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DIDÁTICA 1.

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Apresentação em tema: "DIDÁTICA 1."— Transcrição da apresentação:

1 DIDÁTICA 1

2 Você já deve ter escutado algumas destas expressões: “Aquele professor sabe muito, tem conteúdo, mas não tem didática ...” O que é didática? A didática é a disciplina que propicia o estudo crítico – através da problematização - dos elementos presentes na prática pedagógica (professor, aluno, conhecimentos, objetivos, metodologia, recursos), em interação com a sociedade (LIBÂNEO, 1994). 2

3 Didática é: Uma disciplina técnica e que tem como objetivo especifico a técnica de ensino. A didática, portando, estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais, podendo ser definida como: “A técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem” (Piletti, 43.)

4 Didática é: Ensinar e aprender são como as duas faces de uma mesma moeda. A didática não pode tratar do ensino, por parte do professor, sem considerar simultaneamente a aprendizagem, por parte do aluno. A dinâmica da aprendizagem é essencial para uma Didática que tem como princípio básico não a passividade, mas sim a relação dialética entre professor-aluno-professor e ensino-aprendizagem-ensino. (Regina Célia. 13).

5 Os elementos estudados pela didática são:
A didática busca a superação da dicotomia entre a teoria e a prática de ensino; Ocupa-se: o que, como, porquê e para que no processo pedagógico. Os elementos estudados pela didática são: professor, o aluno, a disciplina, o contexto escolar, o objetivo e finalidade do processo educativo, e as estratégias e métodos de ensino. A didática é uma disciplina de integração interdisciplinar 5

6 Instrução e Ensino Processo ensino e aprendizagem
A instrução diz respeito à formação e ao desenvolvimento intelectual, à capacidade de aquisição de conhecimentos formalizados. Já o ensino consiste no planejamento das ações, direção, métodos, avaliação das atividades didáticas. O processo de ensino e aprendizagem, por sua vez, diz respeito ao desenvolvimento integral do ser humano, considerando-se as dimensões físicas, morais, intelectuais, estéticas do educando, de forma a possibilitar o conhecimento e a compreensão de si mesmo, dos outros e do mundo que o cerca. 6

7 Evolução Histórica da Didática
Antiguidade até o inicio do século XIX predominou na prática escolar uma aprendizagem de tipo passivo e receptivo. Aprender era quase exclusivamente MEMORIZAR. Concepção de que o ser humano era semelhante a um pedaço de cera ou argila úmida que podia ser modelado à vontade. No século XVII, por exemplo o pensamento humano era como se fosse uma tábua rasa, lisa, um papel em branco sem nada escrito, onde tudo podia ser impresso. A metodologia utilizada era repetição de exercícios graduados, sempre mais difíceis, onde o discípulo passava a executar atos mais complexos, que aos poucos ia se tornando hábitos. Para que os alunos pudessem repeti-los corretamente, o professor utilizava de perguntas e respostas. Era o método catequético, que significa “fazer eco”.

8 Sócrates Para Sócrates, o saber não é algo que alguém (o mestre) transmite à pessoa que aprende (discípulo). O saber, o conhecimento, é uma descoberta que a própria pessoa realiza. Conhecer é uma ato que se dá no interior do individuo. A função do mestre é apenas ajudar o discípulo a descobrir, por si mesmo, a verdade. O método socrático: ironia Ironia: Refutação e maiêutica

9 Sócrates Refutação Na refutação, Sócrates levantava objeções às opiniões que o discípulo tinha sobre algum assunto e que julgava ser a verdade. De objeção em objeção, o aluno ia tentando responder às duvidas levantadas por Sócrates até que, se contradizendo, cada vez mais, admitia sua ignorância. Essa etapa do método tinha como objetivo liberar o espirito das opiniões, pois segundo Sócrates a consciência da própria ignorância é o primeiro passo para a busca da verdade. Maiêutica. Do conhecido ao desconhecido, Sócrates fazia o discípulo uma série de perguntas que o leva a refletir, a descobrir e a formular as próprias respostas. Sócrates comparava esse trabalho ao de sua mãe que era parteira, pois, da mesma forma que ela ajudava as mulheres a dar à luz seus filhos, ele ajudava seus discípulos a dar à luz as ideias. Daí o nome que atribui a seu método.

10 Século XVII: surgimento da Didática
O termo “Didática” aparece quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do ensino, ao contrário das formas de intervenção mais ou menos espontâneas de antes. (LIBÂNEO, 1994, p. 58) A didática , como estudo que investiga as relações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorre no Século XVII, quando Juan Amós Comenius (1592 – 1670), um pastor protestante , escreve a primeira obra clássica sobre Didática, a Didática Magna. Mais conhecido por Comenius, ele é reconhecido como o pai da Didática Moderna. Influenciado pelas ideias da Reforma Protestante, Comenius escreveu o livro denominado Didática Magna, que defendia esta disciplina como "arte de ensinar tudo a todos". 10

11 A didática de Comenius se assentava nos seguintes princípios:
A finalidade da educação é conduzir à felicidade eterna com Deus, pois é uma força poderosa de regeneração da vida humana. Todos os homens merecem a sabedoria porque todos, ao realizarem sua própria natureza, realizam os desígnios de Deus. Portanto, a educação é um direito natural de todos. Por ser parte da natureza, o homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, isto é, de acordo com as características de idade e capacidade para o conhecimento. Consequentemente, a tarefa principal da Didática é estudar essas características e os métodos de ensino correspondentes, de acordo com a ordem natural das coisas. 11

12 3. A assimilação dos conhecimentos não se dá instantaneamente, como se o aluno registrasse de forma mecânica na sua mente a informação do professor, como o reflexo num espelho. No ensino, ao invés disso, tem um papel decisivo a percepção sensorial das coisas. Os conhecimentos devem ser adquiridos a partir da observação das coisas e dos fenômenos, utilizando e desenvolvendo sistematicamente os órgãos dos sentidos. 4. O método intuitivo consiste, assim, da observação direta, pelos órgãos dos sentidos, das coisas, para o registro das impressões na mente do aluno. Primeiramente as coisas, depois as palavras. O planejamento de ensino deve obedecer o curso da natureza infantil; por isso as coisas devem ser ensinadas uma de cada vez. Não se deve ensinar nada que a criança não possa compreender. Portanto, deve-se partir do conhecido para o desconhecido. 12

13 Século XVIII: novas concepções de Didática
Jean Jacques Rousseau (1712 – 1778) foi pioneiro no enfoque do tema infância na educação. A educação não deveria apenas instruir, mas permitir que a natureza desabrochasse na criança; não deveria reprimir ou modelar” (GADOTTI, 1993, p. 88). É considerado o precursor dos ideais da Escola Nova,Johann Heinrich Pestalozzi : Acreditava que a educação perfeita decorria do desenvolvimento harmonioso dos aspectos morais, intelectuais e práticos inerentes ao aluno. 13

14 Johann Friedrich Herbart  (1776 – 1841) é considerado um dos pioneiros da pedagogia científica. apresentou quatro passos formais indispensáveis ao processo de ensino, são eles:Clareza, Associação,ordenação, sistematização, Aplicação ou método. Por outro lado, Herbart defendeu o processo de ensino como reprodução do conhecimento transmitido pelo professor. Além desses aspectos, para o teórico, a educação também apresentava característica mecanicista e associativa, desprezando-se nela  a capacidade crítica e criativa do educando. 14

15 A ESCOLA NOVA Foi baseado nas idéias de Rousseau e visava à auto- formação e à atividade espontânea da criança. Surgiu em meio às transformação sociais, políticas e econômicas da época, dentre as quais, ideais liberalistas, a ascensão do capitalismo, a valorização do conhecimento científico, a industrialização e a urbanização. O que se evidenciou foi a efervescência de pensamentos criativos, críticos, e revolucionários.  Apresentaram-se, naquele momento,  novas idéias com tonalidade crítica, contestadora, revolucionária. 15

16 Nos Estados Unidos, o principal representante dos ideais da Escola Nova foi John Dewey  (1859 – 1952). Ele contestou a teoria que defende a educação pela instrução, de Herbart, e propôs uma educação ativa, como o aprender fazendo. valoriza a experiência concreta e considera o conhecimento como norteador da ação. A escola não é uma preparação para a vida, é a própria vida; a educação é o resultado da interação entre o organismo e o meio através da experiência e da reconstrução da experiência” (apud LIBÂNEO, 1994, p. 62). 16

17 Na Europa os principais representantes são: Maria Montessori  (1870 – 1952), médica italiana que criou e utilizou jogos e materiais pedagógicos para a pré-escola com o intuito de promover a aprendizagem; Édouard Claparède  (1873 – 1940), psicólogo suíço que propôs uma educação funciona, em que a ação educativa fosse individualizada e não individualista; Roger Cousinet  (1881 – 1973), professor francês que  apresentou o método de trabalho em grupos, defendeu a liberdade no ensino e a valorização do trabalho coletivo. Essas teorias predominaram em muitas escolas no período compreendido entre  1920 a 1950 17

18 Nas décadas de 1960 a 80, o processo de ensino e aprendizagem enfatizou a dimensão técnica. A educação passou a privilegiar aspectos racionais, sistêmicos e mecanicistas, admitindo-se nela também a neutralidade científica. Porém na década de 70, surgiram críticas severas ao modelo tecnicista, denunciando a falsa neutralidade da educação e da ciência. A nova abordagem tratava de forma crítica e contextualizada o processo de ensino e aprendizagem, considerando os aspectos políticos, econômicos e sociais. Dos anos 1990 à atualidade, a didática é um instrumento de cooperação entre os agentes do processo educativo, considerando a diversidade e a multifuncionalidade presentes nas dimensões técnica, humana e política. 18

19 A Didática no Brasil A Didática caracterizava-se como uma disciplina presente no currículo das Escolas Normais (desde sua criação, em 1835), e consistia num conjunto de regras e orientações para a realização da atividade docente, dissociado do contexto político, econômico e social em que estava inserido. No período de O ensino da didática, fundamentado no liberalismo, no pragmatismo e nos ideais da Escola Nova, enfoque renovador-tecnicista, valorizava as metodologias de ensino em detrimento do conhecimento. Não havia estudo sobre a inter-relação entre esta disciplina e o contexto político e social em que estava inserida. A preocupação da Didática eram os elementos constituintes do planejamento pedagógico, na elaboração de materiais instrucionais, nos conteúdos dos livros didáticos, nas estratégias de ensino, na avaliação como instrumento de verificação e controle. 19

20 Iniciou-se em 1974 a função da educação crítico-reprodutivista aquela em que se identificam  as relações e forças que interferem no processo educativo e em que se considera escola como espaço de reprodução social. Somente na década de 80, com a instalação da Nova República, que pôs fim à ditadura militar, a educação assume uma dimensão crítica, centrada na formação do homem, na participação das pessoas e nas decisões políticas e educacionais. Desde a década de 90 até os dias atuais a concepção de Didática está centrada na valorização do processo construtivo como condição para a emancipação do ser humano; na busca da democratização e socialização do saber historicamente acumulado; na formação do educador como agente de transformação social. 20

21 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Pedagogia Liberal Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada Pragmática Progressivista, Pedagogia Renovada não-Diretiva, Tendência Liberal Tecnicista Pedagogia Progressista Tendência Progressista Libertadora, Pedagogia Progressista Libertária, Tendência Crítico Social dos conteúdos 21

22 Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola Conteúdos
Professor x aluno Aprendizagem Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. São conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. Tendência Liberal Renovadora Progressiva. A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social. Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas. O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança. É baseada na motivação e na estimulação de problemas. Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) Formação de atitudes. Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos. Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito. Aprender é modificar as percepções da realidade 22

23 Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola Conteúdos
Professor x aluno Aprendizagem Tendência Liberal Tecnicista. É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica. Relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las. Aprendizagem baseada no desempenho. Tendência Progressista Libertadora Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Temas geradores. A relação é de igual para igual, horizontalmente. Resolução da situação problema. 23

24 Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola Conteúdos
Professor x aluno Aprendizagem Tendência Progressista Libertária. Transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. As matérias são colocadas mas não exigidas. É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres. Aprendiagem informal, via grupo. Tendência Progressista "crítico social dos conteúdos ou "histórico-crítica" Difusão dos conteúdos. Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. 24

25 Didática e o processo de ensino e aprendizagem
O ensino é um processo sistemático, intencional, que visa a formação integral do educando, ou seja, desenvolver suas potencialidades intelectuais, afetivas e produtivas (aquisição de saberes que sejam úteis para o trabalho e a vida social). Há necessidade de o ensino, então, apresentar objetivos claros, capazes de direcionar as atividades pedagógicas. É necessário, também, que o aluno adquira um saber significativo, que tenha sentido para ele e que possa ser utilizado na prática social. 25

26 FUNÇÕES DO ATO DE ENSINAR
Organizar os assuntos a serem estudados, considerando a subjetividade dos alunos envolvidos e do contexto social em que se encontram; Auxiliar o processo de aprendizagem, identificando dificuldades dos educandos e sugerindo métodos e atividades que os ajudem a superar estes problemas; Direcionar o trabalho pedagógico visando à consecução dos objetivos estabelecidos. (LIBÂNEO, 1994, p. 89 e 90). 26

27 TIPOS DE APRENDIZAGEM: informal e formal
A aprendizagem informal é a que resulta da convivência social, ocorre de forma espontânea, no dia-a-dia. A aprendizagem formal tem finalidades específicas, é intencional, planejada e organizada sistematicamente. Este tipo de aprendizado é predominante na escola. A dinâmica deste processo é denominada de assimilação ativa, porque visa o desenvolvimento da percepção, da reflexão, da criatividade e do senso crítico, propiciando uma aprendizagem em que professor e aluno pensam, agem e sentem como sujeitos, participando efetivamente do trabalho pedagógico. 27

28 CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
É planejada, intencional e dirigida; Resulta de reflexão e sistematização mental de atividades práticas, que serão novamente aplicadas e utilizadas com maior significação (processo dialético); É influenciada por fatores psicológico, biológico, intelectual, produtivo, cultural, político, econômico e social; Apresenta conteúdos e as ações mentais organizados sob critérios lógicos e psicológicos, respeitando a maturidade e desenvolvimento humano. 28

29 CONCLUINDO: Ensino e aprendizagem são inerentes ao processo educativo: são aspectos distintos, mas interdependentes. A relação entre estas dimensões é ativa, permanente e progressiva. É uma relação ativa porque há reciprocidade de aprendizado entre professor e aluno. O professor é responsável pela unidade didática entre ensino e aprendizagem, porque cabe a ele planejar, direcionar e avaliar a ação pedagógica. OBRIGADO! 29


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