A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO."— Transcrição da apresentação:

1 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO

2 Conceito Arma de Fogo

3 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO Conceito Projétil de arma de fogo Único Múltiplos Único Múltiplos

4 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO Projétil de arma de fogo Este projeto pode comportar- se como instrumentos: Perfuro-contundente Contundente Perfuro-contundente Contundente

5 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO

6

7 Projétil de arma de fogo Causam feridas: Perfuro-contusa Contusa Perfuro-contusa Contusa

8 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO Ferida perfuro-contusa Penetrante = 1 orifício Transfixante = 2 orifícios ou mais Penetrante = 1 orifício Transfixante = 2 orifícios ou mais

9 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO Orifício de entrada Características: Bordas invertidas Geralmente maior que o de entrada Forma circular, ovalada ou em fenda Orla de contusão e enxugo (tiro a distância) Zonas de tatuagem, esfumaçamento e chamuscamento (tiro a curta distância) Bordas invertidas Geralmente maior que o de entrada Forma circular, ovalada ou em fenda Orla de contusão e enxugo (tiro a distância) Zonas de tatuagem, esfumaçamento e chamuscamento (tiro a curta distância)

10 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO

11

12

13

14 Orifício de saída Características: Geralmente maior que o de entrada Bordas evertidas Não apresentam orlas nem zonas Aspecto irregular Material orgânico ao lado do orifício trazido pelo projétil Geralmente maior que o de entrada Bordas evertidas Não apresentam orlas nem zonas Aspecto irregular Material orgânico ao lado do orifício trazido pelo projétil

15 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO Tipos de canos de armas Raiados Lisos Raiados Lisos Calibre

16 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO Sinais especiais vistos nas feridas perfuro-contusas Sinal de Bonnet (Sinal do Funil ou Sinal do Embudo) Permite precisar o orifício de entrada e saída na tábua óssea do crânio

17 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO

18

19 Sinais especiais vistos nas feridas perfuro-contusas Sinal de Benassi Impregnação de grânulos de pólvora no periósteo da tábua óssea do crânio nos tiros muito próximos.

20 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO Sinais especiais vistos nas feridas perfuro-contusas Sinal de Hoffman (Câmara de mina de Hoffman) Enfisema sub-cutâneo devido a expansão de gases nos tiros encostados à pele.

21 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO Sinal de Puppe - Werkgartner Imagem arroxeada circular com o orifício de entrada no centro Aparece nos tiros disparados com o cano da arma pressionado contra a pele Imagem arroxeada circular com o orifício de entrada no centro Aparece nos tiros disparados com o cano da arma pressionado contra a pele

22 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO Arma de Fogo Projétil de arma de fogo Objeto e instrumento Projétil de arma de fogo Objeto e instrumento

23 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO

24 01. Procedimentos necroscópicos Nunca realizar exame necroscópico sem solicitação escrita de autoridade competente.

25 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 02. Procedimentos necroscópicos O uso do RX é imprescindível; o Perito corre o risco de um equívoco dispensando seu uso.

26 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 03. Procedimentos necroscópicos Usar sempre a regra das possibilidades.

27 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO

28 04. Procedimentos necroscópicos Identificar com calma os orifícios de entrada e de saída.

29 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 05. Procedimentos necroscópicos Examinar orifícios naturais e regiões axilares e inter glútea.

30 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 06. Procedimentos necroscópicos Retirar os projéteis do corpo como recomenda a norma técnica.

31 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO

32 07. Procedimentos necroscópicos Acondicionar os projéteis como recomenda a norma técnica.

33 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 08. Procedimentos necroscópicos Fotografar as lesões sempre que possível, sobretudo quando há envolvimento policial.

34 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 09. Procedimentos necroscópicos Demonstrar as lesões através de ilustração de esquema anatômico.

35 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO

36 10. Procedimentos necroscópicos Protocolar e anexar ao original do laudo o recebimento do(s) projétil(eis) encaminhado(s).

37 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 11. Procedimentos necroscópicos Enviar as vestes de vítima de homicídio para o laboratório forense efetuar exame descritivo e outros exames auxiliares necessários.

38 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 12. Procedimentos necroscópicos Proceder a abertura das 3 cavidades (crânio, tórax e abdômen) mesmo que as lesões estejam evidentes em uma delas.

39 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO Projéteis de alta energia Velocidade de 700 m ou mais por segundo Estabilidade no ar de 20 a 30 metros após a saída do cano Estabilidade no ar de 20 a 30 metros após a saída do cano Pela atuação das forças de precessão e mutação Desloca-se como um pião em movimento no sentido horizontal Desloca-se como um pião em movimento no sentido horizontal

40 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO Projéteis de alta energia Orifício de entrada medindo 0,5 centímetros de diâmetro, raramente ultrapassando 1 cm. Orifício de entrada medindo 0,5 centímetros de diâmetro, raramente ultrapassando 1 cm. Orifício de saída pela perda do centro de massa, provoca orifício de saída cujo diâmetro vai de 2 até 10 cm. Orifício de saída pela perda do centro de massa, provoca orifício de saída cujo diâmetro vai de 2 até 10 cm.

41 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO O laudo cadavérico Preâmbulo Histórico Descrição Vestes Externa do corpo Interna do corpo Preâmbulo Histórico Descrição Vestes Externa do corpo Interna do corpo Comentário Médico-Legal ou discussão Conclusão Respostas dos quesitos Comentário Médico-Legal ou discussão Conclusão Respostas dos quesitos

42 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 01. Procedimentos na confecção do laudo O laudo deve ser explicativo, convincente e conclusivo.

43 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 02. Procedimentos na confecção do laudo Nunca afirmar o calibre do projétil pela aparência ou diâmetro da lesão.

44 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO

45

46 03. Procedimentos na confecção do laudo As lesões devem ser descritas com localização exata, diâmetro, aspecto nos orifícios de entrada, descrever a presença das orlas e das zonas (se houver).

47 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 04. Procedimentos na confecção do laudo Nunca afirmar ou estimar a distância do tiro em metros ou centímetros. Usar os termos curta distância ou a distância. Nunca afirmar ou estimar a distância do tiro em metros ou centímetros. Usar os termos curta distância ou a distância.

48 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO

49

50

51 05. Procedimentos na confecção do laudo Nos casos de tiro encostado na pele, descrever o enfisema subcutâneo e a Câmara de Mina de Hoffman.

52 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 06. Procedimentos na confecção do laudo Descrever cuidadosa- mente o trajeto dos projéteis no corpo da vítima, considerando-se a posição anatômica.

53 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO

54 07. Procedimentos na confecção do laudo Não se deve estimar a seqüência em que os projéteis atingiram a vítima. Somente em alguns casos isto é possível e devemos ter absoluta segurança para tal afirmativa. Não se deve estimar a seqüência em que os projéteis atingiram a vítima. Somente em alguns casos isto é possível e devemos ter absoluta segurança para tal afirmativa.

55 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 08. Procedimentos na confecção do laudo A causa médica da morte deve ser clara e conclusiva.

56 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 09. Procedimentos na confecção do laudo A causa jurídica da morte em última instância é definida pela justiça.

57 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 10. Procedimentos na confecção do laudo As respostas aos quesitos devem ser claras, explicativas e conclusivas sobretudo nos quesitos suplementares.

58 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 11. Procedimentos na confecção do laudo Todas as solicitações de exames auxiliares devem ser descritas no laudo e anexadas ao original mesmo aqueles que não foram realizados pelo laboratório forense.

59 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO 12. Procedimentos na confecção do laudo Todo laudo deve ter: Tempo Espaço Tempo Espaço

60 EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO O Conselho Federal de Medicina, Órgão máximo que regulamenta e fiscaliza o exercício da Medicina, proíbe ao Médico realizar perícias no interior das delegacias, prisões e quartéis (exceto profissionais de carreira militar).


Carregar ppt "EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google