas que não são necessariamente codificados em lei, para serem éticos os tomadores de decisão das empresas devem agir com eqüidade, justiça e imparcialidade, além de respeitar os direitos individuais. Responsabilidade discricionária ou filantrópica: é puramente voluntária e orientada pelo desejo da empresa em fazer uma contribuição social não imposta pela economia, pela lei ou pela ética, inclui fazer doações beneficentes, contribuir financeiramente para projetos comunitários.

19 REFERÊNCIA: Alencastro, Mario Sérgio Cunha - Ética Empresarial Na Prática -Ed. IBPEX, Curitiba 2010. FONTE: Prof.: Denilson Pereira da Silva


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