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CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO

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Apresentação em tema: "CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
CRESCIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL

2 CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
COMUNIDADE SÃO RAFAEL 3.500 HABITANTES APROXIMADAMENTE 500 RESIDÊNCIAS APROXIMADAMENTE 05 EQUIPAMENTOS GOVERNAMENTAIS

3 Historiador Daniel Pereira dos Santos
FORMAÇÃO SUSTENTABILIDADE E CAPTAÇÃO DE RECURSOS Historiador Daniel Pereira dos Santos

4 290 MIL ORGANIZAÇÕES 3º SETOR?
CAPTAÇÃO DE RECURSOS IBGE 2012 290 MIL ORGANIZAÇÕES 3º SETOR?

5 CAPTAÇÃO DE RECURSOS O QUE É ASSOCIAÇÃO?
A definição de associação, presente no artigo 53 do Código Civil (Lei nº /02): “Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos”. 5

6 CAPTAÇÃO DE RECURSOS FORMAS DE CAPTAÇÃO
Captação ou mobilização de recursos são termos utilizados para denominar um conjunto de atividades multidisciplinares, realizadas pelas organizações do Terceiro Setor, com o objetivo de gerar recursos financeiros, materiais e humanos para a consecução de suas finalidades. Ou seja, é uma atividade meio para a sustentação financeira das organizações, envolvendo questões de marketing, comunicação, gestão, jurídicas e éticas. Para o sucesso da atividade de captação de recursos recomenda-se o acesso a diferentes fontes de recursos, tais como iniciativa privada (pessoas físicas e jurídicas), fundações, organizações religiosas, organismos internacionais, projetos de geração de renda, governo e eventos.

7 CAPTAÇÃO DE RECURSOS FORMAS DE CAPTAÇÃO
A forma mais utilizada para a arrecadação dos recursos de pessoas físicas e jurídicas é a doação, que pode ser beneficiada ou não por incentivos fiscais. Outra forma de transferência de recursos que fomenta atividades das organizações do Terceiro Setor é o patrocínio, modalidade vinculada a incentivos fiscais. 7

8 OFICIALIZAÇÃO DA DOAÇÃO
CAPTAÇÃO DE RECURSOS OFICIALIZAÇÃO DA DOAÇÃO Na prática, as organizações de Terceiro Setor contam com as doações para o financiamento de seus custos operacionais, programas e projetos. Portanto, em seu dia a dia, ao receberem uma promessa de doação, seja pura e simples ou com encargos, devem consolidar a hipótese por escrito. 8

9 CAPTAÇÃO DE RECURSOS DOAÇÕES DE FUNDAÇÕES
a prática utilizada hoje pelas fundações e institutos empresariais é o chamado Investimento Social Privado (ISP), ou seja o repasse voluntário de recursos privados, através de doações pura e simples ou com encargos, feitas de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. 9

10 CAPTAÇÃO DE RECURSOS O QUE É A CAPTAÇÃO DE RECURSOS?
Atividade planejada e complexa envolve marketing, incentivos fiscais, planejamento, comunicação, relações públicas, estratégias, elaboração de projetos, questões jurídicas e de natureza ética Objetivo: geração de diferentes recursos (financeiros, materiais e humanos) Apoio à finalidade principal da organização (meio para que ela cumpra sua missão)

11 Título ou Qualificação
CAPTAÇÃO DE RECURSOS QUEM É QUEM? Pessoa Jurídica, Título ou denominação Constituição/CNPJ Nomes Título ou Qualificação Associações Negócio Social OSCIP Fundações Instituição UPF Sociedades Instituto Filantrópicas/ CEBAS Organizações Religiosas ONG OS Partidos Políticos Entidade

12 CAPTAÇÃO DE RECURSOS TIPOS DE RECURSOS MATERIAS HUMANOS FINANCEIROS
Materiais de usos gerais, veículos, materiais de construção, computadores, alimentos, etc. HUMANOS Voluntários (conselheiros, diretores e corpo de voluntariado), parceiros, doadores de serviços, funcionários, etc. FINANCEIROS Dinheiro

13 Campanha Anual Campanha Capital CAPTAÇÃO DE RECURSOS
TIPOS DE CAMPANHA Campanha Anual Campanha Capital Campanha para Projetos

14 CAPTAÇÃO DE RECURSOS CAMPANHA ANUAL
Desempenho anual da organização e seus programas Despesas operacionais (funcionários, aluguel, telefone, comunicação, materiais de uso geral, etc.) É mais difícil captar para essa finalidade Normalmente são utilizados projetos de doação do tipo“adote” As fontes de recursos mais utilizadas são: - indivíduos, eventos, convênios com governo

15 CAPTAÇÃO DE RECURSOS CAMPANHA CAPITAL Campanha de grande porte Pontual
Objetiva investimentos em ativos fixos: Construção Reforma Ampliação de edifício Pesquisa Fundos patrimoniais, etc.

16 CAMPANHA PARA PROJETOS
CAPTAÇÃO DE RECURSOS CAMPANHA PARA PROJETOS São pontuais, com começo, meio e fim; concretizado o projeto, encerra-se a campanha. Objetivam o desenvolvimento e a realização de um projeto específico Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de tempo e de orçamento dados. Expedições, edição de livros, shows, produção de discos, produções teatrais, participação em paraolimpíada, recuperação de águas, reflorestamento, etc.

17 FONTES DE FINANCIAMENTO

18 PRINCIPAIS FINANCIADORES BRASILEIROS
CAPTAÇÃO DE RECURSOS PRINCIPAIS FINANCIADORES BRASILEIROS 18

19 CAPTAÇÃO DE RECURSOS

20 FONTES PRÓPRIAS DE RECURSO
CAPTAÇÃO DE RECURSOS FONTES PRÓPRIAS DE RECURSO MAQUINETA DE CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO VENDA DE LIVROS CRÉDITOS PARA CELULAR

21 CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDAÇÕES VANTAGENS Dão credibilidade
Somas substanciais (uma parcela ou três anos) Auxílio no desenho de indicadores Possuem missão clara – facilidade de identificação Falam a“mesma língua”

22 CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDAÇÕES VANTAGENS
Processo de solicitação de recursos padronizado – quase sempre (nacional ou internacional) No Brasil, a maior referência é o GIFE – Associação Paulista de Fundações –

23 CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCIADORES

24 CAPTAÇÃO DE RECURSOS TIPOS DE FONTES

25 CAPTAÇÃO DE RECURSOS EDITAIS
A) O desconhecimento das instruções do edital ou o não entendimento dificilmente poderão ser aceitos como razões para justificar quaisquer erros ou divergências B) Fique atento para a possibilidade de eventuais aditamentos ou esclarecimentos a respeito do edital C) Verifique a forma correta de inscrição do projeto (via internet, correio, etc.) além da data de início e término

26 CAPTAÇÃO DE RECURSOS EDITAIS
D) Veja se existe alguma comissão ou mecanismo para a resolução de casos omissos F) Veja se o edital exige que documentos sejam anexados, tais como estatutos, atas, certidões, etc. E) Confira se existem formulários próprios, veja também se o número de caracteres está definido G) Observe com quem ficaram os eventuais direitos autorais relacionados ao projeto (relatórios, vídeos, imagens, músicas, etc.)

27 CAPTAÇÃO DE RECURSOS EDITAIS
H) Certifique-se do valor máximo de investimento socioambiental constante do edital (veja os recursos disponíveis, os critérios e formas de desembolso) J) Observe as etapas e critérios de avaliação e seleção dos projetos, inclusive quanto à possibilidade de eventuais recursos I) Não esqueça de verificar se existe algum modelo a ser adotado para cronograma físico-financeiro

28 CAPTAÇÃO DE RECURSOS EDITAIS
K) Veja os meios e prazos para a divulgação dos resultados N) Conheça detalhadamente o procedimento para prestação de contas O) Verifique os projetos contemplados nos anos anteriores por quem propõe o edital analisando se a sua causa está incluída nas prioridades da organização selecionada L) Analise as contrapartidas exigidas pelo investidor social M) Verifique a maneira pela qual a implementação dos projetos será acompanhada pelo investidor social

29 Formatar apresentação Formatar para editais Escrever o projeto
CAPTAÇÃO DE RECURSOS SEQUÊNCIA DE ELABORAÇÃO Comunicar e Prestar contas Executar Captar Formatar apresentação Formatar para editais Escrever o projeto Pensar o projeto

30 CAPTAÇÃO DE RECURSOS ROTEIRO Apresentação Institucional
Identificação do Projeto – Resumo Cenário / Contexto Justificativa do Projeto: (O porquê.) Público Alvo (quem? – perfil das pessoas atendidas) Objetivos (o quê?) Quadro de Metas Metodologia (como?) Estratégias Indicadores e avaliação Cronograma Equipe Orçamento Plano de mídia e contrapartidas

31 JUSTIFICATIVA DO PROJETO
CAPTAÇÃO DE RECURSOS JUSTIFICATIVA DO PROJETO a) Descreva as características sociais, culturais, econômicas e políticas do público-alvo com o qual o projeto irá trabalhar. (cenário) b) Descreva as ações que pretende desenvolver e como poderão transformar a situação, enumere as alterações esperadas, incluindo tanto mudanças qualitativas como quantitativas. c) Enumere qualidades ou características da realidade local e das pessoas atendidas que poderão contribuir para que as ações planejadas alcancem os resultados esperados, melhorando a qualidade de vida das pessoas atendidas.

32 JUSTIFICATIVA DO PROJETO
CAPTAÇÃO DE RECURSOS JUSTIFICATIVA DO PROJETO Ao fazer o texto descritivo sempre escreva em 1ª pessoa do plural (nós – associação) ou 3ª pessoa (ela/ele – instituto/fundação); O texto deve conter informações de rodapé das fontes: os dados estatísticos da localidade, público alvo, dados sobre o desafio; A proposta deve ser objetiva e referencial de como articular-se institucionalmente e agir no desafio, cumprindo a missão.

33 ORÇAMENTO E CRONOGRAMA
CAPTAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTO E CRONOGRAMA CONCEITO: Orçamento são planos de uma organização em termos financeiros que funciona como uma declaração de metas para o período seguinte (um ano ou mais).

34 ORÇAMENTO E CRONOGRAMA
CAPTAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTO E CRONOGRAMA Dimensionamento dos recursos a captar Demonstrar assiduidade e transparência Custo por beneficiário adequado ao mercado Criar planilhas para examinar simulações em condições diferentes Previsão de resultados

35 ORÇAMENTO E CRONOGRAMA
CAPTAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTO E CRONOGRAMA

36 ORÇAMENTO E CRONOGRAMA
CAPTAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTO E CRONOGRAMA

37 CAPTAÇÃO DE RECURSOS Modelo Trevo
Um Gestor de projetos sociais deve lidar com quatro “campos essenciais” e suas relações Talentos e capacidades Voluntários e profissionais Potenciais e conflitos Pessoas Público Alvo: quem são, como vivem, quais são seus problemas, qual o contexto social Serviços Sociedade Ações, Atividades, eventos, metodologia Prédio, carros, dinheiro, equipamentos, material didático, infra-estrutura, etc. Recursos 37

38 CAPTAÇÃO DE RECURSOS EQUIPE Com funções Competências Atribuições Específicas Formação Horas de atuação

39 AVALIAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTAS
CAPTAÇÃO DE RECURSOS AVALIAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTAS Uma boa avaliação deve ser feita no meio e no final do projeto, podendo ser feita através de: Reuniões, Relatórios (Mensais, semanais), visitas e etc. O acompanhamento deve ser sistemático e feito através de vários mecanismos, como: Relatórios, Visitas e etc. Fundamental para renovação de projetos, pois, com uma boa prestação e contas os financiadores percebem quanto a organização tem condições reais de executar da melhor forma possível o recurso disponibilizado a fim de atingir seu objetivo.

40 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CAPTAÇÃO DE RECURSOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SMART eSpecífica Mensurável Atingível Relevante Temporal

41 Objetivos específicos
CAPTAÇÃO DE RECURSOS CRONOGRAMA Objetivo Geral Objetivos específicos Metas Indicadores Metas de Verificação

42 CAPTAÇÃO DE RECURSOS BANCO DE DADOS Pastas Fichas Planilha Redes Sociais Smartfone Sites Computador Sempre tenha o banco de dados atualizado. Onde armazenar informações?

43 PROFISSIONAL DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS
ADMINISTRADORES RELAÇÕES PÚBLICAS MARKETEIROS COMUNICOLOGOS ECONOMISTAS

44 REFERÊNCIAS CRUZ, Célia e ESTRAVIZ, Marcelo. Captação de Diferentes Recursos para Organizações Sem Fins Lucrativos. Editora Global. AZEVEDO, Tasso Rezende. Buscando recursos para seus projetos. TextoNovo1998. DRUCKER, Peter. Administração de organizações sem fins lucrativos: principios e práticas – Editora Pioneira. HUDSON, Mike. Administrando organizações do terceiro setor: o desafio de administrar sem receita – Makron Books. LANDIM, Leilah; BERES, Neide. As organizações sem fins lucrativos no Brasil: ocupação, despesas e recursos – Nau Editora NANUS, Burt. Liderança para o Terceiro Setor: Estratégias de sucesso para organizações sem fins lucrativos, São Paulo, 2000 BARBOSA, Maria Nazaré Lins e OLIVEIRA, Carolina Felippe. Manual de ONGs, Guia Prático de Orientação Jurídica, 2001. FERRAREZI, Elisabete. OSCIP passo a passo – AED – Agência de Educação para o desenvolvimento. SENAC (SP) / FUNDAÇÃO ABRINQ, Guia de Gestão: para quem dirige entidades sociais Freund, Tomas A Relação Entre Voluntários e Profissionais Numa Organização do Terceiro Setor: Existe Um Duplo Comando?, Revista Integração/ FGV,São Paulo, 2006,

45 Daniel Pereira dos Santos

46 DANIEL PEREIRA DOS SANTOS
CPCC Rua Arquivista Jonathas Carecas, nº 110, Comunidade São Rafael, João Pessoa, Paraíba. Fone: (83) Site: Fone: (83) 8854 – 8148


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