A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto ENEM História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto ENEM História."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto ENEM História

2 Antiguidade Clássica: Grécia e Roma Antiga
 Ao falarmos do legado dos gregos para o mundo contemporâneo, percebemos que muitos textos ressaltam como as experiências políticas experimentadas em Atenas serviram de base para a construção do regime democrático. A luta pelo fim dos privilégios aristocráticos e a consolidação de uma sociedade com direitos mais amplos teriam sido os pilares dessa nova forma de governo. Ao contrário, percebemos que as instituições políticas dessa cultura refletiam claramente valores diversos que eram anteriores ao nascimento da democracia grega. Também devemos levar em conta que o nosso ideal democrático é influenciado pelas discussões políticas dos intelectuais que defenderam os ideais do movimento iluminista, no século XVIII.

3 Exercício: As cidades-estados, base da organização política que caracterizou o povo grego, … a) mantinham política comum. b) eram politicamente autônomas. c) possuíam princípios religiosos antagônicos. d) possuíam uma organização econômica solidária. e) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.

4 Resposta: As cidades-estados, base da organização política que caracterizou o povo grego, … a) mantinham política comum. b) eram politicamente autônomas. c) possuíam princípios religiosos antagônicos. d) possuíam uma organização econômica solidária. e) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.

5 Durante a história da civilização romana, vários governos se sucederam no controle da cidade e do império que foi construído a partir dela. Durante o último século da República romana, os generais do exército passaram a ter um prestígio e um poder político cada vez maiores. Porém, várias crises políticas forma conhecidas. Para tentar sanar essas crises, foram criados os triunviratos, palavra que significa poder de três pessoas. As línguas românicas são a continuação do latim vulgar, o popular dialeto do latim falado pelos soldados, colonos e mercadores do Império Romano, que se distinguia da forma clássica da língua falada pelas classes superiores romanas, a forma em que a língua era geralmente escrita. A Roma antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento do Cristianismo. O cristianismo desempenhou um papel de destaque na formação da civilização ocidental pelo menos desde o século IV. A Igreja Católica de Roma possui mais de dois mil anos de história, sendo a mais antiga instituição do mundo ainda em funcionamento. Como quase tudo em Roma, as leis surgiram para dar uma solução prática aos problemas criados pelas lutas entre os grupos sociais e pelas guerras de conquista. Afinal, Roma dominava um vasto e variado mosaico de povos, unidos por vínculos econômicos, políticos e culturais. Criar normas jurídicas que permitissem a coexistência de tão diferentes costumes e tradições tornou-se uma necessidade.

6 Exercício: Toda a Gália está dividida em três partes, uma habitada pelos belgas, outra pelos aquitanos, a terceira por aqueles que nós chamamos de gauleses (em sua língua, celtas). Essas nações diferem entre si pela língua, pelos costumes e pelas leis. (Júlio César, Guerra das Gálias.) Esse trecho de Júlio César se refere às conquistas da Roma Antiga e à maneira como os romanos viam os povos que conquistavam. Sobre as conquistas romanas, é correto afirmar: a) O exército romano era composto somente por escravos. b) Os povos conquistados eram considerados incultos e menosprezados pelos romanos. c) As estruturas administrativas construídas pelos romanos foram pouco duráveis, o que limitou a sua capacidade de expansão. d) Os romanos não tinham uma política de destruição, nem de integração cultural dos povos conquistados, preservando a posição das elites que se aliassem a eles. e) Durante as guerras de conquista, houve uma diminuição do número de escravos capturados pelos romanos.

7 Toda a Gália está dividida em três partes, uma habitada pelos belgas, outra pelos aquitanos, a terceira por aqueles que nós chamamos de gauleses (em sua língua, celtas). Essas nações diferem entre si pela língua, pelos costumes e pelas leis. (Júlio César, Guerra das Gálias.) Esse trecho de Júlio César se refere às conquistas da Roma Antiga e à maneira como os romanos viam os povos que conquistavam. Sobre as conquistas romanas, é correto afirmar: a) O exército romano era composto somente por escravos. b) Os povos conquistados eram considerados incultos e menosprezados pelos romanos. c) As estruturas administrativas construídas pelos romanos foram pouco duráveis, o que limitou a sua capacidade de expansão. d) Os romanos não tinham uma política de destruição, nem de integração cultural dos povos conquistados, preservando a posição das elites que se aliassem a eles. e) Durante as guerras de conquista, houve uma diminuição do número de escravos capturados pelos romanos.

8 Feudalismo O Poder político era descentralizado das mãos do rei. Cada domínio feudal era independente, ou seja, cada feudo era governado pelo seu senhor. A relação entre a nobreza feudal baseadas nos laços de suserania e vassalagem tornava-se suserano o nobre que doava um feudo a outro; e vassalo, o nobre que recebia o feudo.  A sociedade rural e estamental, dividida em três estamentos ou ordens sociais, cada qual com uma função:  clero – oração / nobreza – defesa / campesinato – (servos e vilões) – trabalho  A sociedade feudal era principalmente rural, ou seja, quase todas as pessoas viviam no campo. O trabalho na agricultura era pesado e cansativo e os camponeses ficavam com poucos frutos, visto que as terras eram dos nobres.  Os nobres eram os donos da terras, também chamados de feudos. Como proprietários, o trabalho deles era pouco, em comparação com os servos. 

9 Exercício: Politicamente, o feudalismo se caracterizava pela:
a) atribuição apenas do Poder Executivo aos senhores  de terras; b) relação direta entre posse dos feudos e soberania, fragmentando-se  o poder central; c) relação entre a vassalagem e suserania entre mercadores e senhores feudais; d) absoluta descentralização administrativa, com subordinação dos bispos aos senhores feudais; e) existência de uma legislação específica a reger a vida de cada feudo.

10 Politicamente, o feudalismo se caracterizava pela:
a) atribuição apenas do Poder Executivo aos senhores  de terras; b) relação direta entre posse dos feudos e soberania, fragmentando-se  o poder central; c) relação entre a vassalagem e suserania entre mercadores e senhores feudais; d) absoluta descentralização administrativa, com subordinação dos bispos aos senhores feudais; e) existência de uma legislação específica a reger a vida de cada feudo.

11 Revolução Francesa Com tantas injustiças, a população se revoltou contra o rei e seu poder absoluto. As principais reivindicações eram o fim dos privilégios que o clero e a nobreza desfrutavam e a instauração da igualdade civil. O movimento teve o apoio dos burgueses, que viam a má administração como um empecilho para o desenvolvimento do capitalismo. Vários intelectuais também denunciavam a situação, e buscavam conscientizar as pessoas. A primeira fase foi marcada pela convocação da Assembleia dos Estados Gerais, em 5 de maio de 1789, pelo rei Luis XVI. Os estados eram o clero, como 1oestado, a nobreza como 2o, e os representantes da maioria da população, que eram deputados do 3o estado. A segunda fase é considerada a mais popular do movimento. Os burgueses haviam proclamado uma república – a República Girondina, em setembro de 1792, transferindo o poder do rei para a própria burguesia, dando fim à monarquia. Na terceira fase, o Comitê de Salvação Pública condena Robespierre e outros líderes jacobinos à morte, dando fim à Era do Terror em 27 de julho de Essa data ficou conhecida como “9 do Termidor”, e caracterizou o golpe que retornaria os Girondinos ao poder. Era o fim da participação popular na Revolução Francesa.

12 Exercício: (Enem) Algumas transformações que antecederam a Revolução Francesa podem ser exemplificadas pela mudança de significado da palavra "restaurante". Desde o final da Idade Média, a palavra 'restaurant' designava caldos ricos, com carne de aves e de boi, legumes, raízes e ervas. Em 1765 surgiu, em Paris, um local onde se vendiam esses caldos, usados para restaurar as forças dos trabalhadores. Nos anos que precederam a Revolução, em 1789, multiplicaram-se diversos 'restaurateurs', que serviam pratos requintados, descritos em páginas emolduradas e servidos não mais em mesas coletivas e mal cuidadas, mas individuais e com toalhas limpas. Com a Revolução, cozinheiros da corte e da nobreza perderam seus patrões, refugiados no exterior ou guilhotinados, e abriram seus restaurantes por conta própria. Apenas em 1835, o Dicionário da Academia Francesa oficializou a utilização da palavra restaurante com o sentido atual. A mudança do significado da palavra restaurante ilustra: a) a ascensão das classes populares aos mesmos padrões de vida da burguesia e da nobreza. b) a apropriação e a transformação, pela burguesia, de hábitos populares e dos valores da nobreza. c) a incorporação e a transformação, pela nobreza, dos ideais e da visão de mundo da burguesia. d) a consolidação das práticas coletivas e dos ideais revolucionários, cujas origens remontam à Idade Média. e) a institucionalização, pela nobreza, de práticas coletivas e de uma visão de mundo igualitária.

13 (Enem) Algumas transformações que antecederam a Revolução Francesa podem ser exemplificadas pela mudança de significado da palavra "restaurante". Desde o final da Idade Média, a palavra 'restaurant' designava caldos ricos, com carne de aves e de boi, legumes, raízes e ervas. Em 1765 surgiu, em Paris, um local onde se vendiam esses caldos, usados para restaurar as forças dos trabalhadores. Nos anos que precederam a Revolução, em 1789, multiplicaram-se diversos 'restaurateurs', que serviam pratos requintados, descritos em páginas emolduradas e servidos não mais em mesas coletivas e mal cuidadas, mas individuais e com toalhas limpas. Com a Revolução, cozinheiros da corte e da nobreza perderam seus patrões, refugiados no exterior ou guilhotinados, e abriram seus restaurantes por conta própria. Apenas em 1835, o Dicionário da Academia Francesa oficializou a utilização da palavra restaurante com o sentido atual. A mudança do significado da palavra restaurante ilustra a) a ascensão das classes populares aos mesmos padrões de vida da burguesia e da nobreza. b) a apropriação e a transformação, pela burguesia, de hábitos populares e dos valores da nobreza. c) a incorporação e a transformação, pela nobreza, dos ideais e da visão de mundo da burguesia. d) a consolidação das práticas coletivas e dos ideais revolucionários, cujas origens remontam à Idade Média. e) a institucionalização, pela nobreza, de práticas coletivas e de uma visão de mundo igualitária.

14 Processo de Independência do Brasil
A independência do Brasil, enquanto processo histórico, desenhou-se muito tempo antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laços coloniais às margens do rio Ipiranga. De fato, para entendermos como o Brasil se tornou uma nação independente, devemos perceber como as transformações políticas, econômicas e sociais inauguradas com a chegada da família da Corte Lusitana ao país abriram espaço para a possibilidade da independência.

15 Exercício: Leia as afirmativas abaixo sobre o processo da Independência do Brasil e assinale se as mesmas são Verdadeiras (V) ou Falsas (F). I – () V () F – A abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo pode ser vista como um primeiro “grito de independência”, em que a colônia brasileira não mais estaria atrelada ao monopólio comercial imposto pelo antigo pacto colonial. II – () V () F – Como resposta à imposição das Cortes pelo seu retorno a Portugal, Dom Pedro I firmou uma resolução onde dizia que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorização prévia. III – () V () F – No contexto de acirramento das tensões entre as Cortes e a colônia portuguesa, o príncipe regente baixou os impostos e equiparou as autoridades militares nacionais às lusitanas. IV – () V () F - Dom Pedro I incorporou figuras políticas contra a independência aos quadros administrativos de seu governo, como José Bonifácio, defensor de situação colonial brasileira e do poder régio português, pretendendo com essa manobra enganar as Cortes de suas reais intenções.

16 Leia as afirmativas abaixo sobre o processo da Independência do Brasil e assinale se as mesmas são Verdadeiras (V) ou Falsas (F). I – (x) V () F – A abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo pode ser vista como um primeiro “grito de independência”, em que a colônia brasileira não mais estaria atrelada ao monopólio comercial imposto pelo antigo pacto colonial. II – (x) V () F – Como resposta à imposição das Cortes pelo seu retorno a Portugal, Dom Pedro I firmou uma resolução onde dizia que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorização prévia. III – (x) V () F – No contexto de acirramento das tensões entre as Cortes e a colônia portuguesa, o príncipe regente baixou os impostos e equiparou as autoridades militares nacionais às lusitanas. IV – () V (x) F - Dom Pedro I incorporou figuras políticas contra a independência aos quadros administrativos de seu governo, como José Bonifácio, defensor de situação colonial brasileira e do poder régio português, pretendendo com essa manobra enganar as Cortes de suas reais intenções.

17 Segundo Reinado O Segundo Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro II. Teve início em 23 de julho de 1840, com a mudança na Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14 anos e, portanto, apto para assumir o governo. O 2º Reinado terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República. O governo de D. Pedro II, que durou 49 anos, foi marcado por muitas mudanças sociais, política e econômicas no Brasil.

18 Exercício: (UNESP/SP) Observe a charge de Ângelo Agostini, publicada no periódico A Vida Fluminense, em 11 de junho de A charge expressa: A - a violência e brutalidade do regime escravista, que reconhecia a humanidade do escravo, mas o obrigava a trabalhar sem remuneração e punia o menor erro ou descuido; B - o paradoxo decorrente da incorporação de escravos no exército brasileiro e de sua participação nas lutas travadas em defesa do país na segunda metade do século XIX; C - a tomada de posição dos oficiais do exército brasileiro que, a partir de 1850, não só se negaram a perseguir os escravos fugidos, como abrigaram os mesmos nos quartéis; D - o programa imperial de rápida abolição da mão-de-obra escrava, especificamente nas grandes cidades brasileiras; E - a intensificação da repressão aos quilombos e à fuga de escravos, que cresceu na medida em que se fortaleciam os movimentos em prol da abolição do regime.

19 Resposta: (UNESP/SP) Observe a charge de Ângelo Agostini, publicada no periódico A Vida Fluminense, em 11 de junho de 1870. A charge expressa: A - a violência e brutalidade do regime escravista, que reconhecia a humanidade do escravo, mas o obrigava a trabalhar sem remuneração e punia o menor erro ou descuido; B - o paradoxo decorrente da incorporação de escravos no exército brasileiro e de sua participação nas lutas travadas em defesa do país na segunda metade do século XIX; C - a tomada de posição dos oficiais do exército brasileiro que, a partir de 1850, não só se negaram a perseguir os escravos fugidos, como abrigaram os mesmos nos quartéis; D - o programa imperial de rápida abolição da mão-de-obra escrava, especificamente nas grandes cidades brasileiras; E - a intensificação da repressão aos quilombos e à fuga de escravos, que cresceu na medida em que se fortaleciam os movimentos em prol da abolição do regime.

20 Era Vargas A Era Vargas ocorreu entre 1930 e 1945, durante 15 anos seguidos em que Getúlio Vargas participou do Governo. Foi marcada por diversas mudanças feita por Vargas, tanto no aspecto social quanto no econômico.

21 Exercício: (PITÁGORAS) Veja A imagem satiriza um acontecimento histórico no qual: a) O presidente Washington Luiz foi deposto do governo e o poder foi entregue a Getúlio Vargas. b) Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil após uma longa batalha com as oligarquias rurais. c) Getúlio Vargas, com o apoio das oligarquias de Minas e São Paulo, chegou à presidência. d) Washington Luiz foi derrotado nas eleições presidenciais pelo candidato gaúcho Getúlio Vargas.

22 Resposta: (PITÁGORAS) Veja A imagem satiriza um acontecimento histórico no qual: a) O presidente Washington Luiz foi deposto do governo e o poder foi entregue a Getúlio Vargas. b) Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil após uma longa batalha com as oligarquias rurais. c) Getúlio Vargas, com o apoio das oligarquias de Minas e São Paulo, chegou à presidência. d) Washington Luiz foi derrotado nas eleições presidenciais pelo candidato gaúcho Getúlio Vargas.

23 Ditadura Militar Na madrugada de 31 de março para 1º de abril de 1964, líderes civis e militares conservadores derrubaram o presidente João Goulart. Diversos fatores levaram ao golpe, alguns circunstanciais e outros que se arrastavam havia décadas, como mostra a página ao lado. Mas, resumidamente, dá para dizer que o movimento surgiu para afastar do poder um grupo político, liderado por João Goulart, que, na visão dos conspiradores, levava o Brasil para o "caminho do comunismo". O desenvolvimento e crescimento econômico advindos da estabilização da economia contribuíram para estabilidade governamental. O governo Médici entrou para a história como o período em que se registraram os maiores índices de desenvolvimento e crescimento econômico do país. Diretas Já foi um movimento político democrático com grande participação popular que ocorreu no ano de Este movimento era favorável e apoiava a emenda do deputado Dante de Oliveira que restabeleceria as eleições diretas para presidente da República no Brasil.

24 Exercício: (UFSC/SC) - Universidade Federal de Santa Catarina -
NOSSA HISTÓRIA. São Paulo: a 2, n. 19, maio A charge acima refere-se ao período de 1980 no Brasil. Sobre ele, é correto afirmar que: 1 - foi um período de grande recessão provocada, entre outros fatores, pelo pagamento dos juros da dívida externa; 2 - o movimento “Diretas Já!”, ocorrido nos anos 80, reivindicava o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República; 4 - as reivindicações do movimento “Diretas Já!” foram atendidas em 1984, com a aprovação da emenda Dante de Oliveira; 8 - em 1985 foi escolhido o primeiro presidente civil após 20 anos de governo militar. Tancredo Neves governou o país por quatro anos, sem maiores incidentes;  16 - os anos 80 foram marcados por vários planos econômicos, que obtiveram como resultados o fim da inflação e o pagamento da dívida externa;  32 - a Constituição de 1988 estabeleceu várias conquistas no âmbito social, entre elas, a consagração do regime democrático e a defesa dos direitos civis.  SOMATÓRIA (____)

25 NOSSA HISTÓRIA. São Paulo: a 2, n. 19, maio 2005
NOSSA HISTÓRIA. São Paulo: a 2, n. 19, maio A charge acima refere-se ao período de 1980 no Brasil. Sobre ele, é correto afirmar que: 1 - foi um período de grande recessão provocada, entre outros fatores, pelo pagamento dos juros da dívida externa; 2 - o movimento “Diretas Já!”, ocorrido nos anos 80, reivindicava o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República; 4 - as reivindicações do movimento “Diretas Já!” foram atendidas em 1984, com a aprovação da emenda Dante de Oliveira; 8 - em 1985 foi escolhido o primeiro presidente civil após 20 anos de governo militar. Tancredo Neves governou o país por quatro anos, sem maiores incidentes;  16 - os anos 80 foram marcados por vários planos econômicos, que obtiveram como resultados o fim da inflação e o pagamento da dívida externa;  32 - a Constituição de 1988 estabeleceu várias conquistas no âmbito social, entre elas, a consagração do regime democrático e a defesa dos direitos civis.  SOMATÓRIA (_35_)


Carregar ppt "Projeto ENEM História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google