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Hermenêutica Contemporânea

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Apresentação em tema: "Hermenêutica Contemporânea"— Transcrição da apresentação:

1 Hermenêutica Contemporânea
BLEICHER, Josef Introdução

2 HERMENÊUTICA Teoria ou filosofia da interpretação do significado, do sentido; atualmente tópico essencial na filosofia das ciências sociais, da arte e da linguagem, assim como na crítica literária.

3 Problema Hermenêutico
A compreensão de que expressões humanas contém um componente significativo, que deve ser reconhecido como tal por um sujeito e transposto para seu próprio sistema de valores e sentidos. Como este processo é possível e como se dar conta do sentido subjetivamente intencionado, objetivo face ao fato que é mediado pela subjetividade do próprio intérprete.

4 Hermenêutica Contemporânea é caracterizada por visões conflitantes deste problema:
Teoria Hermenêutica Filosofia Hermenêutica Hermenêutica Crítica

5 Teoria Hermenêutica Problemática de uma teoria geral da interpretação como metodologia das ciências humanas (Geisteswissenschaften) Através da análise da verstehen (compreender) como o método apropriado para re-experimentar e re-pensar o que um autor sentiu ou pensou originalmente, Betti esperava ganhar uma percepção do processo de compreensão em geral: como somos capazes de transpor complexos-de-sentido criados por alguém em nossa própria compreensão de nós mesmos e de nosso mundo.

6 Teoria Hermenêutica O uso metodologicamente desenvolvido de nossa capacidade intuitiva serve para aquisição do conhecimento "relativamente objetivo". Aborda formas plenas de sentido com um conjunto de cânones que foram formulados para facilitar a interpretação correta de objetivações da atividade ou consciência humanas, ou seja, das expressões humanas.

7 Teoria Hermenêutica O uso de cânones, associa a teoria hermenêutica de Betti a de Schleiermacher, no qual a arte da interpretação alcanço o ponto culminante desde sua origem no pensamento grego antigo. Schleiermacher abre pela primeira vez uma discussão sobre a propriedade da língua como meio universal da humanidade que adentra o "círculo hermenêutico", como aquele todo em relação ao qual partes individuais adquirem seu sentido. A compreensão de fontes passadas é impedida pela historicidade do sujeito, de modo que a tarefa da hermenêutica pode ser expressa como evitar a incompreensão.

8 Teoria Hermenêutica Dilthey desenvolve a teoria hermenêutica como epistemologia e metodologia de compreensão. Sua Crítica da Razão Histórica tenta uma investigação transcendental das condições de possibilidade do conhecimento histórico, à semelhança de Kant, em sua Crítica da Razão Pura; o aspecto metodológico reduz-se à interpretação de documentos linguisticamente fixados, que representam um caso específico do uso do método da verstehen como modo de cognição apropriado em instâncias onde a relação sujeito-objeto é uma de "vida encontra vida".

9 Teoria Hermenêutica Dilthey tenta solucionar o problema da hermenêutica que constitui a “consciência histórica”, recorrendo à preocupação romântica de "experiência vivida". Voltando-se para a teoria do espírito objetivo de Hegel e adotando a distinção entre significado e expressão sugerida pelas Investigações Lógicas de Husserl, aproximou-se da mediação alcançada por Betti entre consciência histórica e empenho pela verdade teorética.

10 Filosofia Hermenêutica
Recusa a busca em prol de uma base científica da investigação do sentido, como "objetivismo". Afirma que o cientista social ou intérprete e o objeto estão ligados por um contexto de tradição, que implica que ele já tem uma pré-compreensão de seu objeto quando de sua abordagem, assim sendo incapaz de iniciar com uma mente neutra. A concepção do que está envolvido na compreensão passa da reprodução do objeto pré-dado à participação em contínua comunicação entre passado e presente.

11 Filosofia Hermenêutica
A Filosofia Hermenêutica não visa conhecimento objetivo através de procedimentos metódicos, mas a explicação e descrição fenomenológica do Dasein humano em sua temporalidade e historicidade. Heidegger não podia encontrar um ponto de partida na categoria "vida" (Leben) em Dilthey, que até subjaz o apriorismo da "consciência transcendental" do a priori Kant. Heidegger também questiona a possibilidade de compreensão em geral, mas responde que qualquer aquisição de conhecimento só tem lugar seguindo os ditames do "círculo hermenêutico".

12 Filosofia Hermenêutica
O círculo hermenêutico começa com a antecipação projetiva de sentido e procede através da mediação dialógica-dialética de sujeito e objeto. A meta de compreensão de um texto, por exemplo, pode não ser o reconhecimento objetivo da intenção do autor, mas a emergência de conhecimento praticamente relevante no qual o sujeito ele mesmo modifica-se pela percepção de novas possibilidades de existência e sua responsabilidade por seu próprio futuro.

13 Filosofia Hermenêutica
Na obra de Gadamer, o problema da hermenêutica recebe uma reviravolta linguística-filosófica: na medida que o “problema hermenêutico” está preocupado com alcançar um acordo com alguém sobre nosso "mundo" compartilhado. Esta comunicação toma a forma de um diálogo que resulta na "fusão de horizontes".

14 Filosofia Hermenêutica
Bleicher salienta que usa um artifício de linguagem para distinguir duas hermenêuticas: em inglês, “hemeneutic” e “hermeneutical”, onde este último qualificador conota a orientação metodológica, enquanto o primeiro uma preocupação filosófica. Esta distinção Bleicher utiliza também para identificar o relacionamento de uma e de outra com a história: “historic” no caso da Filosofia Histórica que valoriza o sujeito hic et nunc; e “historical”, na Teoria Hermenêutica que busca um conhecimento objetivo dos eventos do passado. Em português , esta distinção não foi possível aplicar, ficando o único qualificador “hermenêutico(a)”.

15 Filosofia Hermenêutica
Essas diferenças caracterizam uma disputa entre Betti e Gadamer sobre: a possibilidade de interpretação objetiva se a análise de Gadamer da "pré-estrutura" da compreensão representa um perigo para esta, dada sua ênfase no papel essencial dos "preconceitos" no processo de cognição.

16 Filosofia Hermenêutica
Dentro da Hermenêutica outro debate se travou entre Gadamer e Habermas. Este último um representante da Hermenêutica Crítica, desafiou os pressupostos idealistas subjacentes tanto a Teoria Hermenêutica como a Filosofia Hermenêutica: a negligência em considerar fatores extra-linguísticos que também ajudam a constituir o contexto de pensamento e ação, i.e. trabalho e dominação.

17 Filosofia Hermenêutica
A Filosofia Hermenêutica também é criticada pela defesa de sua universalidade, dada a tradição assentada na linguagem assim formando um consenso de apoio que não pode ser questionado posto que provê as condições de sua possibilidade. Esta disputa sobre os fundamentos da Hermenêutica contemporânea ficou denominada de “disputa hermenêutica”.

18 O aparecimento da hermenêutica clássica - Cap 01 – BLEICHER, p. 23-44.
Síntese: destacar as principais contribuições de cada tópico.


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