Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsaque Costa Freire Alterado mais de 8 anos atrás
1
Patrimônio Escolar Experiência e Reflexões sobre a atividade na escola D. Pedro II PIBID HISTÓRIA 1
2
Sobre o Projeto PIBID História 1 Repensando Culturas e Identidades Culturais no ensino de História Este projeto visa repensar as diferentes formações e definições de culturas e identidades culturais presentes na História Geral e do Brasil, que fazem parte do conteúdo do Ensino de História para o Ensino Fundamental. A discussão sobre patrimônio se inclui como uma das questões do processo de construção de uma identidade brasileira.
3
Contextualização Interesse da diretoria do colégio D. Pedro II para que seus alunos trabalhassem com o tema entendendo a vida do monarca e a trajetória do próprio colégio, fundado em 1928, que empresta o nome do imperador. Localização: Rua Bispo Dom José, 2567 – Batel, Curitiba
4
INSERIR O ANO TRABALHADO E O PERÍODO EM QUE FOI PLANEJADA E APLICADA A ATIVIDADE
5
Objetivos Na atividade apresentada consta o trabalho feito nas turmas do oitavo ano do ensino fundamental, que teve foco na biografia do imperador, no contexto histórico do qual fez parte, na construção da imagem do monarca e na memória sobre o imperador. O primeiro objetivo era que os alunos conseguissem ter uma informação básica sobre sua própria escola e o Imperador que empresta nome a ela. Foi decidido que a atividade que os alunos realizariam ao término da aplicação consistiria em um produto que sintetizasse outro objetivo: divulgar as informações para todo colégio na forma de um Jornal.
6
ASMetodologia AULAS Primeira Aula – Gincana Segunda Aula - Uso de fontes e imagens relativas a D. Pedro II Terceira Aula – O que é um jornal? Quarta Aula – Jornal Quinta Aula - Jornal
7
Metodologia - Avaliação Cada bolsista ficou com um grupo de alunos, que se dividiram da seguinte maneira:Visita de dom Pedro II ao Paraná, As revoltas no império, Contribuições culturais de Dom Pedro II, Casamento do Imperador, Entrevista com Dom Pedro e reportagem sobre o Colégio Dom Pedro II. Foi solicitado que os alunos fizessem pesquisas em casa sobre os temas propostos, mas a escrita dos componentes do jornal deveriam ser escritas pelos próprios alunos, com a supervisão dos bolsistas.
8
Aplicação Dificuldades: -Tema pouco atrativo -Falta de preparo na aula expositiva -Dificuldades na escrita do jornal -Despreparo para trabalhar com os alunos cegos Digitação do jornal feita em sala
9
Resultados alcançados Apesar das dificuldades, a atividade foi mais interessante do que os bolsistas imaginaram. A gincana e a avaliação em formato de Jornal fez com que os alunos se interessassem pelo tema. E a experiência com a dificuldade na escrita do jornal entre outras questões aproximaram os graduandos da realidade escolar, apontando para a necessidade de interdisciplinaridade principalmente com o português, e também a busca por avaliações alternativas. Essa experiência, assim como todas outras atividades do PIBID História aproximam o saber universitário e a escola, preparando os graduandos para a futura profissão, e também levando a escola métodos e atividades que o professor sozinho dificilmente poderia realizar.
11
Distribuição do jornal
12
Equipe PIBID Bolsistas ID: Anne da Rocha, Bruna Daum, Fabiane Furquim, Daniela Linkevicius, Paula Marinelli, Suele Maya, Aline Waszak, Eric Gruber, Rodrigo Bonatto, Sara Monteiro, Octávio Teles, Giovana Castro, Luiz Genesi. Supervisor: Daniel Nodari Coordenadora: Karina Kosicki Bellotti
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.