A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão de História Judaica – 7º Ano. Pelo que lutavam os judeus desta época? Independência face aos Impérios estrangeiros. Autonomia religiosa contra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão de História Judaica – 7º Ano. Pelo que lutavam os judeus desta época? Independência face aos Impérios estrangeiros. Autonomia religiosa contra."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão de História Judaica – 7º Ano

2 Pelo que lutavam os judeus desta época? Independência face aos Impérios estrangeiros. Autonomia religiosa contra a influência estrangeira.

3 Porém, não é tão simples assim. Para os judeus, a religião sempre foi parte fundamental de sua identidade. A Torá e as interpretações dos sábios, além dos costumes, sempre mostraram o lugar dos judeus entre as Nações.

4 Qual era o primeiro aspecto da vida judaica que os Impérios atacavam? A religião. Exemplos: -Os selêucidas (gregos) procuraram banir o estudo da Torá, o brit milá e forçar os judeus a comerem taref; -Os romanos procuraram banir o estudo da Torá e cometiam atos que ofendiam aos costumes religiosos judaicos.

5 Guerra dos Macabim (167 – 138 A.C)  Após a morte de Alexandre Magno, seus generais Ptolomeu e Seleuco criam dinastias (Ptolomeus e Selêucidas) que disputam o Oriente Médio e Norte da África.  Inicialmente, os ptolomeus tratam os judeus com liberdade religiosa, tanto que a Torá é traduzida para o grego (Septuaginta)

6 Início O Império Selêucida conquista a Terra de Israel; Os selêucidas são agressivos em sua estratégia de helenização; Procuram probir a religião judaica, aumentar impostos para financiar o império e transformar os templos judaicos em templos pagãos.

7 Quem eram os macabim?

8 Eram os descendentes de Matitiahu, sacerdote da cidade de Modiin. Eram homens profundamente religiosos, que não tinham a pretensão de governar como reis, mas de exercerem o sacerdócio no Beit Hamikdash. O mais famoso é Yehudá HaMacabi. Seu nome significa “o martelo”, por sua ferocidade em batalha.

9 Cronologia 1.Tentativa de colocar uma estátua de Zeus no templo em Modiin 2.O sacerdote Matatias se rebela e mata o oficial selêucida que foi executar a ordem. 3.Inicia-se uma guerrilha contra o Exército selêucida. 4.Yehudá HaMacabi impõe diversas derrotas aos estrangeiros. 5.Retoma-se o Beit Hamikdash e ele é purificado. 6.Diversas ofensivas selêucidas derrotam os macabim. 7.Após a morte do Imperador Antíoco IV, o sacerdote Shimon negocia com os selêucidas.

10 O que Shimon negocia com os selêucidas? A independência parcial de Israel. O que é isso? Os selêucidas desistiriam de manter as proibições antijudaicas, porém o território pagaria impostos por sua condição de subordinado.

11 Os Hashmonaim

12 Quem eram? “Os descendentes biológicos, mas não ideológicos, dos macabim” Sobem ao poder com o enfraquecimento dos selêucidas. A situação permite a obtenção da independência total do território de Israel. Os macabim, porém, acabam governando como reis e sacerdotes. Isto vai contra que lei?

13 A Separação Anfictiônica A separação anfictiônica dizia que o rei e os sacerdotes deveriam cuidar cada um de suas funções, lado a lado, sem que um exercesse as funções do outro. Isto serviria para evitar uma concentração de poder que poderia levar a uma tirania.

14 Estrutura de poder dos Hashmonaim. Impostos altos; Favorecimento de rotas comerciais e da produção nas cidades; Controle do poder religioso; Emprego de exércitos mercenários para conduzir guerras de expansão territorial; Conversão forçada de povos dominados para aumentar a população; Aliança militar com os romanos para garantir defesa contra estrangeiros.

15 Quem exercia o poder religioso na época? Os sacerdotes do Beit Hamikdash deveriam exercer o poder religioso; O Templo era responsável por toda a vida religiosa, os festivais, os sacrifícios; Com a insistência dos hashmonaim em tomarem o poder religioso, os seguintes fenômenos ocorrem:

16 Descrença do povo em relação ao Sanhedrin (o órgão de sábios que controlava o Templo); Oposição aos Hashmonaim que viviam em luxo custeado por impostos Divisão do povo em facções ideológicas rivais:

17 Saduceus (Tzedukim) Apoio irrestrito aos governantes; A religião podia ficar em segundo plano para garantir a sobrevivência nacional; Não acreditavam na Torá Oral; Eram apoiados pela aristocracia, pelos militares e pela elite.

18 Fariseus (Prushim) Rejeitavam o governo dos Hashmonaim; Acreditavam que a religião era a fonte de vida do povo judeu e jamais poderia estar em segundo plano; Acreditavam e mantinham a Torá Oral; Apoiados pelos mais pobres e pela classe média;

19 Essênios (Issiim) Rejeição completa da vida em sociedade Viviam no deserto para esperar o Maschiach Compilaram os chamados “Manuscritos do Mar Morto” – uma série de documentos que continham cópias da Torá e de outros livros.

20 O fim dos Hashmonaim A crise dos Hashmonaim se dá pelos motivos: Insatisfação com os impostos excessivos; Divisões ideológicas na sociedade judaica criavam o temor de uma guerra civil; As disputas pelo poder entre os próprios Hashmonaim enfraqueciam a unidade da Judéia.

21 Intervenção Romana Os romanos temiam uma guerra civil na Judéia, pois poderia levar ao colapso das rotas comerciais: 1.Os romanos favorecem Hircano II contra Aristóbulo, que se alia aos partas. 2.Hircano II sobe ao poder. 3.Durante a disputa de poder após a morte de Júlio César, o conselheiro Antípater é favorecido e convence os romanos que seu filho Herodes seria um governante apto para manter o controle do país.

22 Herodes

23 Quem era Herodes? Filho de Antípater, um idumeu convertido ligado aos romanos. Não era aceito por boa parte da população, por não ser um membro da elite judaica. Procurou resolver isto ao se casar com Marianne, uma princesa asmonéia. Não deu certo pois desconfiava que os hashmonaim procuravam voltar ao poder. Sua legitimidade repousava na força de seu exército mercenário e da aliança com Roma.

24 A manutenção de Herodes no poder.... Herodes tinha uma estratégia para se manter no poder: Repressão de ideias diferentes ou de críticas contra sua pessoa. Eliminação física de indivíduos que ele considerava ameaças (ex: o sacerdote Aristóbulo, sua esposa Marianne, os rabinos do Sanhedrin) Construção de prédios públicos e obras para agradar os romanos (Cesaréia)

25 Porém... Herodes sabia que era absolutamente impossível governar se seus súditos estivessem em constante revolta. Ele procurou agradar a elite judaica ao construir a Tumba dos Patriarcas, em Hebron, assim como a imensa reforma do Beit Hamikdash II. Apesar desta reforma, a maioria do povo acreditava que Herodes nada mais era do que um tirano.

26 O Beit Hamikdash 1.O Templo de Jerusalém era o centro da vida espiritual judaica. 2.Além disso, com a dominação do País por um tirano ilegítimo apoiado por uma potência estrangeira faziam com que o povo se virasse mais e mais para os sacerdotes do Templo. 3.Os sacerdotes do Beit Hamikdash eram os guias morais da população.

27 Porém... A situação política acabava por influenciar a organização do Templo: Herodes mandou prender o Sanhedrin para colocar rabinos que fossem a favor de seu governo e isto afastou a população da liderança do Templo. Muitos outros sacerdotes, com medo do governo ou seduzidos pelas riquezas, acabaram por se corromper.

28 O declínio do Rei Herodes Herodes se intitulava como “Rei”, apesar de seu título oficial ser de etnarca. Os romanos confiavam tanto em sua pessoa que isto era aceito sem problemas. Seu reino era próspero pois o povo era massacrado pelos impostos. Até o fim de sua vida foi paranoico com tentativas de revolta. Construiu as fortalezas de Massada e o Herodium para se proteger de levantes populares. No fim de sua vida, temendo que ninguém chorasse sua morte, mandou matar quatro dos homens mais populares do país, para que todo o povo chorasse. Para garantir sua descendência, dividiu seu reino entre os filhos: Felipe, Arquelau e Herodes Antipas.

29 A curta Tetrarquia Herodiana Os filhos de Herodes falharam em manter a estabilidade na região e logo seus reinos foram tomados pelos romanos, que instauraram o regime dos procuradores.

30 O Regime dos Procuradores


Carregar ppt "Revisão de História Judaica – 7º Ano. Pelo que lutavam os judeus desta época? Independência face aos Impérios estrangeiros. Autonomia religiosa contra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google