A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO."— Transcrição da apresentação:

1

2 FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

3 OBJETIVOS: CONSOLIDAR UMA CULTURA DE RESPONSABILIDADE PELO TODO (PESSOAL/SÓCIO – AMBIENTAL/SEGURANÇASAÚDE /CORPORATIVA) QUE DÊ SUSTENTABILIDADE ÀS AÇÕES DE SUA VIDA E AOS PROGRAMAS AMBIENTAIS E DE SEGURANÇA/SAÚDE ELBI. REFLETIR / COMPREENDER COMO O SEU JEITO DE SER E AGIR NA REALIZAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES E NA SUA PRÓPRIA VIDA, PODEM OU NÃO IMPACTAR NAS DIMENSÕES SÓCIO – AMBIENTAIS E DE SEGURANÇA/SAÚDE.

4 ALGUNS CONCEITOS AMBIENTAIS E DE SEGURANÇA/SAÚDE

5 Vamos começar esta conversa sobre conceitos focando na definição do MEIO AMBIENTE.

6 Mas afinal, o que é Meio Ambiente?

7 Recursos Naturais (Ar, Água, Solo, Minerais) Flora e Fauna (Plantas e Animais) A Vida Humana (Relações Culturais, Religiosas, Políticas, as Inter-relações) + + Meio ambiente é tudo isso: ar, água, solo, minerais, flora, fauna, pessoas e comunidades

8 É a ciência que estuda os organismos em sua “casa”, ou seja, o Planeta Terra, o lugar em que vivemos. ECOLOGIA ECO LOGIA OIKOS = Casa LOGOS = Estudo “o estudo das relações entre os seres entre si com o ambiente que estes convivem”.

9 BIOSFERA (camada da vida) É uma estreita camada onde todos os seres vivos habitam e encontram os elementos básicos, necessários para todos os processos da vida, tais como luz, calor e água. 8 km acima do nível do mar 7 km abaixo do nível do mar Diâmetro da Terra = 14 000 km A biosfera é subdividida em 03 regiões: Atmosfera: Parte gasosa formada pelo ar. Litosfera: Parte sólida formada por solos e rochas. Hidrosfera: Parte liquida formada por rios, oceanos e lagos. 14 000 km 15 km

10 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É um modelo de desenvolvimento que utiliza os recursos da natureza de forma responsável, para que eles possam ser utilizados para sempre “Uma sociedade sustentável é aquela que satisfaz suas necessidades sem diminuir as perspectivas das gerações futuras”. Lester Brown do World Institute, do livro: A Teia da Vida - F.Capra

11 IMPACTOS E ASPECTOS AMBIENTAIS IMPACTOS AMBIENTAIS ASPECTOS AMBIENTAIS Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte de um aspecto ambiental. Pela Norma ISO 14.001 os impactos acontecem através dos aspectos ambientais – alteração da qualidade do solo, águas subterrâneas, águas superficiais, ar, esgotamento de recursos naturais, etc. Toda e qualquer ação que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização e enfim da vida humana que pode interagir com o meio ambiente– descartes de resíduos, em efluentes, emissões, consumos, vazamentos, incêndios, etc.

12 Segurança Pela OHSAS 18001, segurança é a ausência de riscos intoleráveis para causar dano. Para avaliarmos a segurança de uma operação precisamos conhecer os perigos e avaliar os riscos quanto a sua tolerabilidade. * Ser seguro é ter responsabilidade por todas as nossas ações do dia a dia, avaliando os possíveis riscos / danos e criando proteções para que os eliminem ou os tornem toleráveis.

13 Saúde Um ser saudável é o que possui completo bem estar físico, mental e espiritual. O conceito de saúde não esta diretamente ligado a ausência de doenças, mas ao fato das pessoas manterem uma vida saudável. * O grande segredo, portanto, para manter a saúde, é a mudança no estilo de vida e ser feliz.

14 DANOS E PERIGOS DE SEGURANÇA /SAÚDE DANOS DE SEGURANÇA /SAÚDE PERIGOS DE SEGURANÇA / SAÚDE Conseqüência potencial ou real na segurança e saúde dos trabalhadores relativos ao um evento perigoso (ocorrência de um acidente/incidente ou uma doença ocupacional em conseqüência de um perigo) – lesões em pessoas sem ou com afastamento, contaminação de pessoas, perda auditiva, LER, morte, etc. É uma fonte de dano ou prejuízo potencial, ou uma situação com potencial para provocar dano ou prejuízo – queda de pessoas e/ou materiais de altura, contato com superfície móvel/rotativa, ser atingido por equipamento ou componente, exposição a produtos químicos, ruídos, a agentes ergonômicos, etc.

15 RISCO E ANÁLISE DE RISCO RISCO ANÁLISE DE RISCO É uma combinação da probabilidade de um evento perigoso ou exposição(ões) e a severidade do dano ou doença que pode ser causada pelo evento ou exposição(ões). É uma combinação da probabilidade de um evento perigoso ou exposição(ões) e a severidade do dano ou doença que pode ser causada pelo evento ou exposição(ões).

16 CONTROLE / PROTEÇÃO É o estabelecimento de um processo que assegure a eliminação ou redução de um impacto ambiental e/ou um dano de segurança / saúde ocupacional.

17 ESTILO DE VIDA, JEITO DE SER & IMPACTOS AMBIENTAIS E DANOS DE SEGURANÇA/SAÚDE

18 Vamos refletir sobre algumas atitudes relacionadas ao nosso agir no mundo ? Eu tenho uma carga de trabalho muito pesada, como arrumar e limpar sem deixar de fazer minhas atividades? Essa conversa sobre recursos naturais limitados é balela, coisa de ambientalista; e mesmo que alguns sejam limitados, a gente acaba inventando algo para substituir, quando acabar. Coloca na área externa. Consertar o equipamento tudo bem, mas se preocupar com a limpeza da área é coisa para o operador. E, por outro ângulo, o mecânico é que deveria ter tirado esta sujeira daqui.

19 Joga pela janela... Deixe a área de segurança, meio ambiente e saúde se preocupar com isto, é responsabilidade dela... O meu chefe é que deveria se preocupar com isto. Mas ele não está nem aí!!! Não está de acordo com os procedimentos, mas é só por um “minutinho”. Esta área não tem dono mesmo... Hoje em dia é assim: Você usa e depois joga fora! Eu não preciso de EPI, trabalho nesta fábrica há muitos anos, tenho muita experiência... Este equipamento tem muita segurança contra falha, isto pode atrasar a produção

20 Este produto químico não causa nenhum mal. Para que luva e máscara? Lá vem esse pessoal da segurança atrapalhar de novo. Estes exames de rotina são muito chatos, não tenho tempo para isso, posso fazer no ano que vem... Este serviço é muito importante, se não fizermos logo vai atrasar a produção; vamos iniciando o serviço de manutenção e logo em seguida você traz a Permissão de trabalho. Precisamos de energia elétrica aqui agora, pega um pedaço de fio e vamos fazer uma extensão... Sobe neste banquinho para trocar a lâmpada... Para que preciso tomar vacinas, nunca fico doente... Quando o produto não esta bom, manda para o efluente. Não tem problema, ele se dilui facilmente.

21 ANALISANDO AS ATITUDES APRESENTADAS O que levam as pessoas a ter esta atitude? Quais as conseqüências desta atitude para os colaboradores, para as empresas e para o Planeta ? O que podemos mudar no ambiente organizacional para que esta atitude comece a ser banida no cotidiano das organizações?

22 E quanto o nosso agir no mundo está influenciando no Estado Geral do Planeta Terra – nos problemas, impactos e danos locais e globais ?

23 ESTADO GERAL DO PLANETA Problemas, Impactos e Danos Locais e Globais Foto: Sebastião Salgado

24 COMO NOSSO AGIR NO MUNDO ESTÁ INFLUENCIANDO A VIDA DO PLANETA E NOSSAS VIDAS?

25 Escassez e contaminação da água. Geração sem limites do lixo nosso de cada dia. Aquecimento global e mudança climática. Buraco na camada de ozônio. Solo/desertificação, Biodiversidade e desflorestamento. Acidentes do trabalho.

26 PROBLEMAS AMBIENTAIS DO PLANETA (LOCAIS E GLOBAIS)

27 O NOSSO CONSUMO DE ÁGUA NO COTIDIANO

28 ÁGUA O RECURSO QUE DEFINE OS LIMITES DA SUSTENTABILIDADE não tem substituto o balanço entre o que o ser humano demanda e a quantidade disponível é precária. 97 % DA ÁGUA É SALGADA 3 % DE TODA ÁGUA DO PLANETA É ÁGUA DOCE; 2 % ESTÃO COMPACTADAS NAS CALOTAS POLARES – EM FORMA DE GELEIRAS; SÓ 1 % PODE SER UTILIZADA, MAS... Foto: Sebastião Salgado Fonte: UNFPA: The State of the world population - 2001

29 ÁGUA – ESCASSEZ E CONTAMINAÇÃO 2 BILHÕES DE PESSOAS VIVEM EM SITUAÇÃO DE ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL 6000 PESSOAS POR DIA MORREM DEVIDO A DOENÇAS CONTRAÍDAS POR ÁGUA CONTAMINADA Fonte: UNFPA: The State of the world population - 2001

30 ÁGUA E VOCÊ ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE ? PARA EVITAR E ELIMINAR O DESPERDÍCIO NO TRABALHO E EM SUA CASA? PARA DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE A FARTURA E A ESCASSEZ ?

31 O LIXO NOSSO DE CADA DIA

32 Resíduos Sólidos – Brasil Em 2009 o Brasil gerou mais de 57 milhões toneladas de resíduos sólidos - crescimento de 7,7% em relação ao volume do ano anterior - sendo que desse total, a maior parte foi parar nos lixões a céu aberto, contaminando o solo, as águas, os lençóis freáticos e, expondo a população a doenças como a diarréia, amebíase e parasitose. A geração per capita registrou aumento de 6,6%, volume bem superior ao crescimento populacional, que foi de apenas 1% no ano. A despesa média municipal no Brasil para dar conta de todos os serviços de limpeza urbana que incluem coleta de lixo diária, transporte, destino final, varrição, limpeza de ruas, capina e, limpeza de córregos é de pouco mais de R$ 9,00 por habitante por mês.

33 GERAÇÃO DO LIXO E VOCÊ ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE ? PARA EVITAR E ELIMINAR O DESPERDÍCIO NO TRABALHO E EM SUA CASA? PRATICANDO A REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E A RECICLAGEM ?

34 AS NOSSAS EMISSÕES DE GÁS CARBÔNICO (CO2) E GÁS METANO (CH4) NA ATMOSFERA

35 20 KM DE ALTURA DISTRIBUÍDOS IGUALMENTE QUANTIDADE E QUALIDADE AÇÃO HUMANA MUDA SUA QUALIDADE: AUMENTA O TEOR DE DIÓXIDO DE CARBONO DIMINUI O TEOR DE OXIGÊNIO teor médio de Oxigênio na atmosfera = 21%, áreas impactadas = 19%; grandes cidades: de 12 a 17%

36 AR EFEITO ESTUFA E MUDANÇA CLIMÁTICA “O efeito estufa é o aumento da temperatura da Terra causado pelo acúmulo de gás carbônico (CO2) e de gás metano (CH4) na atmosfera. Esse acúmulo ocorre porque a capacidade de assimilação da Terra já foi superada, ou seja, estamos jogando na atmosfera mais CO2 e CH4 do que a Natureza pode assimilar (principalmente os oceanos). “

37 AR PRINCIPAIS CAUSAS DESTE ACÚMULO: INDÚSTRIAS AUTOMÓVEIS QUEIMADAS LIXÕES QUEIMA DO LIXO A CÉU ABERTO DENTRE OUTROS FATORES

38 Fonte: Revista Veja N0 46 – 17/11/2004

39 EFEITO ESTUFA E VOCÊ ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE ? PARA EVITAR QUE MAIS GASES DO EFEITO ESTUFA SEJAM LANÇADOS NA ATMOSFERA ?

40 AS EMISSÕES DE CFC E O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO

41 Buraco na camada de ozônio O oxigênio (O2) também existe na forma de ozônio (O3), que compõe uma camada situada a cerca de 50 km acima da superfície da Terra. Essa camada age como um grande guarda-sol filtrando cerca de 99 % dos raios ultravioletas emitidos pelo sol. Porém, provocado pela emissão do CFC (clorofluorcarbonetos) existe o buraco na camada de ozônio, permitindo que a componente ultravioleta dos raios solares penetre na atmosfera, matando microorganismos, produzindo alterações genéticas e provocando ulcerações malignas na pele dos animais e seres humanos.

42 BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO E VOCÊ ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE ? PARA EVITAR QUE MAIS CFC SEJA LANÇADO NA ATMOSFERA ?

43 O SOLO E A DESERTIFICAÇÃO

44 SOLO PERDAS DAS DÉCADAS RECENTES: -DESERTIFICAÇÃO 5 A 7 MILHÕES DE HECTARES DE TERRAS ARÁVEIS POR ANO (erosão, compactação, empobrecimento, acúmulo de sais tóxicos, drenagem de nutrientes); 21 MILHÕES DE HECTARES JÁ NÃO OFERECEM RETORNO ECONÔMICO REPOSIÇÃO NATURAL DE 10 mm SOLO PRODUTIVO: 100 a 400 anos 30 cm de solo produtivo = 3000 a 12000 anos REDUÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA POR SÉCULOS Fonte: LASZLO, 2001

45 A BIODIVERSIDADE NO PLANETA TERRA

46 MAIOR DECLÍNIO DAS ESPÉCIES ANIMAIS E VEGETAIS EM 65 MILHÕES DE ANOS (florestas, peixes, mamíferos, aves, etc)

47 DESFLORESTAMENTO “CERCA DE 14 MILHÕES DE HECTARES DE FLORESTAS NATIVAS SÃO PERDIDAS POR ANO OU 38 MIL HECTARES POR DIA” “DE ACORDO COM O PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE, NESTE RÍTMO, NO ANO DE 2035, TODA A FLORESTA TROPICAL ESTARÁ DESTRUÍDA” do livro Antropoceno – Iniciação à Temática Ambiental – Editora Gaia - de Genebaldo Freire Dias

48 CONSEQUÊNCIA DOS DESFLORESTAMENTOS Alteração da circulação de água na atmosfera. Perdas na biodiversidade. Provoca alterações climáticas. Expõe o solo à erosão. Provoca assoreamento dos rios,facilitando as enchentes. Reduz volume de água subterrânea Fonte: do livro Antropoceno – Iniciação à Temática Ambiental – Editora Gaia - de Genebaldo Freire Dias

49 NÚMEROS DE SEGURANÇA / SAÚDE NO PLANETA (LOCAIS E GLOBAIS)

50 Acidentes de trabalho Os acidentes de trabalho matam 1,3 milhões de trabalhadores por ano no mundo inteiro, resultando em 3,5 mil pessoas mortas diariamente. No ano de 2001 ocorreram 343.996 acidentes de trabalho no Brasil. Neste ano houve 113 mortes para cada milhão de trabalhadores registrados.Para cada 111 acidentes registrados um ocasionou óbito. No Nordeste, a Bahia é a que apresenta maior número de acidentes de trabalho. No ano de 2001, 2.557 trabalhadores morreram desenvolvendo suas atividades de trabalho. Fonte: Ministério do Trabalho Nos últimos anos o número de acidentes de trabalho no Brasil vem crescendo. Enquanto em 2001 foram pouco mais de 340 mil acidentes de trabalho, em 2007 este número subiu para 653 mil ocorrências. Um aumento de 92% no número de acidentes de trabalho.

51 Somente em 2007 foram registrados 2,8 mil mortes por acidentes de trabalho em todo o Brasil, são quase oito mortes diárias. Segundo dados do governo federal os acidentes e doenças do trabalho custam, anualmente, R$ 10,7 bilhões aos cofres da Previdência Social, através do pagamento do auxílio-doença, auxílio acidente e aposentadorias. Fonte: A fonte de todas as informações é o Ministério da Previdência, através do DATAPREV.

52 Pensar Global e Agir Local É de fundamental importância estarmos cientes e conscientes que o nosso jeito de ser/agir faz diferença; as nossas opções e ações no cotidiano certamente ajudarão em muito na construção de um mundo melhor, sem acidentes e mais justo para todos nós e para as futuras gerações.

53 Sem Cuidados a Vida Desaparece

54 REFLETINDO MAIS PROFUNDAMENTE PODEMOS SER E AGIR DIFERENTE ? EXISTEM NOVAS POSSIBILIDADES ? ENTÃO

55 MEU JEITO DE SER / AGIR FAZ DIFERENÇA

56 Vamos refletir sobre outras possibilidades relacionadas ao nosso agir no mundo ? Privilegiando cada vez mais o meio ambiente e a segurança/saúde.

57 Jeito de ser / estilo de vida – outras atitudes relacionadas as questões ambientais e de segurança / saúde Como posso consumir menos e usar melhor para sobrar menos ? O uso de recursos naturais deve levar em conta o seu processo natural de reposição e o direito ao uso das futuras gerações O direito de acesso aos recursos naturais é igual para todos os povos. Como podemos desenvolver embalagens que não gerem resíduos ?

58 Precisamos produzir com responsabilidade porque recebemos, através do Governo, autorização da sociedade para abrir o nosso negócio. O lixo representa o fechamento de um ciclo; e pode muito bem representar a abertura de outros. Como podemos aproveitar estes resíduos que decorrem do nosso processo produtivo? Que novas possibilidades eles representam ? Qual é a nossa responsabilidade para com este lixo que geramos ? É fácil entender o lixo se a gente entende o consumo

59 Tem muita gente que vive do lixo...isso aumenta muito a nossa responsabilidade com relação ao que e ao como jogamos fora. Como posso obter uma vantagem competitiva através de um melhor gerenciamento de resíduos ? Precisamos melhorar sempre o nosso foco no negócio como um todo. Precisamos controlar no processo de trabalho os produtos químicos que vão para o efluente – a realidade da poluição de rios, lagos e lagoas também é responsabilidade nossa. Como poderemos reduzir o consumo de água para reduzir o efluente gerado ?

60 Como posso reutilizar o efluente gerado tanto internamente quanto externamente na minha empresa? Quais ações posso tomar para manter meus equipamentos em boas condições, para evitar vazamentos. E quais ações tomo quando identifico os mesmos? Devemos levar em conta no processo as ações para evitar emissões anormais para a atmosfera. É preciso monitorar os poluentes emitidos para a atmosfera. Precisamos manter o nosso veículo bem regulado e mantido para garantir o mínimo de emissão para a atmosfera; e por que não utilizar álcool como combustível?

61 Devemos evitar o uso de CFC nos equipamentos que compramos. É importante entender a relação entre as árvores e uma atmosférica limpa. Como podemos reduzir o consumo de água, energia e recursos naturais no nosso dia a dia? Precisamos entender que valorizar o meio ambiente não é moda e sim uma necessidade fundamental para estarmos vivos. Qual a nossa responsabilidade no desenvolvimento de novos projetos e programas quanto o assunto é segurança/saúde e meio ambiente?

62 As improvisações precisam ser abolidas do local de trabalho e das nossas vidas. Devemos entender a importância do uso de EPI de acordo com a atividade desenvolvida, bem como a importância da guarda e manutenção do mesmo. Preciso estar atento para manter os componentes elétricos em perfeito estado de conservação. As proteções de máquinas precisam estar presentes em todos os locais onde existe risco de acidente e estarem bem fixadas. Eu também sou responsável por garantir que os equipamentos de emergência estejam disponíveis e desobstruídos em minha área de trabalho.

63 Devo me preocupar sempre em assegurar que as sinalizações de segurança, meio ambiente e saúde existem, são adequadas e estão conservadas. A Permissão de Trabalho para atividades especiais serve para salvar vidas e não atrasar a produção. Precisamos entender que valorizar a segurança/saúde é sobretudo garantir o que temos de mais importante em nossa vida – a nossa respiração.

64 Contexto TradicionalNova Tendência Promove o consumo a todo custo Consumo adequado : reduzir, reutilizar, reciclar Quantitativo; símbolo de status e bens palpáveis Qualitativo e quantitativo; senso de realização e bens não palpáveis( criatividade, desempenho) e palpáveis Motivações estritamente econômicas – valores materiais Os valores espirituais transcendem o ganho material Exploração de recursos naturais ilimitado Ecologicamente sensível RacionalRacional e intuitivo Agressão, competiçãoCooperação

65 A Agradece o empenho e a participação


Carregar ppt "FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google