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CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
CRESCIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL
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CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
COMUNIDADE SÃO RAFAEL 3.500 HABITANTES APROXIMADAMENTE 500 RESIDÊNCIAS APROXIMADAMENTE 05 EQUIPAMENTOS GOVERNAMENTAIS
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Historiador Daniel Pereira dos Santos
FORMAÇÃO SUSTENTABILIDADE E CAPTAÇÃO DE RECURSOS Historiador Daniel Pereira dos Santos
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290 MIL ORGANIZAÇÕES 3º SETOR?
CAPTAÇÃO DE RECURSOS IBGE 2012 290 MIL ORGANIZAÇÕES 3º SETOR?
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS O QUE É ASSOCIAÇÃO?
A definição de associação, presente no artigo 53 do Código Civil (Lei nº /02): “Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos”. 5
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS FORMAS DE CAPTAÇÃO
Captação ou mobilização de recursos são termos utilizados para denominar um conjunto de atividades multidisciplinares, realizadas pelas organizações do Terceiro Setor, com o objetivo de gerar recursos financeiros, materiais e humanos para a consecução de suas finalidades. Ou seja, é uma atividade meio para a sustentação financeira das organizações, envolvendo questões de marketing, comunicação, gestão, jurídicas e éticas. Para o sucesso da atividade de captação de recursos recomenda-se o acesso a diferentes fontes de recursos, tais como iniciativa privada (pessoas físicas e jurídicas), fundações, organizações religiosas, organismos internacionais, projetos de geração de renda, governo e eventos.
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS FORMAS DE CAPTAÇÃO
A forma mais utilizada para a arrecadação dos recursos de pessoas físicas e jurídicas é a doação, que pode ser beneficiada ou não por incentivos fiscais. Outra forma de transferência de recursos que fomenta atividades das organizações do Terceiro Setor é o patrocínio, modalidade vinculada a incentivos fiscais. 7
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OFICIALIZAÇÃO DA DOAÇÃO
CAPTAÇÃO DE RECURSOS OFICIALIZAÇÃO DA DOAÇÃO Na prática, as organizações de Terceiro Setor contam com as doações para o financiamento de seus custos operacionais, programas e projetos. Portanto, em seu dia a dia, ao receberem uma promessa de doação, seja pura e simples ou com encargos, devem consolidar a hipótese por escrito. 8
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS DOAÇÕES DE FUNDAÇÕES
a prática utilizada hoje pelas fundações e institutos empresariais é o chamado Investimento Social Privado (ISP), ou seja o repasse voluntário de recursos privados, através de doações pura e simples ou com encargos, feitas de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. 9
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS O QUE É A CAPTAÇÃO DE RECURSOS?
Atividade planejada e complexa envolve marketing, incentivos fiscais, planejamento, comunicação, relações públicas, estratégias, elaboração de projetos, questões jurídicas e de natureza ética Objetivo: geração de diferentes recursos (financeiros, materiais e humanos) Apoio à finalidade principal da organização (meio para que ela cumpra sua missão)
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Título ou Qualificação
CAPTAÇÃO DE RECURSOS QUEM É QUEM? Pessoa Jurídica, Título ou denominação Constituição/CNPJ Nomes Título ou Qualificação Associações Negócio Social OSCIP Fundações Instituição UPF Sociedades Instituto Filantrópicas/ CEBAS Organizações Religiosas ONG OS Partidos Políticos Entidade
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS TIPOS DE RECURSOS MATERIAS HUMANOS FINANCEIROS
Materiais de usos gerais, veículos, materiais de construção, computadores, alimentos, etc. HUMANOS Voluntários (conselheiros, diretores e corpo de voluntariado), parceiros, doadores de serviços, funcionários, etc. FINANCEIROS Dinheiro
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Campanha Anual Campanha Capital CAPTAÇÃO DE RECURSOS
TIPOS DE CAMPANHA Campanha Anual Campanha Capital Campanha para Projetos
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS CAMPANHA ANUAL
Desempenho anual da organização e seus programas Despesas operacionais (funcionários, aluguel, telefone, comunicação, materiais de uso geral, etc.) É mais difícil captar para essa finalidade Normalmente são utilizados projetos de doação do tipo“adote” As fontes de recursos mais utilizadas são: - indivíduos, eventos, convênios com governo
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS CAMPANHA CAPITAL Campanha de grande porte Pontual
Objetiva investimentos em ativos fixos: Construção Reforma Ampliação de edifício Pesquisa Fundos patrimoniais, etc.
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CAMPANHA PARA PROJETOS
CAPTAÇÃO DE RECURSOS CAMPANHA PARA PROJETOS São pontuais, com começo, meio e fim; concretizado o projeto, encerra-se a campanha. Objetivam o desenvolvimento e a realização de um projeto específico Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de tempo e de orçamento dados. Expedições, edição de livros, shows, produção de discos, produções teatrais, participação em paraolimpíada, recuperação de águas, reflorestamento, etc.
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FONTES DE FINANCIAMENTO
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PRINCIPAIS FINANCIADORES BRASILEIROS
CAPTAÇÃO DE RECURSOS PRINCIPAIS FINANCIADORES BRASILEIROS 18
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS
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FONTES PRÓPRIAS DE RECURSO
CAPTAÇÃO DE RECURSOS FONTES PRÓPRIAS DE RECURSO MAQUINETA DE CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO VENDA DE LIVROS CRÉDITOS PARA CELULAR
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDAÇÕES VANTAGENS Dão credibilidade
Somas substanciais (uma parcela ou três anos) Auxílio no desenho de indicadores Possuem missão clara – facilidade de identificação Falam a“mesma língua”
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDAÇÕES VANTAGENS
Processo de solicitação de recursos padronizado – quase sempre (nacional ou internacional) No Brasil, a maior referência é o GIFE – Associação Paulista de Fundações –
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCIADORES
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS TIPOS DE FONTES
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS EDITAIS
A) O desconhecimento das instruções do edital ou o não entendimento dificilmente poderão ser aceitos como razões para justificar quaisquer erros ou divergências B) Fique atento para a possibilidade de eventuais aditamentos ou esclarecimentos a respeito do edital C) Verifique a forma correta de inscrição do projeto (via internet, correio, etc.) além da data de início e término
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS EDITAIS
D) Veja se existe alguma comissão ou mecanismo para a resolução de casos omissos F) Veja se o edital exige que documentos sejam anexados, tais como estatutos, atas, certidões, etc. E) Confira se existem formulários próprios, veja também se o número de caracteres está definido G) Observe com quem ficaram os eventuais direitos autorais relacionados ao projeto (relatórios, vídeos, imagens, músicas, etc.)
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS EDITAIS
H) Certifique-se do valor máximo de investimento socioambiental constante do edital (veja os recursos disponíveis, os critérios e formas de desembolso) J) Observe as etapas e critérios de avaliação e seleção dos projetos, inclusive quanto à possibilidade de eventuais recursos I) Não esqueça de verificar se existe algum modelo a ser adotado para cronograma físico-financeiro
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS EDITAIS
K) Veja os meios e prazos para a divulgação dos resultados N) Conheça detalhadamente o procedimento para prestação de contas O) Verifique os projetos contemplados nos anos anteriores por quem propõe o edital analisando se a sua causa está incluída nas prioridades da organização selecionada L) Analise as contrapartidas exigidas pelo investidor social M) Verifique a maneira pela qual a implementação dos projetos será acompanhada pelo investidor social
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Formatar apresentação Formatar para editais Escrever o projeto
CAPTAÇÃO DE RECURSOS SEQUÊNCIA DE ELABORAÇÃO Comunicar e Prestar contas Executar Captar Formatar apresentação Formatar para editais Escrever o projeto Pensar o projeto
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS ROTEIRO Apresentação Institucional
Identificação do Projeto – Resumo Cenário / Contexto Justificativa do Projeto: (O porquê.) Público Alvo (quem? – perfil das pessoas atendidas) Objetivos (o quê?) Quadro de Metas Metodologia (como?) Estratégias Indicadores e avaliação Cronograma Equipe Orçamento Plano de mídia e contrapartidas
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JUSTIFICATIVA DO PROJETO
CAPTAÇÃO DE RECURSOS JUSTIFICATIVA DO PROJETO a) Descreva as características sociais, culturais, econômicas e políticas do público-alvo com o qual o projeto irá trabalhar. (cenário) b) Descreva as ações que pretende desenvolver e como poderão transformar a situação, enumere as alterações esperadas, incluindo tanto mudanças qualitativas como quantitativas. c) Enumere qualidades ou características da realidade local e das pessoas atendidas que poderão contribuir para que as ações planejadas alcancem os resultados esperados, melhorando a qualidade de vida das pessoas atendidas.
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JUSTIFICATIVA DO PROJETO
CAPTAÇÃO DE RECURSOS JUSTIFICATIVA DO PROJETO Ao fazer o texto descritivo sempre escreva em 1ª pessoa do plural (nós – associação) ou 3ª pessoa (ela/ele – instituto/fundação); O texto deve conter informações de rodapé das fontes: os dados estatísticos da localidade, público alvo, dados sobre o desafio; A proposta deve ser objetiva e referencial de como articular-se institucionalmente e agir no desafio, cumprindo a missão.
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ORÇAMENTO E CRONOGRAMA
CAPTAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTO E CRONOGRAMA CONCEITO: Orçamento são planos de uma organização em termos financeiros que funciona como uma declaração de metas para o período seguinte (um ano ou mais).
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ORÇAMENTO E CRONOGRAMA
CAPTAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTO E CRONOGRAMA Dimensionamento dos recursos a captar Demonstrar assiduidade e transparência Custo por beneficiário adequado ao mercado Criar planilhas para examinar simulações em condições diferentes Previsão de resultados
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ORÇAMENTO E CRONOGRAMA
CAPTAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTO E CRONOGRAMA
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ORÇAMENTO E CRONOGRAMA
CAPTAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTO E CRONOGRAMA
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS Modelo Trevo
Um Gestor de projetos sociais deve lidar com quatro “campos essenciais” e suas relações Talentos e capacidades Voluntários e profissionais Potenciais e conflitos Pessoas Público Alvo: quem são, como vivem, quais são seus problemas, qual o contexto social Serviços Sociedade Ações, Atividades, eventos, metodologia Prédio, carros, dinheiro, equipamentos, material didático, infra-estrutura, etc. Recursos 37
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS EQUIPE Com funções Competências Atribuições Específicas Formação Horas de atuação
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AVALIAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTAS
CAPTAÇÃO DE RECURSOS AVALIAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTAS Uma boa avaliação deve ser feita no meio e no final do projeto, podendo ser feita através de: Reuniões, Relatórios (Mensais, semanais), visitas e etc. O acompanhamento deve ser sistemático e feito através de vários mecanismos, como: Relatórios, Visitas e etc. Fundamental para renovação de projetos, pois, com uma boa prestação e contas os financiadores percebem quanto a organização tem condições reais de executar da melhor forma possível o recurso disponibilizado a fim de atingir seu objetivo.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CAPTAÇÃO DE RECURSOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SMART eSpecífica Mensurável Atingível Relevante Temporal
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Objetivos específicos
CAPTAÇÃO DE RECURSOS CRONOGRAMA Objetivo Geral Objetivos específicos Metas Indicadores Metas de Verificação
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS BANCO DE DADOS Pastas Fichas Planilha Redes Sociais Smartfone Sites Computador Sempre tenha o banco de dados atualizado. Onde armazenar informações?
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PROFISSIONAL DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS
ADMINISTRADORES RELAÇÕES PÚBLICAS MARKETEIROS COMUNICOLOGOS ECONOMISTAS
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REFERÊNCIAS CRUZ, Célia e ESTRAVIZ, Marcelo. Captação de Diferentes Recursos para Organizações Sem Fins Lucrativos. Editora Global. AZEVEDO, Tasso Rezende. Buscando recursos para seus projetos. TextoNovo1998. DRUCKER, Peter. Administração de organizações sem fins lucrativos: principios e práticas – Editora Pioneira. HUDSON, Mike. Administrando organizações do terceiro setor: o desafio de administrar sem receita – Makron Books. LANDIM, Leilah; BERES, Neide. As organizações sem fins lucrativos no Brasil: ocupação, despesas e recursos – Nau Editora NANUS, Burt. Liderança para o Terceiro Setor: Estratégias de sucesso para organizações sem fins lucrativos, São Paulo, 2000 BARBOSA, Maria Nazaré Lins e OLIVEIRA, Carolina Felippe. Manual de ONGs, Guia Prático de Orientação Jurídica, 2001. FERRAREZI, Elisabete. OSCIP passo a passo – AED – Agência de Educação para o desenvolvimento. SENAC (SP) / FUNDAÇÃO ABRINQ, Guia de Gestão: para quem dirige entidades sociais Freund, Tomas A Relação Entre Voluntários e Profissionais Numa Organização do Terceiro Setor: Existe Um Duplo Comando?, Revista Integração/ FGV,São Paulo, 2006,
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Daniel Pereira dos Santos
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DANIEL PEREIRA DOS SANTOS
CPCC Rua Arquivista Jonathas Carecas, nº 110, Comunidade São Rafael, João Pessoa, Paraíba. Fone: (83) Site: Fone: (83) 8854 – 8148
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