A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRAUMATOLOGIA FORENSE É a parte do Medicina Legal que estuda os traumas, as lesões e os instrumentos (agentes) vulnerantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRAUMATOLOGIA FORENSE É a parte do Medicina Legal que estuda os traumas, as lesões e os instrumentos (agentes) vulnerantes."— Transcrição da apresentação:

1 TRAUMATOLOGIA FORENSE É a parte do Medicina Legal que estuda os traumas, as lesões e os instrumentos (agentes) vulnerantes.

2 TRAUMATOLOGIA É permitido em alguns casos, após a reunião de outros elementos de investigação, estabelecer a eventual dinâmica do fato e, até mesmo, a autoria envolvida no caso. É permitido em alguns casos, após a reunião de outros elementos de investigação, estabelecer a eventual dinâmica do fato e, até mesmo, a autoria envolvida no caso.

3 TRAUMA É o resultado da ação vulnerante que possui energia capaz de produzir lesão. É o resultado da ação vulnerante que possui energia capaz de produzir lesão. O Artigo 129 do C.P. e O Artigo 121 do C.P. O Artigo 129 do C.P. e O Artigo 121 do C.P. Lesão é o objeto de estudo da Medicina Legal é o resultado do trauma e suas conseqüências médicas e legais. Lesão é o objeto de estudo da Medicina Legal é o resultado do trauma e suas conseqüências médicas e legais.

4 IDENTIFICAÇÃO DO AGENTE VULNERANTE O objetivo do perito – legista é através da análise da lesão, fornecer dados para identificar o agente vulnerante e quando possível a autoria do evento O objetivo do perito – legista é através da análise da lesão, fornecer dados para identificar o agente vulnerante e quando possível a autoria do evento

5 LESÕES ATÍPICAS Não apresentam características específicas do agente vulnerante.

6 LESÕES TÍPICAS O instrumento, agente vulnerante deixa lesões específicas, isto é, “Lesões com Assinatura’’ O instrumento, agente vulnerante deixa lesões específicas, isto é, “Lesões com Assinatura’’

7 AS ENERGIAS VULNERANTES E SUAS CLASSIFICAÇÕES 1. MECÂNICA 2. FÍSICA 3. QUÍMICA 4. BIOQUÍMICA 5. MISTA

8 AGENTES CONTUNDENTES Impacto de agentes vulnerantes nos quais os pontos de contato com o corpo da vítima não tem ponta nem gume. São agentes vulnerantes que possuem superfícies rombas ou planas. Impacto de agentes vulnerantes nos quais os pontos de contato com o corpo da vítima não tem ponta nem gume. São agentes vulnerantes que possuem superfícies rombas ou planas.

9 PRINCIPAIS AGENTES CONTUNDENTES 1. Órgãos naturais de defesa ou ataque dos homens e animais (MORDIDA DE CÃO)

10 2-INSTRUMENTOS USUAIS DE DEFESA OU ATAQUE

11 3- OBJETOS OU INSTRUMENTOS OCASIONAIS

12 AGENTES VULNERANTES COM ENERGIA DE ORDEM FÍSICA MOVIMENTO MOVIMENTOMASSA VELOCIDADE VELOCIDADE

13 AGENTES VULNERANTES COM ENERGIA DE ORDEM FÍSICA ENERGIA CINÉTICA É: ENERGIA CINÉTICA É: MASSA x VELOCIDADE MASSA x VELOCIDADE 2 O EFEITO LESIVO DEPENDE MAIS DA VELOCIDADE.

14 AVULSÃO DENTÁRIA Pressão é = Pressão é = FORÇA FORÇA SUPERFÍCIE SUPERFÍCIE “ Uma mesma força exercida sobre uma superfície cada vez menor, a pressão local será cada vez maior ’’ “ Uma mesma força exercida sobre uma superfície cada vez menor, a pressão local será cada vez maior ’’

15 AS LESÕES PRODUZIDAS PELA AÇÃO CONTUNDENTE Rubefação- é a mais leve desta série, é exclusivamente vital e é um fenômeno vaso- motor. Rubefação- é a mais leve desta série, é exclusivamente vital e é um fenômeno vaso- motor. Exemplo: bofetada na face ou nadégas. Exemplo: bofetada na face ou nadégas.

16 ESCORIAÇÃO É a lesão decorrente da ação contundente que produz arrancamento total e parcial da epiderme. É a lesão decorrente da ação contundente que produz arrancamento total e parcial da epiderme. Tempo de regeneração- 20 à 30 dias. Tempo de regeneração- 20 à 30 dias. Valor médico-legal- forma; localização e evolução Valor médico-legal- forma; localização e evolução A presença de infecção dificulta o trabalho pericial. A presença de infecção dificulta o trabalho pericial.

17 ESCORIAÇÃO

18 Lesão Intra-Vitam X Lesão Post- Mortem Definições: Intra- Vitam- são lesões que ocorrem no corpo humano durante a vida, com características específicas como: infiltração da malha tecidual, coagulação, presença abundante de leucócitos,etc. Reação Vital. Definições: Intra- Vitam- são lesões que ocorrem no corpo humano durante a vida, com características específicas como: infiltração da malha tecidual, coagulação, presença abundante de leucócitos,etc. Reação Vital. Post- Mortem- são lesões que ocorrem após a morte, não possuem Reação Vital. Post- Mortem- são lesões que ocorrem após a morte, não possuem Reação Vital.

19 Lesão Post- Mortem

20 EQUIMOSE Define-se por lesões que são caracterizadas por infiltração hemorrágica nas malhas do tecido. Define-se por lesões que são caracterizadas por infiltração hemorrágica nas malhas do tecido.

21 Valor Médico- Legal das Equimoses Forma: Correntes, Fivelas, Chicotes, etc Forma: Correntes, Fivelas, Chicotes, etc Localização: Pescoço, Áreas Genitais, Pálpebras Localização: Pescoço, Áreas Genitais, Pálpebras

22 Mudança de Cor da Equimose Nexo Temporal

23 O Espectro Equimótico de Legrand Du Saulle O Espectro Equimótico de Legrand Du Saulle Evolução das Equimoses Dias Evolução das Equimoses Dias Vermelho 1º Vermelho 1º Violáceo 1ºou 2º Violáceo 1ºou 2º Azulado 3º Azulado 3º Esverdeado 5ºou 6º Esverdeado 5ºou 6º Amarelado 7º Amarelado 7º Desaparece 10º à 12º Desaparece 10º à 12º

24 Algumas Regiões Não apresentam o Espectro Equimótico Conjuntiva Oculares Conjuntiva Oculares Dedos Dedos Região Plantar Região Plantar


Carregar ppt "TRAUMATOLOGIA FORENSE É a parte do Medicina Legal que estuda os traumas, as lesões e os instrumentos (agentes) vulnerantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google