A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOLOGIA HUMANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOLOGIA HUMANA."— Transcrição da apresentação:

1 FISIOLOGIA HUMANA

2 Fisiologia humana Ciência que visa explicar os fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, desenvolvimento e continuação da vida humana. Ou, em outras palavras, é o estudo das funções do corpo e suas partes.

3 Organização Funcional do Corpo Humano
Célula  unidade estrutural básica do corpo humano Tecido  conjunto de células de origem comum, diferenciadas para o desempenho de certas funções Órgão  reunião de tecidos semelhantes e diferenciados, com relativa autonomia para o desempenho de certas funções Sistema  conjunto de órgãos que atuam com funções similares

4 Controle das Funções Fisiológicas
Líquido Intra e Extracelular Meio Interno Regulação Homeostase

5 Líquido Intra e Extracelular
56% do corpo humano é formado por líquido, sendo 1/3 extracelular, que está em movimento constante e que contém íons e nutrientes.

6 Meio Interno O líquido extracelular, por ser o meio que contém as células e as alimenta, é chamado de meio interno. Este líquido é transportado pelo sistema circulatório, e é composto, basicamente, de dois elementos constituintes: Íons – sódio, cloreto e bicarbonato Nutrientes – oxigênio, glicose, ácidos graxos e aminoácidos.

7 Regulação Certas propriedades deste fluido, como pressão, volume, osmolaridade, pH, concentrações iônicas e de outros componentes devem ser mantidas constantes para permitir a sobrevida normal das células.

8 [Gr. homoios – igual; stasis – posição]
Homeostase Manutenção das condições estáticas ou constantes do meio interno, por meio do funcionamento dos órgãos e tecidos do corpo humano, organizados em sistemas. [Gr. homoios – igual; stasis – posição]

9 Atuação dos Sistemas na Homeostase:
Sistema Digestivo Sistema Respiratório Sistema Renal Sistema Cardiovascular Sistema Endócrino

10 Sistema Digestivo: Mantém a constituição do meio interno pela ingestão, digestão e absorção de nutrientes como hidratos de carbono, proteínas e gorduras, importante para a constância dos níveis extracelulares de glicose, aminoácidos e ácidos graxos, por exemplo.

11 Sistema Respiratório Mantém a homeostase dos gases oxigênio e gás carbônico, ingerindo o primeiro e eliminando o segundo.

12 Sistema Renal O rim mantém o nível interno de uma plêiade de componentes, como concentração de íons, pH, osmolaridade, etc. Sua função é eliminar resíduos como a uréia e reabsorver glicose, aminoácidos, íons e quantidades adequadas de água.

13 Sistema Cardiovascular
É o sistema de condução por excelência, cujas propriedades estão intimamente relacionadas com o líquido extracelular.

14 Sistema Endócrino O sistema endócrino forma um sistema regulador através de substâncias químicas, os hormônios, que atuam nos diversos órgãos e sistemas de controle inibindo ou estimulando a ação destes e de seus subprodutos.

15 Interrelação entre os Sistemas Nervoso e Endócrino e a Homeostase
O Sistema Nervoso é um órgão primário de regulação e controle das funções corporais. Seja por meio consciente (Sistema Nervoso Somático) ou inconsciente (Sistema Nervoso Autônomo). A sua função é adaptar o organismo às solicitações do meio ambiente, de forma a manter a homeostase, e está intimamente relacionado ao Sistema Endócrino.

16 O Sistema Nervoso regula principalmente as atividades musculares e secretoras, enquanto o sistema hormonal regula primariamente as funções metabólicas.

17 Sistemas de Controle e Feedback
O Corpo Humano possui milhares de mecanismos de controle, os quais serão estudados, ao menos os principais, em suas respectivas unidades. Estes sistemas de controle estão normalmente associados para proporcionar a regulação de alguma função corporal. Ex.: Regulação da Pressão Arterial o Sistema Baroreceptor é um dos sistemas que atua na regulação da pressão arterial.

18 Receptores neurais localizados nas Artérias Carótidas são estimulados por estiramento das artérias;
Ao se elevar a pressão arterial, os baroreceptores enviam sinais ao bulbo, no encéfalo, inibindo o centro vasomotor;

19 O centro vasomotor reduz o número de impulsos transmitidos ao Sistema Nervoso Simpático para o coração e vasos sanguíneos; A falta dos impulsos reduz a atividade bombeadora do coração e facilita o fluxo sanguíneo aos vasos periféricos, fazendo com que a pressão caia até chegar ao valor normal

20 Características dos Sistemas de Controle
Embora existam milhares de Sistemas de Controle no corpo, eles funcionam, basicamente, a partir de duas formas básicas: Feedback Negativo Feedback Positivo

21 Feedback Negativo É o sistema de controle mais usado. A alta concentração de um elemento provoca uma redução desta concentração, que é negativo em relação ao estímulo desencadeante; Ex: Redução da Pressão Arterial

22 Feedback Positivo Contrariamente ao que se pode pensar, o feedback positivo não leva à estabilidade, mas à instabilidade. O estímulo inicial causa mais estimulação do mesmo tipo, que é positivo em relação ao estímulo desencadeante; Ex: Perda de 2 litros de Sangue / Parturição

23 Controle Adaptativo por Feed-forward
Mais comum no sistema nervoso, este sistema de controle é utilizado quando não há tempo suficiente para que os sinais neurais percorram as instâncias necessárias para geração de um efeito, ou seja: a ação é anterior à resposta nervosa, que ocorrerá na ação seguinte, quando for necessária; Ex: Movimentos corporais rápidos.


Carregar ppt "FISIOLOGIA HUMANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google