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Sumário Organograma da CT&I na MB

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Apresentação em tema: "Sumário Organograma da CT&I na MB"— Transcrição da apresentação:

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2 Sumário Organograma da CT&I na MB
Principais Projetos de interesse da Marinha do Brasil Nos Institutos de Pesquisas No Setor do Material da Marinha

3 Sumário Organograma da CT&I na MB
Principais Projetos de interesse da Marinha do Brasil Nos Institutos de Pesquisas No Setor do Material da Marinha

4 Organograma Simplificado da MB com as ICT
CONCITEM CHM ComTecCTM HNMD CTecCFN DSAM Esc Tec MB UFF Esc Tec MB UFRJ

5 Sumário Principais Projetos de interesse da Marinha do Brasil
Organograma da CT&I na MB Principais Projetos de interesse da Marinha do Brasil Nos Institutos de Pesquisas Na Diretoria de Sistemas de Armas

6 Instituto de Pesquisas da Marinha - IPqM
Projetos Descrição/Propósito Prazo Tecnologias Veículo Submarino Autônomo Nacional (VSA) Desenvolvimento de um veículo submarino autopropulsado e autônomo, para testes de sensores diversos e obtenção de dados de interesse da MB. POC: 36 meses Engenharia Acústica (Submarina) – Sensores/Comunicação Engenharia – Sist. de Comando e Controle (Propulsão, Navegação Inercial e Atuadores) Engenharia - Sistemas de Potência/Energia (baterias) Hidrodinâmica Dualidade: oceanografia, levantamentos hidrográficos/geológicos de recursos submarinos/fluviais, monitoramento ambiental, inspeção de instalações submarinas (pontes, usinas etc.) SINVSA – sistema de navegação inercial p/a veículos submarinos autônomos aperfeiçoar sistema de navegação inercial já desenvolvido pela MB voltado para guiagem, navegação e controle aplicação militar: veículos autônomos, armas submarinas (torpedos) e de superfície (mísseis) Engenharia (Sist. de Comando e Controle) Girômetros e Acelerômetros Comunicações Ópticas Espectro Eletromagnético Dualidade: sistemas de navegação para emprego civil e voltados a veículos diversos e produtos de vigilância e monitoração submarina que podem ser instalados em plataformas marítimas, de superfície e aéreas; navegação por imagem AFE RF Popa * Imagens cedidas pela empresa ELT. Aplicações Veículo Submarino Autônomo Nacional (VSA) - SAR, como, por exemplo, no caso da procura pelas Caixas Pretas do Voo Air France 447; - Inspeção de dutos e cabos submarinos; - Inspeção de rotores (propulsores ou turbinas) sem necessidade de docagem ou esgotamento de coluna d’água, ou uso de mergulhadores; - Pode ser dotado de manipuladores robóticos; - Coleta de amostras submarinas; - Retransmissão de dados; - Emissão de sinais acústicos para despistamento; - Busca e identificação de contatos; Veículo de apoio a mergulho Aplicações SINVSA – sistema de navegação inercial para veículos submarinos autônomos - Veículo Submarino Autônomo Nacional (VSA) - Sistemas de navegação integrada sem disponibilidade de informação de GPS; - Monitoramento de posição e deslocamento de objetos (bóias, minas, seres biológicos, sondas, perfuratrizes, etc); - Sondas para ambientes hostis (grandes reservatórios de produtos químicos, ambientes com condições de temperatura e pressão além da resistência humana,etc)

7 Principais Projetos do IPqM
Descrição/Propósito Prazo Tecnologias Concepção do Sistema Integrado de Controle Atmosférico do SN-BR Sistema regenerativo que forneça oxigênio de forma contínua e realize tratamento da atmosfera atendendo a requisitos mínimos de segurança para manter a característica básica da ocultação do SN-BR. - Sistema é composto pelos seguintes equipamentos : Gerador Eletrolítico de Oxigênio e Sistema de Absorção Regenerativa de CO2/CO e H2 Visa a segurança e a saúde da tripulação e previne avarias nos equipamentos de bordo decorrentes de contaminantes atmosféricos, sendo considerado imprescindível para a Operação do SN-BR. 104 meses Engenharia Química; e Biomédica. Dualidade: controle de ambientes confinados em minas, mergulho e tratamento de gases (CO2 /CO e H2) POC: AFE RF Popa * Imagens cedidas pela empresa ELT. A unidade de tratamento de ar deve utilizar tecnologia que contemple a remoção seletiva dos compostos e a possibilidade de descartá-los com o Submarino em imersão, de forma a não modificar sua condição de ocultação. A unidade deve ainda ser totalmente controlada de modo a manter o desempenho de acordo com o ambiente encontrado (variações de pressão, temperaturas interna e externa, umidade e profundidade), apresentar baixa emissão de ruído e poucas vibrações. Deve ser compacta, dissipar pouco calor e ser de fácil operação e manutenção. 7 7

8 Instituto de Pesquisas da Marinha - IPqM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias Mina de Fundo – MF Em andamento serviço de atualização do projeto da Mina de Fundo de influência acústica, magnética e pressão; propósito: interdição de áreas marítimas. Interesse na participação de empresas: Fabricação de protótipos; realização dos testes de campo visando homologação/certificação e posterior produção em escala comercial. 36 meses Projetos mecânicos (estrutura e mecanismos); Sensores acústico, magnético e de pressão; Engenharia de software, Eletrônica de alta confiabilidade POC: SAAMPE - Sistema de Aquisição de Dados Acústicos, Magnéticos, de Pressão e Elétricos Na fase final de desenvolvimento do sistema com um módulo de fundo com sensores acústico, magnético, pressão e de campo elétrico, uma bóia de retransmissão de dados e um módulo remoto de processamento. O objetivo é evoluir para um sistema integrando múltiplos módulos de fundo com a incorporação de recursos de detecção e gravação de distância e trajetória de alvos, permitindo aplicação em raia móvel e monitoração submarina. Interesse na participação de empresas: Evolução para o sistema com múltiplos módulos de fundo, testes e homologação desse sistema, e posterior produção. sensores acústico, magnético e de pressão; Engenharia de software, Eletrônica de alta confiabilidade. Dualidade: sensores para monitoramento ambiental e de plataformas submarinas

9 Instituto de Pesquisas da Marinha - IPqM
Projetos Descrição/Propósito Prazo Tecnologias VANT (veículo aéreo não tripulado) para uso naval MB já conta com - VANT/Tático Carcará – CFN (projeto simples). Interesse na participação de empresas: desenvolvimento de VANT mais avançado para aplicações na MB (SAR, Op. Ribeirinhas, Segurança Orgânica de OM, vigilância de áreas marítimas etc.) e agregação de sensores 36 meses Engenharia Mecânica Engenharia de Telecomunicações. Sistemas de Comando e Controle Sistemas de Potência/Energia Dualidade: vigilância/segurança de áreas terrestres/marítimas; busca e salvamento (SAR), transporte de cargas leves, vetor de armas, retransmissão de sinais POC: SLDM – Sistema de Lançamento de Despistadores de Mísseis Desenvolvimento de sistema de lançamento de despistadores com lançadores com conteira e elevação e giro-estabilizados, baseado no sistema com lançadores fixos desenvolvidos pela MB e em uso nas FCNM e na CV Barroso. Visa dotar a MB com sistema moderno/versátil p/ equipar os novos navios escolta previstos no PROSUPER e as novas CV classe Barroso. 60 meses Projetos mecânicos (estruturas e mecanismos) Engenharia inercial (controle e estabilização de plataformas) Engenharia de software Engenharia eletrônica (projetos de equipamentos eletrônicos de alta confiabilidade), - Engenharia de sistemas (integração de sistemas, redes, sistemas de armas), modelagem matemática, engenharia de telecomunicações (ambiente eletromagnético) AFE RF Popa * Imagens cedidas pela empresa ELT. Contribuirá para a evolução dos sistemas de guerra eletrônica a serem empregados nos navios da MB.

10 Principais Projetos do IPqM
Descrição/Propósito Prazo Tecnologias TA – Sonar Rebocado P&D : arranjo linear rebocado de transdutores hidroacústicos; - arranjo hidrofônico para uso submarino; sistemas de armazenamento e transmissão de dados e digitalização; software de processamento de sinal em tempo real, para a detecção, acompanhamento, e classificação de contatos submersos. POC: 96 meses Engenharia Acústica (Submarina) Engenharia Eletrônica Engenharia Mecânica Engenharia de Software Dualidade: produtos de vigilância e monitoração submarina que podem ser instalados em plataformas marítimas, (entradas de baías, inspeção/varredura de estruturas submarinas); produtos para pesquisa sísmica da plataforma continental e bacia petrolífera AFE RF Popa * Imagens cedidas pela empresa ELT. Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de materiais e tecnologias para a concepção de um Sistema Sonar Passivo Rebocado (SSPR), com configurações e requisitos mais próximos aos dos sistemas atualmente comercializados pelas indústrias de defesa e, por conseguinte, mais aptos a atender às demandas da Marinha do Brasil (MB). O projeto nacional do submarino nuclear evidencia a importância da independência do Brasil quanto ao fornecimento estrangeiro de sistemas vitais para o Submarino Nuclear Brasileiro, considerando a fragilidade estratégica da manutenção da atual dependência externa no fornecimento destes sistemas para uma plataforma de propulsão nuclear. Neste contexto, para que se alcance efetivamente a capacidade de exercer dissuasão e se contrapor a eventuais ameaças de embargo à importação, é indispensável que o Pais seja capaz de desenvolver e produzir os sistemas necessários para a construção do SN-BR, a destacar o Sistema SONAR Passivo Rebocado 10 10

11 Instituto de Pesquisas da Marinha - IPqM
Projetos Descrição/Propósito Prazo Tecnologias SONAP – Sonar Passivo Nacional P&D de: - arranjo cilíndrico de transdutores hidroacústicos; - arranjo hidrofônico para uso submarino, dos sistemas de armazenamento e transmissão de dados; condicionamento e digitalização de sinais, - do software de processamento de sinal em tempo real, para a detecção, acompanhamento, e classificação de contatos submersos. 36 meses Engenharia Acústica (Submarina) Engenharia Eletrônica Engenharia Mecânica Engenharia de Software Dualidade: produtos de vigilância e monitoração submarina que podem ser instalados em plataformas marítimas, (entradas de baías, inspeção/varredura de estruturas submarinas) POC: ADCP – Acoustic Doppler Current Profiler (Perfilador de Velocidade e corrente por efeito doppler) P&D de um produto em escala comercial para o sensor de monitoramento de velocidade por efeito Doppler Engenharia Eletrônica/Mecânica Dualidade: sensores para medição de vazão de rios, produtos de vigilância e monitoração submarina que podem ser empregados por plataformas marítimas, (entradas de baías, inspeção/varredura de estruturas submarinas) AFE RF Popa * Imagens cedidas pela empresa ELT. ADCP

12 Instituto de Pesquisas da Marinha - IPqM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias MAE-3 (V-M.0242.Q/11) - Projeto de equipamento multiameaça, empregando antenas "phased array", com capacidade para contrapor-se a radares com agilidade de frequência e com codificação intrapulso. O MAE-3 deverá bloquear/despistar os radares considerados como ameaças pelo sistema de combate do navio onde estiver instalado. 60 meses Engenharia Eletrônica Eletromagnetismo Engenharia de Software POC: MAGE Veicular - Desenvolver o protótipo de um equipamento de detecção passiva nacional, destinado a detectar, localizar direção, identificar e classificar sinais eletromagnéticos, a partir do sistema MAGE Defensor, com os aperfeiçoamentos necessários para atender a uma aplicação terrestre, quais sejam: expansão da faixa de frequência, integração com GPS, emprego de cartas vetoriais e preparação para instalação em viatura. AFE RF Popa * Imagens cedidas pela empresa ELT. Proa

13 Instituto de Pesquisas da Marinha - IPqM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias CISNE – Console de Integração de Sensores e Navegação Eletrônica Aperfeiçoamento do desenvolvimento de Plataforma de integração de Sensores diversos, utilizando tecnologias de Fusão de Dados, voltado à navegação eletrônica por meio de cartas náuticas vetoriais. Navegação indexada de entrada de porto e recursos de compilação de cenários navais e enlace de dados (YB e RTD) já operantes. Interesse na participação de empresas: agregação de novas funcionalidades ao sistema POC: 36 meses Fusão de Dados Engenharia de Software Microeletrônica Engenharia Cartográfica Processamento de Imagens Dualidade: integração de sensores; navegação comercial; controle de área marítima, acompanhamento de sistemas móveis CISNE – Console de Integração de Sensores e Navegação Eletrônica A filosofia do sistema pode ser expandida para a integração de informações provenientes de diversos tipos diferentes de veículos (aéreos, terrestres e marítmos- de superfície e submarinos); Sistemas de controle simultâneo para multiveículos.

14 Instituto de Pesquisas da Marinha - IPqM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias SCM – Sistema de Controle e Monitoração para Gerenciamento de Plataformas Descrição: -O SCM é um Sistema de Controle e Monitoração de Máquinas similar aos IPMS (Integrated Platform Management System) mais modernos existentes no mercado. Propósito: Controlar e Monitorar a planta propulsora e sistemas auxiliares de navios da MB por meio da integração de controladores locais dos equipamentos envolvidos, utilizando um sistema distribuído. Monitorar a ocorrência de avarias diversas, auxiliando a tripulação no gerenciamento de situações de crise, por meio da monitoração de uma série de sensores, além de fornecer informações de apoio a decisão como rotas de extração de fumaça/feridos. Interesse em participação de empresas: -Agregar novas funcionalidades como o sistema de geração de energia. POC: 48 meses Engenharia de Controle e Automação. Engenharia Eletrônica. Engenharia de Sistemas e Computação. Ciência da Computação. Dualidade: Sistemas de Controle e Monitoração para navios mercantes. Sistemas de Controle de Avarias para plataformas, instalações prediais. Tecnologias utilizadas: - Sistema Operacional QNX – S.O. de tempo real - Interface Homem Máquina (IHM) – Linguagem C - Banco de Dados – SQLite - Software de Controle – Desenvolvido em CLPs Quantum/Premium - Schneider Electric - Rede de campo: ModBus RTU

15 Instituto de Pesquisas da Marinha - IPqM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias SITRAPE – Simulação em tempo real e avaliação de performance Descrição: -O SITRAPE é um projeto de montagem de um laboratório de avaliação de performance de algoritmos de fusão de dados de sensores radar de distintos tipos. O laboratório será capaz de fazer simulação híbrida, utilizando dados de sensores reais e simulados. Propósito: Desenvolver uma plataforma de simulação que permita avaliar arquiteturas e algoritmos de rastreamento e fusão de dados para sistemas táticos navais. Interesse em participação de empresas: - Contribuir na modelagem de sensores e no desenvolvimento de algoritmos de fusão de dados. POC: 36 meses Modelagem matemática Estatística Estimadores ótimos Teoria dos grafos Computação de alto desempenho Dualidade: Sistemas de Comando e Controle para emprego em vigilância marítima. Sistemas de Comando e Controle . Sistemas de gerência e controle de tráfego marítimo Sistemas de vigilância para áreas marítimas restritas. Tecnologias utilizadas: - Sistema Operacional QNX – S.O. de tempo real - Interface Homem Máquina (IHM) – Linguagem C - Banco de Dados – SQLite - Software de Controle – Desenvolvido em CLPs Quantum/Premium - Schneider Electric - Rede de campo: ModBus RTU

16 Instituto de Pesquisas da Marinha - IPqM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias SSTT – Sistema de Simulação Tática e Treinamento - Instrução e adestramento de Aspirantes/GM, e tripulações de unidades navais e aéreas. Suas funcionalidades permitirão o adestramento no comando e controle de navios, aeronaves e submarinos, em operações simuladas no mar e no ar, com diferentes níveis de aprofundamento tático, garantindo aos instrutores a criação de cenários diversos, altamente configuráveis e versáteis, possibilitando o adestramento das doutrinas táticas operativas vigentes na MB. Interesse na participação de empresas: adaptação/expansão do ambiente de treinamento e simulação para escala comercial POC: 48 meses - Simulação Realidade Virtual Engenharia de Software Dualidade: Simuladores para adestramento de atividades de comando e controle (segurança para grandes eventos);

17 Instituto de Pesquisas da Marinha - IPqM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias Torpedo Nacional P&D - Desenvolver o protótipo de um Torpedo com tecnologia nacional, para emprego nos submarinos de propulsão nuclear brasileiros. Dotar a MB com Torpedo com engenharia de sistemas nacional, dominada por empresas e técnicos brasileiros, para atender à demanda operativa e eliminar a dependência externa, iniciando pelo desenvolvimento de um motor semelhante ao empregado no Torpedo Mk-46 Mod 5, que opera com combustível “Otto Fuel”. Áreas: sonar, navegação inercial, unidade de comando, cabeça de combate, motor e casco e cone de ré. 120 meses Engenharia Mecânica Engenharia Elétrica Sistemas de Navegação Inercial Sistemas de Potência/Energia Dualidade: veículos submarinos autônomos POC:

18 Instituto de Pesquisas IPqM / IEAPM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias Desenvolvimento de Radar Oceanográfico e Identificação de Alvos Além do Horizonte (DROAAH) Desenvolvimento de um Radar em HF (3 a 30 MHz) para instalação costeira e em plataformas, com alcance de 100 a 200 milhas náuticas, para aplicação em oceanografia. Monitorar a intensidade e direção de correntes de superfície, amplitude de ondas, intensidade e direção de vento, bem como aplicação de vigilância na detecção de alvos. Fase 1 ( 3 anos) : Estudo de requisitos, projeto e desenvolvimento do Radar. Fase 2 (2 anos) : Construção instalação, testes e operacionalização. POC: 60 meses Eng. Elétrica/Eletrônica Eletrônica Digital Eng. Mecânica Processamento de Sinais Dualidade: sistema de monitoramento da intensidade e direção de correntes de superfície, amplitude de ondas, intensidade e direção de vento para aplicação na indústria offshore. Custo: R$ ,00 18

19 Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias Comunicações Submarinas (CSUB) Desenvolver um sistema alternativo, resiliente e seguro de transmissão de dados por métodos acústicos entre sensores subaquáticos, plataformas submarinas e entre plataformas submarinas e de superfície. Fase 1 (2 anos) - Estabelecimento de um protótipo de modem definido por software (MDS) e uma estação submarina de transmissão de dados experimental em Arraial do Cabo - RJ. Fase 2 (3 anos) - Desenvolvimento de um protótipo de modem nacional implementado em hardware (eletrônica embarcada e encapsulamento para submersão até 6000 m). POC: 60 meses Acústica Submarina Eng. de Telecomunicações Eng. Eletrônica Processamento de Sinais Eng. Mecânica Dualidade: Modem acústico submarino nacionalizado com aplicação dual na indústria offshore Custo R$ ,00

20 Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias Multiperfilador Oceanográfico Descartável (MPOD) Desenvolver um perfilador descartável para caracterização e reconhecimento das massas d’agua oceânicas e perfil da velocidade do som utilizando a tecnologia de transmissão de dados via fibra ótica, com um ou mais sensores embarcados no probe. Fase 1( 1 ano): Projeto e execução dos sensores em bancada (temperatura, pressão e velocidade do som); Fase 2 (1 ano): Projeto eletrônico e execução do hardware embarcado; e Projeto e execução do probe mecânico; Fase 3 (1 ano): Integração das unidades eletrônica e mecânica, teste de mar e validação POC: 36 meses Engenharia Eletrônica Física aplicada Instrumentação científica Engenharia Mecânica Dualidade: MB/FAB e Empresa de Prospecção, segmentos das atividades das industrias offshore e pesca. Custo: R$ ,00

21 Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias Sistema de Monitoramento Acústico Submarino da Amazônia Azul (SIMASAA) POC: Desenvolver um protótipo de rede acústica submarina híbrida interligadas ao SisGAAz. Estabelecer um protótipo de rede acústica submarina na Região de Arraial do Cabo – RJ com enlaces acústicos e/ou cabeados, para detecção e localização de alvos submersos por métodos acústicos (passivos e ativos) de modo a prover proteção para áreas focais nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB). Fase 1 (2 anos) - Definição dos requisitos operacionais e projeto de rede (topologia, tipos de enlace, sensores, equipamentos, cabeamento ótico submarino e outros); e Definição e projeto dos desenvolvimentos autóctones necessários. Fase 2 (4 anos) – Execução dos projetos e testes de laboratório e bancada; Fase 3 (2 anos) - Implantação do cabeamento submarino, instalação e operacionalização do protótipo na área teste. 96 meses Acústica Submarina Eng. Elétrica Eng. Eletrônica Rede de comunicação Telecomunicações Eng. Mecânica Pesquisa operacional Dualidade: Aplicações na área de monitoramento e defesa bem com segurança, indústria offshore, monitoramento oceanográfico dentre outras. Possível sinergia com o Projeto ProMASub da Odebrecht Tecnologia – ODT Poderá utilizar os resultados e protótipos do projeto CSUB Custo: R$ ,00

22 Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias Proteção Acústica Submarina (PROAS) Desenvolver, produzir e instalar um sistemas de proteção submarina para áreas focais (portos, enseadas, baías, bases navais e plataformas) utilizando métodos acústico, ativos e passivos com área piloto na Enseada dos Anjos em Arraial do Cabo – RJ Fase 1 (1 ano): Definição dos requisitos operacionais. Fase 2 (3 anos) : Desenvolvimento do hardware e softwares; Fase 3 (1 ano) – Instalação e avaliação do protótipo. POC: 60 meses Acústica Submarina Eng. de Telecomunicações Eng. Eletrônica Processamento de Sinais Dualidade: Aplicação em Portos, Bases, Plataformas e Instalações sensíveis. Custo: R$ ,00

23 Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias Propagação da Energia Acústica nos Oceanos (PROPENERG) Estabelecer a metodologia de construção e produzir um Banco de dados de ruído ambiental e geoacústicos visando mapear os parâmetros que influenciam nas perdas de propagação da energia acústica no mar, utilizando para tal a área teste de Arraial do Cabo, RJ. Fase 1( 1 ano): Projeto, desenvolvimento e implementação do Banco de Dados; e Planejamento dos levantamentos de dados. Fase 2 (2 anos): Coleta de dados Geoacústicos e de ruído ambiental; Carga, qualificação e teste do Banco de Dados; e Desenvolvimento da aplicações de carga, consulta e relatórios. POC: 36 meses Banco de Dados Geologia Marinha Acústica Submarina Análise de Sistemas Dualidade: Indústria offshore e da pesca Custo: R$ ,00

24 Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias Laboratório de Monitoramento por Métodos Acústicos da Ressurgência (LABMMAR) Projetar, construir e instalar uma estação de monitoramento acústico submarino do fenômeno da ressurgência, na região da RESEX/Arraial do Cabo, conectada ao IEAPM. Subsidiariamente, estabelecer o controle da área (Pesca ilícita, detecção de cardumes e monitoramento da atividade biológica) nas proximidades do Cabo Frio. FASE 1 ( 1 ano) : Definição dos requisitos operacionais e projeto, construção e instalação das dependências de terra e estação submarina. FASE 2 (2 anos) : Implementação dos algoritmos e hardware necessários ao monitoramento e análise dos dados POC: 36 meses Acústica Submarina Oceanografia Engenharia Eletrônica Engenharia Elétrica Processamento de Sinais Dualidade: Verificação de tráfego e pesca ilícita, detecção de cardumes e monitoramento da atividade biológica. Custo: R$ ,00

25 Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias Sistema Tático de Fatores Ambientais (STFA) Desenvolver um sistema com interface moderna e de fácil aplicação em dispositivos móveis, como computadores, tablets e outros a fim de possibilitar o acesso de informações ambientais ao usuário, de forma rápida online ou offline. O sistema terá versões que poderão ser adequadas a cada aplicação, seja no âmbito de Defesa (sigiloso) ou em aplicações civis (ostensiva). O STFA é um software de visualização de condições ambientais, que tem por objetivo fornecer, de forma rápida e eficaz, informações detalhadas do cenário físico, que auxiliam em tomada de decisões táticas e de planejamento das operações navais na área marítima de interesse. Fase 1 (1 ano) : Levantamento de requisito e projeto do sistema. Fase 2 (3 anos): Desenvolvimento, implementação e validação do sistema POC: 48 meses Linguagens de programação Técnicas avançadas de processamento e tratamento de dados Dualidade: Indústria offshore e atividades e oceanografia operacional Custo: R$ ,00

26 Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias Detectores e Analisadores de Agentes Biológicos Desenvolver detectores e analisadores de agentes biológicos microbianos com base em sequências de DNA. Identificar bactérias e outros organismos que potencialmente possam representar uma ameaça a contaminação e/ou algum tipo de patogenia. Fase 1 (1 ano) - Seleção dos principais micro-organismos com ameaça potencial à contaminação. Fase 2 (1 ano) - Extração de DNA e construção de banco de DNA destes organismos. Fase 3 (2 anos) - Análise dos perfis genômicos microbianos. Fase 4 ( 2 anos) - Desenvolvimento de detectores e analisadores de agentes biológicos com base no banco de DNA POC: 60 meses Sequenciamento genético Biologia molecular Genotipagem Dualidade: Identificação de contaminação e/ou de patogenia. Custo total: R$ ,00.

27 Centro Tecnológico do CFN - CTecCFN
Projetos Descrição /Propósito Prazo Tecnologias LAM – Laboratório Analítico Móvel (para defesa nuclear, biológica, química e radiológica) POC: Projeto de laboratório capaz de realizar a identificação de agentes nucleares, biológicos, químicos e radiológicos, de acordo com as normas internacionais (STANAG 4359 e STANAG 4590). Interesse na participação de empresas: Estudo de modelo a ser adquirido pelo CMatFN para a identificação de oportunidades de nacionalização e de inovação de subsistemas; Construção de protótipo; Planejamento e gerência conjunta do projeto executivo. 36 meses Engenharia mecânica Engenharia nuclear Engenharia química Engenharia eletrônica Medicina nuclear Radiologia Bioquímica Dualidade: defesa civil

28 Instituto de Pesquisas Biomédicas - IPB
Projeto Descrição/Propósito Prazo Tecnologias Desenvolvimento de Curativo Biológico a partir de membrana amniótica humana Estabelecer um protocolo para a produção de curativo biológico que acelere o processo de cicatrização de lesões cutâneas causadas por queimaduras desencadeadas pelo calor, frio, substâncias químicas e radiação ionizante POC: 36 meses Bioengenharia Biologia Celular Dualidade: O curativo tem aplicação dual visando a utilização também em pacientes civis submetidos aos diversos tipos de injúrias cutâneas de difícil resolução clínica. AFE RF Popa * Imagens cedidas pela empresa ELT. Amostras biológicas humanas doadas por parturientes submetidas a cesáreas no HNMD e em hospitais conveniados. FIGURA A – Aplicação da Membrana Amniótica em queimadura provocada por calor. FIGURA B – Lesão dérmica causada por radiação ionizante. FIGURA C – Resolução completa da lesão após a utilização do curativo com Membrana Amniótica. CRONOGRAMA E ESTIMATIVA DE CUSTOS ENVOLVIDOS: ANO ANO ANO TOTAL: FIGURA C FIGURA A FIGURA B

29 Sumário Organograma da CT&I na MB
Principais Projetos de interesse da Marinha do Brasil Nos Institutos de Pesquisas No Setor do Material da Marinha

30 Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha - DSAM
Projetos Descrição /Propósito Cronograma Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul – SisGAAz Elaborar a Arquitetura do Sistema e Desenvolver o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul. Sistema de Sistemas de domínio da Marinha do Brasil capaz de Monitorar e Controlar, de forma integrada as: Águas Jurisdicionais Brasileiras; Áreas internacionais de responsabilidade para operações de Socorro e Salvamento; e Áreas de interesse específico que extrapolem as anteriores. POC: Prazo 10 anos Custo: R$ ,00 30 30

31 Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha - DSAM
31

32 Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha - DSAM
MISSÃO DO SisGAAz “ Monitorar e Controlar, de forma integrada, as Águas Jurisdicionais Brasileiras, as áreas internacionais de responsabilidade para operações de Socorro e Salvamento e as áreas de interesse específico que extrapolem as anteriores, a fim de contribuir para a mobilidade estratégica, representada pela capacidade de responder prontamente a qualquer ameaça, emergência, agressão ou ilegalidade.” 32

33 Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha - DSAM
Sensores dedicados Informações recebidas Dados de Inteligência Informações meteorológicas Comparação estatística Sistemas legados SisGAAz Planejamento de operações Comunicação Controle da ação Monitoramento Controle Percepção Reação Predição Prevenção 33

34 Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha - DSAM
Projetos Descrição /Propósito Cronograma Míssil Anti-Navio Superfície (MANSUP) Empresas e ICTs envolvidas: - EMGEPRON - Fundação EZUTE - OMNISYS - MECTRON - AVIBRAS - IPqM - CTMSP Desenvolvimento, obtenção e manutenção de Míssil Superfície – Superfície (MSS). O projeto sendo coordenado pela DSAM tem por propósito obter um míssil superfície-superfície a ser lançado pelos sistemas existentes nos atuais navios da MB. Entre as novas etapas previstas, existe a possibilidade da participação de empresas no desenvolvimento do casulo. POC: Para o desenvolvimento do casulo e fabricação de seu protótipo: prazo de 04 anos Custo: R$ ,00 34 34

35 Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha - DSAM
MANSUP 35

36 Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha - DSAM
Projetos Descrição /Propósito Cronograma Integrated Platform Management System (IPMS) Foi criado para contribuir na estruturação do processo de transferência de tecnologia do PROSUB, visando a absorção e fixação das tecnologias a serem recebidas do IPMS para os S-BR. Também prevê a contribuição no desenvolvimento de software para controle e/ou monitoração de subsistemas com capacidade dual, como meio de treinamento e plano alternativo para dominar o conhecimento de processos não abrangidos pela planta nuclear do SN-BR, e cuja tecnologia não seja transferida para a MB. Prover a MB de um sistema digital em tempo real para gerenciamento da plataforma dos SN-BR, aplicando engenharia de sistemas nacional, cuja tecnologia possa ser fixada por técnicos e empresas brasileiras; Incrementar a nossa capacitação para a execução do processo evolutivo / adaptativo na manutenção de hardware /software desses sistemas; e Estimular o crescimento da Indústria Nacional de Defesa. POC: Prazo 12 anos Custo: R$ ,00 36 36

37 SUBMARINO CONVENCIONAL: IPMS
Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha - DSAM SUBMARINO CONVENCIONAL: IPMS O IPMS consiste em um conjunto de equipamentos (hardware e software) que se comunicam entre si através de uma ou mais redes de dados. Permite controle / monitoramento remoto da plataforma a partir do Compartimento de Controle (CR) e controle local em diferentes locais do submarino. É o sistema mais abrangente de bordo: propulsão, geração, armazenamento e distribuição de energia, governo, segurança do mergulho (compensação e trimagem), tanques de lastro, sistemas auxiliares, ar condicionado, habitabilidade, controle de atmosfera / regeneração de ar, mastros içáveis e CAV. 37 37 37 37

38 Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha - DSAM
Sistema de Gerenciamento da Plataforma Steering Console (SC) Helmsman (H) Propulsion Energy Console (PEC) Propulsion Energy Panel (PEP) Diving Safety Console (DSC) Diving Safety Panel (DSP) 38

39 Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo - CTMSP
Projetos Descrição /Propósito Cronograma e custos Blindagem Balística de Alto Impacto Otimização do processo de fabricação de componentes cerâmicos de Carbeto de Boro (B4C) e Diboreto de Titânio (TiB2) obtido pela reação in situ do Carbeto de Titânio (TiC) com o Carbeto de Boro. Tido tecnologicamente como uma “blindagem balística de alto impacto” este desenvolvimento também associa o desenvolvimento de outros materiais mais leves como material estrutural de fundo, em substituição à tradicional aramida, responsável pela absorção da quantidade de movimento do projétil. O programa de pesquisa e desenvolvimento a ser conduzido no CTMSP objetiva a otimização do processo de fabricação de componentes cerâmicos de Carbeto de Boro (B4C) e Diboreto de Titânio (TiB2) obtido pela reação in situ do Carbeto de Titânio (TiC) com o Carbeto de Boro, durante a sinterização sem pressão e prensagem a quente dos componentes cerâmicos. Nestas condições são processadas novas formulações tanto para a cerâmica como para o “back system”, substituição à tradicional aramida responsável pela absorção da quantidade de movimento do projétil, de modo a atingir resistência balística a impactos de projéteis com calibres iguais ou inferiores ao calibre .50” e reduzir o peso do conjunto em relação a outras concepções de blindagens. POC: Prazo 03 anos Custo: R$ ,00 39 39

40 Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo - CTMSP
Projetos Descrição /Propósito Cronograma e custos Gestão de Risco na Área Nuclear O projeto tem por objetivo aprimorar as condições de segurança nas instalações nucleares da Marinha com base na aplicação e desenvolvimento de ferramentas e procedimentos aplicados entre os vários segmentos industriais. Sistema de Gestão em Segurança. Criação de procedimentos e práticas que contemplem as características de instalações militares e nucleares e que visam à segurança operacional das atividades desenvolvidas dentro dos projetos na área de defesa nacional. A sistemática elaborada poderá ser utilizada em outras unidades operacionais das Forças Armadas, assim como outras instituições nucleares do Brasil. POC: Prazo 02 anos Custo: R$ ,00 40 40

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Projetos Descrição /Propósito Cronograma e custos Metodologia para validar o projeto nuclear (combustível) Elaboração de metodologia aplicável ao desenvolvimento de novos projetos de elementos combustíveis para reatores nucleares. Metodologia nacional (critérios de projeto) visando delineamento das atividades de licenciamento de combustíveis nucleares no Brasil, para as condições de operação normal, transientes e acidentes postulados. Empresas do ramo de projetos e da área nuclear poderão desenvolver de modo sistêmico novas concepções de núcleos para reatores PWR (tipo vareta e tipo placa) de tal forma a que os projetos possam ser validados e submetidos à aprovação da CNEN. POC: Prazo 04 anos Custo: R$ ,00 41 41

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Projetos Descrição /Propósito Cronograma e custos Radar Gaivota - X Radar Naval de Guiamento Intermediário de Míssil Superfície-Ar com capacidade de Busca Volumétrica de Curto Alcance Desenvolver o protótipo de um sistema radar naval nacional para o guiamento intermediário de míssil superfície-ar e com capacidade de busca volumétrica de curto alcance, a fim de ser utilizado nos navios escoltas da Marinha do Brasil. Diferencial: o Radar Gaivota utilizará válvulas TWT (traveling-wave tube) desenvolvidas no CTMSP, com o apoio da FINEP, no estágio final do transmissor radar. POC: Prazo 04 anos Custo: R$ ,00 42 42

43 OBRIGADO 43 43


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